ADV Conference: o que rolou no melhor evento para advogados

O ADV Conference é um evento criado pelo SAJ ADV que reúne anualmente advogados com interesse em negócios e temas como empreendedorismo, gestão, inovação e tecnologia.

Dois dias de imersão nos temas que vão ditar o futuro da advocacia

O ADV Conference se insere num universo em transição. Até porque é inegável que a advocacia está mudando rápida e profundamente. E ela caminha, assim como outras áreas, para se modernizar. Para incorporar um mindset no qual a tecnologia não será opcional ou presente em segundo plano, mas condição para o exercício e centro em torno do qual o Direito gravita.   

À frente desse futuro que já está bem tangível, confundindo-se com o presente, estão advogados, lawtechs e legaltechs brasileiros e estrangeiros. Entre eles, estamos também nós do SAJ ADV. Por meio da tecnologia, trabalhamos avidamente. Pois nosso objetivo é levar um software jurídico com soluções que melhorem a vida de advogados. 

Foi para dar um incentivo a mais a esse movimento que criamos o ADV Conference. Nos dias 15 e 16 de agosto, ele trouxe pela segunda vez até a sede do SAJ ADV na Softplan advogados do Brasil inteiro. 

O motivo? Discutir o que nós mais gostamos: o futuro da advogacia. Por isso, no artigo de hoje, queremos compartilhar o que vivemos nesses dois dias. Além disso, queremos agradecer a todos que estiveram conosco. E, se você não pôde vir, então vai sentir agora um pouquinho do que rolou! 

Inovação no Direito: o advogado quer transformar a advocacia

Costumamos ouvir que advogados têm resistência à tecnologia e à inovação. Afinal, dizem, elas farão o trabalho deles, substituindo-os. Entretanto, isso não é verdade nem para nós, nem para os advogados com que conversamos. 

Porque o advogado de hoje, seja recém-formado ou com anos de carreira, quer saber como as tecnologias podem ajudá-lo. Tanto no seu escritório, da gestão ao relacionamento com clientes, quanto na prática do Direito. 



Mais que simplesmente usar no mundo jurídico as buzzwords queridinhas do momento, isso é estratégico. E nesse sentido a advocacia, ao contrário do que muitos pensam, está vivíssima. E certamente vai muito bem, obrigado. 

Pois há muito o que fazer. No ADV Conference, os advogados sentiram o gosto do que podem – e devem – levar para sua profissão. O melhor é que eles sabiam exatamente que estavam ao lado dos parceiros certos e no lugar certo para isso. 

adv conference

ADV Conference: o evento certo no lugar certo

Se a tecnologia no Direito é um caminho sem volta, o ADV Conference é uma resposta para os advogados sobre onde buscá-la. E isso não só porque o evento é do SAJ ADV, dono do melhor software jurídico. Mas também porque ele é em Florianópolis.  

A capital de Santa Catarina é reconhecida como o berço brasileiro de empresas que têm a inovação como seu meio. Justamente por isso a ilha da magia é também ilha do silício. E pelo segundo ano consecutivo, o 2º melhor lugar para fazer negócios, de acordo com a Endeavor. 

Sapiens Parque, onde fica a sede da Softplan, que assina o SAJ ADV, está se consolidando como “um dos maiores parques de inovação da América Latina, unindo desenvolvimento tecnológico, socioambiental, esportivo e serviços especializados”. 

O ADV Conference, portanto, é duplamente interessante. Para o advogado que veio até aqui, foi uma oportunidade de estar ao lado de quem está à frente desse futuro e de, respirando esse novo ar, levá-lo para suas práticas. E quem diz isso é o Dr. Castanheira, cliente que está no conosco desde a primeira edição: 

Por que eu vim no segundo ano? Porque o primeiro foi fantástico, e a minha mente se abriu mais ainda. Muitos advogados não estão atentos às mudanças fantásticas que estão acontecendo neste mercado. Então, quando a gente participa de um evento desse porte, a gente volta para casa com a cabela a mil.

Lançamento exclusivo do ADV Conference: SAJ ADV mobile 

Nosso objetivo era fazer com que os participantes respirassem inovação e tecnologia. Por isso, não medimos esforços para concretizá-lo de fato nos dois de ADV Conference. Ao longo só do primeiro semestre de 2019, tivemos 168 melhorias entregues. Ou seja, um aumento de 60% em relação a 2018.

Mesmo assim, reservamos uma surpresa para o ADV Conference: a primeira versão mobile do SAJ ADV. Lançado em primeira mão no evento, o aplicativo veio para estender nossa presença para os dispositivos móveis.

A importância desse passo nos coloca em consonância com o movimento do próprio mundo em direção ao mobile. Com efeito, o uso de dispositivos móveis ultrapassou o do computador em acessos à internet. Responder a isso com um aplicativo do SAJ ADV responsivo foi um passo natural de desenvolvimento.

Com o aplicativo do SAJ ADV, os usuários têm as funcionalidades de seu software jurídico à mão, sem custo adicional. É possível ler intimações, cadastrar prazos, além de ver tarefas, audiências e compromissos, podendo criá-los, editá-los e finalizá-los sempre que precisar.

Imersão nos top temas do Direito: feira de negócios e as palestras do ADV Conference 

Um evento como o ADV Conference não se constrói sozinho. Conosco estavam entre empresas, Lawvision, Bip Bop, Escola de Advogados, M4Law e PeticionaMais. Já entre instituições, estavam a OAB e Sebrae. Ao lado deles, tivemos a feira de negócios, que colocou os participantes ao lado de players do mercado..

Além disso, fundamental para que a discussão acontecesse foi a contribuição dos 20 palestrantes que recebemos. Em quatro grandes temas, veja o resumo das palestras.

1. Advocacia 4.0: o papel a automação e da inteligência artificial na advocacia

Abrindo a discussão sobre advocacia 4.0, tivemos Marcos Florão. O Diretor de Inovação e Novos Negócios na Softplan explicou como as legaltechs criaram o novo momento da advocacia. Já para entendermos os motivos disso Daniel Evangelista propôs um exercício interessante:

Em 2018, o STF recebeu 100.437 processos para julgamento e proferiu 124.975 decisões, resultando em uma média de 9.130 processos e de 11.361 decisões por ministro. Considerando que cada processo tem em média 300 páginas, que o tempo de leitura de cada página é de apenas 6 segundos e que cada ministro cumpre uma jornada de 12 horas de trabalho, temos um total de 24 processos lidos integralmente por dia. Nesse ritmo, se cada ministro tivesse trabalhado ininterruptamente 365 dias apenas nessa tarefa, teria conseguido realizar a leitura de 8.760 processos, sem ter proferido nenhuma decisão.

Então, temos ou não um problema? Para Daniel, o uso da inteligência artificial e do machine learning em julgamentos automatizados está próximo. Esse foi o ensejo também da palestra de Alexandre Zavaglia, da Future Law, sobre ciência de dados e design no Direito.

Pelo mesmo caminho veio Daniel Marques, diretor executivo da AB2L, mostrando por que “conectar o universo jurídico à realidade tecnológica é a melhor alternativa”.

Para discutir o impacto da tecnologia no Direito, recebemos Luis Felipe Baptista Luz. O exemplo prático veio de Bruna Araújo, que explicou como o advogado pode responder à questão de direitos autorais e patentes de softwares. Para ilustrar, ela trouxe a ação da Peixe Urbano contra o Hotel Urbano.

Fechando nossas palestras na área de advocacia 4.0 no ADV Conference, tivemos também Bruno Bioni, CEO da Data Privacy Brasil. Ele “abriu a caixa de ferramentas da LGPD” para mostrar que o exercício não é só jurídico, mas um diferencial em compliance.

2. Carreira e empreendedorismo jurídico: adaptação é palavra de ordem

Se a previsão é um Direito automatizado, “há coisas”, para Rafael Brasil, “que podemos delegar à tecnologia”. Entretanto, sobrará algo para o advogado? Para ele, sim. São as questões complexas, a gestão do negócio e a negociação. Estas, sim, precisam da engenhosidade humana.

Nessa mesma linha de raciocínio seguiu Carolina Vasconcelos. Por seu lado, ela frisou a necessidade de uma “virada de mindset na advocacia“. Com efeito, se questões surgem e desaparecem com rapidez, o advogado precisa “sair do tradicional e investir em novos modelos de atuação, com gestão participativa e humanizada”.

E se as fronteiras estão mais borradas, então que dizer da diversidade e da inclusão? Claudia Luna mostrou para no ADV Conference como esses temas têm aberto novos mercados.

Agora, qual o reflexo da advocacia 4.0 no empreendedorismo e na gestão? Ana Rezende falou sobre “como bons líderes fazem geram bons times“. Já Felipe Moreno, a partir de sua experiência no Jusbrasil, mostrou como a cultura organizacional cria times de sucesso.

Pedro Pirajá ressaltou como a gestão profissional da inovação atua na reinvenção da advocacia como empreendimento. Nesse sentido, Breno Dias, da Pejota, explicou como a formalização gera mais rendimentos do que a autonomia.

Numa aula sobre resiliência, a surfista Karina Abras, ou Kika, falou sobre como surfou nas ondas do sucesso. E levou muita gente consigo.

3. Prospecção de clientes na advocacia: unindo networking e marketing jurídico na economia digital

Com tanta inovação mexendo com a realidade do Direito, é natural levarmos isso a público em nossa estratégia de prospecção. Nesse quesito, o networking proporcionado pelo ADV Conference aliado a um plano tático de marketing jurídico é um diferencial.

Para falar sobre prospecção, recebemos Samira Cardoso, da LayerUp. Ela mostrou como o advogado pode, por meio do marketing jurídico, “fortalecer a imagem dos advogados no meio digital sem ferir o Código“. Já Camila Berni frisou porque “a excelência no atendimento atua na conquista de clientes na advocacia“. Sobre a diferença entre políticos profissionais e profissionais na política, falou o deputado federal Gilson Marques.

Por fim, Alexandre Cordeiro, superintendente do CADE, levantou a discussão antitruste na economia digital e sua relação com a proteção de dados.

Ano que vem tem mais ADV Conference

Se após de ver tudo o que rolou no ADV Conference, você pensou que deveria ter vindo, nós entendemos! Porque o evento foi inspirador. Todos saíram daqui com insights para a vida e para a profissão.

A boa notícia é que todos queremos mais. Por isso, depois de um ADV Conference, começa outro ADV Conference. E então, no ano que vem, contamos com você!

Quer ficar por dentro de tudo sobre o ADV Conference? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *