Gestão de Escritório de Advocacia: administrando novas demandas

Tempo de leitura: 3 minutos

(Last Updated On: 27 de setembro de 2017)

Quando um escritório de advocacia não têm cuidado com a organização de procedimentos, é comum o acúmulo de demandas e a perda de documentação. Essa estrutura falha na Gestão de Escritório de Advocacia, além de trazer prejuízo à empresa e à causa do cliente, pode dificultar o atendimento de novas demandas. Entenda a importância da gestão de tarefas e esteja atento à distribuição das atividades entre a equipe para continuar a prospectar e a manter clientes.

Problemas detectados especialmente com novas demandas em escritórios jurídicos, através de uma Gestão de Escritório de Advocacia eficaz: 

  • Insatisfação do cliente

Tenha ainda mais atenção às novas demandas. Um cliente antigo, já integrado ao modus operandi do seu escritório, pode até suportar pequenas falhas, como atrasos e esquecimentos, mas novos clientes estão muito mais atentos a esses pequenos deslizes, já que ainda não se fidelizaram à sua empresa. De qualquer forma, o ideal é que o escritório de advocacia não se acomode — caso a organização esteja continuamente falha, até os clientes mais antigos começarão a se incomodar.

  • Entregas atrasadas

Quando o seu escritório jurídico está desorganizado e novas demandas começam a entrar, sem planejamento e gestão de tempo, tanto os projetos novos quanto os antigos podem sofrer atrasos. Quando esses atrasos tornam-se uma bola de neve, você pode perder todo o controle da situação, não atendendo às novas demandas e atrasando antigos projetos. Em outro post aqui do blog, citamos como evitar gargalos produtivos em escritórios jurídicos. 

  • Perda de clientes

Os dois quesitos acima levam à perda de clientes, o que é totalmente o oposto do que você espera ao aceitar novas demandas. Não adianta assumir novos projetos quanto o seu escritório ainda não tem estrutura ou organização para dar conta dos serviços pelos quais já é responsável.

  • Má reputação

Se o seu escritório não consegue atender novas demandas de maneira satisfatória e, por isso, causa insatisfação dos clientes, atrasos em projetos e até a perda de clientes, é lógico que o marketing boca a boca será o pior possível, ou seja, as pessoas sairão falando mal de sua empresa, denegrindo a sua reputação. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) em parceria com a Revista Exame aponta que as maiores companhias brasileiras pararam no tempo na forma como atendem seus consumidores. A reportagem veiculada na revista sobre esse estudo mostra que hoje, com a facilidade de acesso às redes sociais, a repercussão de uma propaganda negativa é muito maior. Portanto é valioso lembrar da importância de ouvir os clientes — mesmo empresas já consolidadas podem ser criticadas se pararem de investir no atendimento e a exposição pode ser muito grande.



Gestão de Escritório de Advocacia

  • Insatisfação dos funcionários

Além da insatisfação dos clientes, a má organização de novas demandas também afeta os funcionários. A desmotivação com não dar conta de prazos e atendimentos acaba por frustrar seu pessoal.

Você consegue planejar bem as novas demandas do seu escritório de advocacia? Como você atua? Conte para nós!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Gestão de Escritório de Advocacia? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

 

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *