Advogado correspondente: 5 motivos para o seu escritório investir

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo de ler ? Então escute nosso artigo sobre Advogado Correspondente. Experimente no player abaixo!

No mundo da advocacia, existe uma categoria especial de advogado: o advogado correspondente jurídico ou, simplesmente, advogado correspondente. Ele presta serviços para escritórios de advocacia, oferecendo apoio jurídico em uma localidade diferente de sua sede.

O correspondente, portanto, pode realizar uma vasta gama de atividades, chamadas de “diligências”. Tais diligências podem ir desde o protocolo de uma cópia de documento até o acompanhamento de uma audiência, por exemplo.

No entanto, existem muitas dúvidas que os escritórios enfrentam em relação à contratação de um advogado correspondente. A principal delas envolve a vantagem em se trabalhar com esse profissional. Além disso, questões como critérios que devem ser utilizados na escolha e o custo desse tipo de profissional também podem ser motivo de incerteza em muitos escritórios.



Este post, portanto, busca dirimir tais dúvidas. O texto apresenta 5 das principais vantagens de ter um advogado correspondente e ainda responde outras questões e detalhes a respeito da contratação destes profissionais.

As vantagens do advogado correspondente

1. Redução nos custos

Para perceber que essa é a maior vantagem de se contratar um advogado correspondente, basta fazer uns poucos cálculos. Imagine, por exemplo, quanto você gastaria se precisasse enviar advogados do seu escritório para realizar atividades em outra cidade. Os custos parecem inofensivos, mas, quando colocados no papel, podem assustar. Afinal, é deslocamento, alimentação, hora extra e, eventualmente, também hospedagem.

advogado correspondente

Mas não para por aí. Além disso, ainda há os efeitos desse deslocamento. O advogado que viaja a vários lugares e fica longe do escritório por um determinado período não consegue ser tão produtivo quanto aquele que fica lá, concentrado em atender clientes, analisar casos e redigir peças processuais. Em algumas situações, portanto, haveria até a necessidade de ampliar a equipe. E, com isso, vêm também gastos com salários, benefícios e encargos trabalhistas, por exemplo.

Enquanto isso, a contratação de um advogado correspondente somente para atender às demandas externas, à medida em que elas aparecem, é muito mais econômica. Tenha em mente que o advogado correspondente é, em muitos casos, aquele profissional com pouco tempo de formação e experiência; por isso, ele realiza essas atividades a um valor mais acessível, a fim de ganhar experiência e melhorar suas chances de contratação no futuro.

2. Ampliação dos negócios

Boa parte do trabalho que envolve a condução de um processo, do seu começo até o fim, pode ser executada de qualquer lugar. Isso é muito comum. No entanto, há exceções. Algumas atividades, por exemplo, só podem ser executadas na localidade onde o processo foi ajuizado, e essa é uma das principais limitações à expansão dos escritórios de advocacia. Se um escritório tem sede em São Paulo, como ele pode atender a clientes com ações ajuizadas no Rio de Janeiro, sem abrir uma filial no outro estado?

A contratação de um advogado correspondente vem como uma solução para ampliar os negócios sem ter que abrir novos escritórios. Enquanto a equipe do escritório cuida do processo remotamente, o correspondente realiza as diligências presencialmente na localidade onde corre o processo.

3. Agilidade e eficiência

Mesmo que você decidisse enviar um advogado do seu escritório para cuidar pessoalmente das diligências em certa localidade, ainda enfrentaria um problema. Esse advogado não está acostumado com a maneira como as coisas funcionam nessa outra cidade ou estado.

Por outro lado, o advogado correspondente que atua na região já conhece as pessoas e os lugares; ele sabe a melhor maneira de executar as diligências ali com agilidade e eficiência.

4. Flexibilidade

Ao contratar um advogado correspondente, você tem bastante flexibilidade na relação de trabalho. Se a parceria der certo, pode contratá-lo novamente sempre que outras demandas surgirem na mesma região. Por outro lado, se a experiência não for positiva, não existe um contrato ou vínculo de trabalho mais extenso. Na próxima ocasião, você pode escolher outro correspondente.

5. Controlar a carga de trabalho da sua equipe

Você pode contratar um advogado correspondente para realizar diligências na mesma localidade em que seu escritório atua? Sim! Neste caso, a grande vantagem é evitar que sua equipe enfrente uma sobrecarga de trabalho.

Enquanto boa parte das atividades externas será executada pelo correspondente, os advogados do seu escritório concentram-se em desempenhar com máxima qualidade aquelas atividades mais essenciais. Dessa maneira, problemas como estresse e desmotivação na equipe ficam no passado. Para completar, também é uma estratégia eficaz para ajudar a reduzir erros no trabalho, como a perda de prazo processual.

O custo do advogado correspondente para o escritório de advocacia

O custo para contratar um advogado correspondente varia.

Existem estados onde a OAB determina uma tabela de referência dos honorários advocatícios para as várias diligências que estes profissionais podem cumprir. Um exemplo recente é o caso do Rio Grande do Sul.

Em outros casos, a tabela de referência não existe e o valor é simplesmente acordado entre o escritório e o advogado correspondente. De acordo com a localidade e a quantidade de profissionais disponíveis, pode-se observar um custo mais alto ou mais baixo.

Os fatores a ser considerados

Antes de contratar um advogado correspondente, existem três fatores principais que os escritórios de advocacia devem observar.

O primeiro fator é a qualificação do advogado, sua formação, que ajuda a perceber se ele terá competência para conduzir adequadamente a diligência. Lembre-se que não se trata somente da faculdade que ele frequentou, mas de estágios, cursos, eventos e outras experiências relevantes.

O segundo fator é a comunicação. Antes de contratar um advogado correspondente, verifique se ele está comprometido a manter uma boa comunicação até o fim. Um dos maiores problemas que escritórios de advocacia podem enfrentar é com correspondentes que desaparecem depois de assumir uma diligência: não atendem o celular, não respondem a mensagens, e deixam você perguntando se a tarefa foi feita ou não.

O terceiro fator é ética. O advogado correspondente não é um funcionário do seu escritório, mas ele terá acesso a informações e documentos sobre seus clientes e processos. Se ele não tiver uma postura ética, pode usá-los indevidamente.

Para analisar estes três fatores antes da contratação, a primeira solução é fazer uma entrevista com o advogado correspondente. A segunda solução é buscar informações sobre ele online, por exemplo, no perfil do profissional no LinkedIn. A terceira solução, se o canal de contratação permitir que o correspondente seja avaliado pelos trabalhos que realiza, é verificar as avaliações e os comentários de escritórios que já o contrataram.

Os canais de contratação do advogado correspondente

Existem várias alternativas para encontrar e contratar advogados correspondentes. Vamos destacar apenas duas opções.

A primeira opção é o portal Migalhas, um dos melhores blogs para advogados, que também conta com uma seção para encontrar advogados correspondentes. Para isso, é preciso fazer o cadastro do escritório, buscar profissionais pelo nome da cidade/estado da diligência e entrar em contato com os correspondentes cadastrados para aquela localidade.

A segunda opção é o Diligeiro, um serviço voltado especificamente para a contratação de advogados correspondentes. Também é preciso fazer um cadastro, mas a plataforma é gratuita. A grande diferença é que o solicitante precisa publicar uma demanda, descrevendo a localidade e o serviço desejado. Então, os correspondentes que se interessarem podem responder à sua publicação.

Quer ficar por dentro dos conteúdos do SAJ ADV? Faça abaixo seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *