• Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas
Logo SAJ ADV
Logo SAJ ADV
  • Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas

Home > Advocacia empresarial: seu escritório dispersa ou retém talentos?

Advocacia empresarial: seu escritório dispersa ou retém talentos?

A retenção de talentos na advocacia empresarial são todas as atividades que fazem com que seu escritório de advocacia seja um ambiente de trabalho desejado por advogados e advogadas

  • Gestão na Advocacia
  • Equipe SAJ ADV
  • 22 de novembro de 2017
  • Atualizado em: 13 de abril de 2021
  • Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

6 dicas para investir em retenção de talentos na advocacia empresarial

Uma alta taxa de rotatividade é prejudicial para qualquer empresa. O turnover, como é chamado esse fenômeno, faz com que estratégias de médio e longo prazo sejam negativamente impactadas. Na advocacia empresarial, no entanto, ela pode ser ainda mais nociva. Isso porque, ao contrario de outros negócios que contam com ativos variados, em um escritório, os advogados são os únicos ativos.

Tanto os advogados quanto os gestores já sabem que a credibilidade e a pessoalidade são fatores determinantes para a contratação dos serviços jurídicos. Assim sendo, quando um escritório perde um talento, é comum que uma parte de sua cartela de clientes também acabe diminuindo.

Atualmente a advocacia empresarial está focada em políticas internas totalmente voltadas para o cliente. No entanto, esse é um grande erro de gestão que pode implicar a longo prazo até no fechamento da banca.

Saber como selecionar e reter talentos é fundamental para um escritório de advocacia que visa o sucesso a longo prazo. Por conta disso, separamos então algumas dicas de como fazer trabalhar a retenção de talentos dentro do seu escritório. Confia:

1. Invista no processo seletivo

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, ter uma estratégia de retenção de talentos não se resume a criar um plano de carreira e instituir benefícios. É necessário que desde a contratação o escritório se preocupe em ficar com bons profissionais, para garantir o sucesso do seu negócio.

Hoje, muitos profissionais possuem projetos para o desenvolvimento e a efetivação de estagiários. Esta é uma excelente alternativa, já que com projetos dessa natureza é possível capacitar e desenvolver o profissional desde cedo.

Para a contratação de profissionais seniores na advocacia empresarial, contar com o auxílio de uma empresa de recrutamento especializada também pode ser uma ótima solução.

É importante que o escritório conte com uma metodologia para selecionar seus profissionais e tenha clareza acerca do perfil ideal para a vaga. Lembre-se dos conceitos emprestados da administração, dentre eles o CHA: conhecimento, habilidades e atitudes. Tenha em mente também da cultura empresarial e se o “CHA” de seu candidato vai ao encontro do que você imagina de cultural ideal para seu escritório de advocacia. Isso ajuda muito a encontrar o que chamamos de candidato ideal.

2. Tenha um plano de carreira na advocacia empresarial

Sim, como já mencionamos acima, um plano de carreira costuma ser a peça chave na retenção de talentos na advocacia empresarial. Infelizmente, muitos escritórios ainda não atentaram para isso e acabam perdendo excelentes profissionais e bons clientes.

Uma grande parcela dos profissionais que atua em escritórios sem planos de carreira se sente estagnado e desmotivado depois de um tempo. Por conta disso, se faz indispensável a elaboração de um plano que permita os colaboradores vislumbrar uma nova posição. Bons profissionais sempre procuram crescer em seus ambientes de trabalho, se você não possui uma visualização de crescimento, facilmente será deixado por esse bom funcionário.

Para quem pretende instituir um plano de carreira em seu escritório, a dica é trabalhar com transparência, criando quesitos claros que indicam a evolução do advogado. Além do aumento de salários, um plano de carreira também pode contemplar a concessão de benefícios que sejam interessantes para o advogado.

É importante que o advogado saiba como ele pode progredir internamente e quais são os recursos que pode obter através do seu desenvolvimento.

A elaboração do plano de carreira traz inúmeros benefícios que vão além da retenção de talentos. A primeira vantagem é a possibilidade de escolha. Isso porque, com um plano como esses, o seu negócio se torna um desejo de muitos advogados. Assim, a disputa pelas vagas para trabalhar em seu escritório são ainda maiores. Dessa forma, você escolhe quais os profissionais que vão cumprir seu quadro de funcionário.

Em sentido oposto, quando um escritório não possui essa possibilidade, em geral “tem que aceitar” os profissionais que se candidatam, pois não será fácil encontrar alguém com os atributos que seu escritório deseja.

Para resumir, o plano de carreira é, portanto, uma ótima estratégia de employer branding.

3. Capacitação e treinamentos

Muitos escritórios têm receio de investir em seus profissionais com medo de que eles deixem a empresa no futuro. No entanto, é justamente porque não há investimento que muitos profissionais acabam mudando de escritório.

Apostar em capacitação, treinamentos e até práticas motivacionais é uma excelente forma de reter talentos e . Mesmo que o escritório não tenha recursos para investir em profissionais externos e especializados, é possível organizar reuniões e seminários internos, utilizando os próprios profissionais que trabalham na banca como recurso.

Isso porque, quando um profissional é convidado pelo próprio escritório para expor um conhecimento ele se sente valorizado e prestigiado. Da mesma forma, os demais colaboradores também ganham com o aprendizado. Por isso, mesmo que o escritório não tenha recursos, nada impede que o investimento em treinamentos e capacitação seja uma prioridade.

Se acaso o escritório tiver orçamento suficiente, é sempre interessante também convidar alguém de fora, inclusive de outras áreas do conhecimento. Afinal, uma pessoa que atua em outro segmento pode trazer vários insights para aplicação na advocacia empresarial.

Leia também:

  • Gestão de pessoas: como reter millennials nos escritórios de advocacia
  • Onboarding na gestão de equipes jurídicas
  • Plano de carreira para escritórios de advocacia
  • Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia
advocacia empresarial

4. Ambiente interno

Escritórios que promovem um ambiente competitivo – quando estamos falando de competições não saudáveis, não valorizam a integração e o engajamento entre os advogados possuem uma taxa maior de rotatividade. Muito do que faz um advogado ficar, é o ambiente que ele encontra dentro do escritório.

Assim, celebrar vitórias e conquistas coletivamente, incentivar os happy hours e promover a integração é uma excelente forma de manter bons profissionais na sua equipe e fazer uma advocacia empresarial de sucesso.

Ouvir o que os advogados gostariam de ter como benefícios para melhorar o ambiente também é uma forma de ajustá-lo para melhor. Nem sempre o que os colaboradores querem é óbvio. Por isso sistematizar esse feedback é tão importante. Organize avaliações de desempenho, individuais e coletivas, para que possíveis reclamações cheguem antes da mesa de demissão .

Também é importante promover uma cultura de feedbacks, visando sempre que os colaboradores contribuam entre si para melhorar o trabalho de cada um, ou seja, aos poucos ir transformando sua equipe em um time de excelência.

Uma outra maneira de promover a integração entre os colaboradores é o gamification. Promova competições saudáveis valendo prêmios. Assim, além do atrativo do prêmio, o que faz os colaboradores se dedicaram a ganhar as competições é a própria competitividade e a diversão.

Aqui no SAJ ADV aplicamos mensalmente essa estratégia e tem funcionado como uma maneira de melhoria do nosso aprendizado e da nossa interação.

5. Equilíbrio entre qualidade de vida e profissão

Um ponto importante a se destacar quando se fala em retenção de talentos na advocacia empresarial é a qualidade de vida que seu escritório oferece. Isso porque, a vida dos advogados e advogadas já é normalmente corrida. Em ambientes de trabalho em que se passa muitas horas, as atividades são muito complexas, demoradas e manuais, acabam fatigando muito mais os colaboradores.

Assim sendo, busque tornar o seu escritório também um ambiente agradável de trabalho do ponto de vista das facilidades. Invista em uma decoração mais leve e que estimule a criatividade.

Além disso, use tecnologias que facilitem o trabalho, seja na organização, no arquivamento de documentos ou ainda no acompanhamento de processos. Atualmente existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas dessa forma.

Torne seu ambiente de trabalho um bom lugar para se trabalhar e assim, além de reter seus maiores talentos, você conseguirá contratar os melhores, afinal, seu escritório será um desejo de muitos advogados e advogadas, e com uma estratégia de employer branding de sucesso, as escolhas serão muitas.

6. Adote modelos novos de gestão na advocacia empresarial

Embora a advocacia seja uma das profissões mais tradicionais do mercado, a maioria dos escritórios vem aceitando bem novos modelos de gestão, muitos baseados no sucesso que obtiveram em outros nichos de mercado.

Modelos baseados em uma gestão horizontal e mais participativa vem gerando bons resultados na advocacia empresarial. Assim, incentivar a uma comunicação interna mais espontânea e informal dentro deste modelo também promove o desenvolvimento de profissionais e dos escritórios simultaneamente.

[Conheça quais são os modelos de gestão que são mais recomendados para os escritórios de advocacia]

Uma gestão horizontal e participativa facilita o engajamento e a apropriação de responsabilidades dentro da empresa. Não por outro motivo, ela também é uma estratégia para fazer com que seus advogados fiquem por muito mais tempo.

Criar políticas e uma cultura que priorize o advogado sem dúvida é um desafio. Entretanto, com um pouco de criatividade, escuta e iniciativa, nada disso é impossível. E os resultados para o escritório, sem dúvida, se refletem em crescimento, desenvolvimento e melhoria da qualidade como um todo.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

ARTIGOS RELACIONADOS

Honorários ad exitum: entenda tudo sobre este tipo de cobrança em serviços advocatícios

Entenda o tipo de honorários diferenças entre eles e, o que é e como fazer as cláusulas contratuais em honorários ad exitum

Como organizar uma sociedade de advogados: quais os segredos de uma boa gestão?

Descubra como gerenciar uma sociedade de advogados e veja dicas para manter a organização e boa convivência em seu negócio

Como administrar um grande escritório de advocacia

Entenda como gerenciar um grande escritório de advocacia e quais as características deste tipo de negócio jurídico

Metodologia ágil na advocacia: como usar na gestão

Entenda o que é metodologia ágil e saiba como aplicar esses conceitos em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico

CRM para advogados: 7 Passos para implementar no seu escritório de advocacia

Saiba o que é CRM e confira um passo a passo sobre como fazer a gestão de clientes em seu escritório de advocacia

Os vilões da rotina produtiva na advocacia

Saiba o que está atrapalhando a rotina produtiva do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico e prejudicando o seu crescimento
Logo SAJ ADV

MAPA DO SITE

  • Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas

NOSSAS SOLUÇÕES

  • SAJ ADV
  • PETICIONA MAIS
Powered by Softplan