Advocacia preventiva e sua importância no ambiente empresarial

Tempo de leitura: 6 minutos

Embora pouco conhecida na prática, da advocacia preventiva nasce um dos mais importantes elementos de sucesso nas relações negociais!

Inicialmente, insta trazer à baila um famoso ditado popular em que diz que “Prevenir é sempre o melhor remédio!”. O presente artigo visa tratar exatamente deste famoso ditado popular, mas em uma relação diretamente ligada ao Direito como um todo. Como sair um pouco da advocacia contenciosa e fazer carreira na advocacia preventiva?

Nota-se que o comum em grande maioria nos dias atuais, é que as empresas solicitem os serviços advocatícios apenas depois de serem notificadas de uma eventual ação judicial em seu desfavor. Diante disso, não são raros os casos em que percebe-se, com meridiana clareza, a existência de erros e falhas do seu cliente que poderiam ser facilmente evitadas e, portanto, consequentemente, seria evitado o desgaste natural que todo processo traz.

Ademais, além do desgaste natural, poderia ser evitado também os valores despendidos em uma longa batalha judicial e danos judiciais a serem reparados.

Com efeito, foi pensamento basicamente em uma maneira de minimizar os problemas dos nossos pretensos clientes, que surgiu o instituto da Advocacia Preventiva.

As pessoas, ao conhecerem as consequências positivas da Advocacia Preventiva, que sem dúvida alguma, são disparadas as maiores, deixariam de procurar um Advogado apenas como “pronto-socorro ou internação de urgência”.

Advocacia Preventiva no mundo corporativo

Fato é que com a globalização, o dinamismo do mundo corporativo, a grande quantidade de negócios jurídicos firmados (contratos, contratação e demissão de funcionários, prestação de serviços aos clientes), já que esta última, especialmente, torna-se um fato gerador de um grande número de demandas judiciais, haja vista que os clientes/consumidores estão cada dia mais imbuídos do sentimento de fazer valer os seus direitos, enfim, todos esses fatores ensejam a essencialidade e a importância da Advocacia Preventiva.

Os nossos pretensos clientes devem tomar conhecimento de que gastos com honorários advocatícios e periciais, custas processuais, pagamento de multas, penhora de bens, bloqueio de contas bancárias, tudo isso, PODE ser evitado com uma simples orientação jurídica preventiva, o que implica em um custo benefício indubitavelmente mais proveitoso para a parte.

Além disso, na prática, ao contratar uma assessoria jurídica especializada e preventiva, o cliente acaba possuindo amparo jurídico 24 horas, para sanar, inclusive, dúvidas pessoais.

advocacia preventiva

Vantagens da Advocacia Preventiva

Redução de riscos jurídicos e custos

Através de uma assessoria jurídica afetiva, a empresa corre menos riscos, sabe quais caminhos seguir para evitar ações litigiosas desnecessárias. Questões contratuais e trabalhistas são as que possuem maior volume e merecem destaque. Abordaremos em pontos específicos ainda nesse post.

Escritórios generalistas que optam pela advocacia preventiva costumam ter mais sucesso. Entretanto se não é seu caso, não fique preocupado, é a oportunidade de você começar a construir parcerias com seus colegas advogados.

Com a redução de ações jurídicas, é natural que o impacto financeiro não demore a aparecer. Sejam em menos ações trabalhistas ou em contratos melhores e mais bem construídos, a advocacia preventiva é sentida onde mais dói na maioria dos sócios de escritórios: no bolso.

Auxílio na elaboração de contratos

Imagine um empreendedor com o seguinte perfil: jovem, sem formação em Direito, com um grande sonho e milhões de dúvidas de como fazer isso acontecer. Essa é uma das muitas oportunidade em que um advogado é indicado. Com seu conhecimento de leis e jurisprudências, fica mais fácil ao jovem empreendedor encontrar os caminhos corretos na abertura da sua empresa ou startup.

E para grandes empresas o trabalho pode ser ainda mais desafiador. O contato com o setor de contratos pode enriquecer ainda mais a tarefa. Com todas as arestas aparadas, as pontas soltas, o contrato fica muito melhor construído e o risco de possíveis distratos e furos fica muito menor.

Empreendedorismo

Trabalhar com consultoria jurídica pode ser mais um mercado a ser explorado. Em um país onde temos mais de 1 milhão de advogados no Brasil, novas formas de exercer a profissão podem separar o sucesso do fracasso em sua carreira.

Para ampliar seus ganhos, busque prospectar clientes não só no contencioso, mas também no gigante universo extrajudicial, consultivo ou preventivo.

Relações trabalhistas mais saudáveis

Além de todas as vantagens diretamente relacionadas ao lucro do empresário, a advocacia preventiva também oferece vantagens aos trabalhadores.

Uma vez que a empresa, com a assessoria jurídica adequada, terá um acompanhamento de quais são os direitos dos funcionários e irá cumpri-los de acordo com a legislação vigente, assegurando o acesso dos colaboradores aos direitos devidos e evitando futuras reclamações judiciais ou extrajudiciais.

Fato é que, a assessoria jurídica preventiva surge como um verdadeiro antídoto a fracassos empresariais repentinos, eis que, na era da informação, transforma pessoas através do prévio conhecimento jurídico sobre os mais diversos temas, contribuindo para uma gestão com responsabilidade, trazendo benefícios para todos os envolvidos no ecossistema empresarial, dos diretores aos estagiários.

Dica Bônus – Ebook Reforma Trabalhista

Ficou interessado em nosso ebook? Basta clicar AQUI e baixar gratuitamente. Boa leitura!

Conclui-se, portanto, que as vantagens da Advocacia Preventiva são inúmeras, e investir no capital intelectual e jurídico da empresa torna-se atualmente uma das formas mais eficazes na diminuição de perdas diante da crise em que se alastra pelo nosso País.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre software jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *