Conheça melhor o trabalho do advogado correspondente

O que o gestor de escritório de advocacia faz na hora em que precisa protocolar uma ação em outra cidade ou estado que não possui protocolo eletrônico? Antes, era necessário imprimir a petição, se deslocar até o local do registro e retornar. Nos últimos anos, surgiu a figura do advogado correspondente, que tem ajudado profissionais que têm causas tramitando em um município diferente daquele onde o escritório está localizado.

Um advogado correspondente, também conhecido como correspondente jurídico, tem formação em Direito e realiza serviços para escritórios de advocacia ou empresas. Entre as atividades executadas por esse profissional podemos citar: diligências, cópia de documentos, protocolo de processos físicos e, até, participação em audiências. Além disso, o advogado correspondente não está vinculado ao processo como representante jurídico e tampouco tem contato com o cliente vinculado ao processo ajuizado, mas está qualificado para atender as demandas contratadas pelo advogado responsável pela causa.

Quando um escritório de advocacia contrata os serviços de um advogado correspondente ele se torna mais eficiente e amplia os locais de atuação.

Confira abaixo outras vantagens de contratar um advogado correspondente

O trabalho do advogado correspondente traz vantagens tanto para os escritórios que contratam seu serviço quanto para os clientes e também para os profissionais que decidiram atuar nesse ramo do direito.

Escritórios de advocacia:

Para atuar no Brasil, o advogado precisa estar inscrito em alguma seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A carteira da OAB permite que o advogado atue livremente no estado em que foi registrado, mas nas outras unidades da federação, o profissional só pode atuar como representante jurídico cinco vezes por ano. Atingindo esse limite, o advogado precisa realizar uma inscrição na seccional do outro estado e terá que contribuir com uma segunda anuidade.

Dessa forma, quando um escritório contrata um advogado correspondente, além de economizar com deslocamentos de carro, ônibus ou avião, o gestor ainda evita gastos com novas anuidades da OAB. Essa parceira simplifica a rotina do advogado patrono da causa e dá celeridade ao acompanhamento do processo, principalmente, em ações urgentes nas quais o profissional não pode estar presente. O contrato do advogado correspondente pode ser firmando tanto diretamente com o profissional, quanto em sites especializados na oferta do serviço como, por exemplo, o Jurídico Correspondente, o Doc 9 e o Rede correspondente.



Cliente:

O cliente também economiza, pois as custas com deslocamento, fotocópias e outros gastos do processos normalmente são de responsabilidades do cliente que contratou o serviço. Dessa forma, quando o escritório economiza tempo e dinheiro, o cliente também economiza.

advogado correspondente

Advogado correspondente:

Um dos principais benefícios para o profissional que opta por atuar na área é o networking na advocacia.  O advogado terá a oportunidade de trabalhar com profissionais de todo o país e isso, no futuro, poderá  ajudar na sua contratação por algum escritório de advocacia. A atividade é bastante convidativa para recém-formados que ainda não decidiram em qual área do direito atuar, se vão estudar para concursos públicos ou abrir o próprio escritório. Além disso, as tarefas costumam ser muito bem explicadas pelo contratante e não exigem decisões importantes por parte do advogado correspondente. Quem pretende trabalhar na área pode se inscrever em algum site especializado ou atuar de forma autônoma, mas para isso é necessário uma dedicação do profissional em divulgar seu trabalho nas redes sociais ou em fóruns de discussão.

Agora que você já sabe como utilizar o advogado correspondente para reduzir custos e aumentar receitas nos escritórios de advocacia, clique aqui e conheça nossa área exclusiva com materiais educativos. Nela é possível encontrar dicas para informatizar a gestão do escritório, manter a carteira de clientes saudáveis e entender como a organização pessoal pode aumentar a produtividade na advocacia.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *