Advogado de sucesso: 8 hábitos que você precisa ter para se tornar um

  • Equipe SAJ ADV
  • 23 de março de 2018
  • ATUALIZADO EM: 12 de julho de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 4 minuto(s)
  • 2 Comentários. COMENTE!

Muito tem se falado em mindset e postura de sucesso. De fato, inúmeros estudos já comprovaram que determinadas atitudes são essenciais para superar as dificuldades e alcançar o sucesso. Na advocacia isso não é diferente. Para se tornar um advogado de sucesso, hábitos e posturas influenciam diretamente nas conquistas profissionais.

No entanto, como se trata de um mercado bastante tradicional, muitos advogados não questionam premissas impostas pelos costumes que acabam atravancando o desenvolvimento de muitos escritórios.

Para quem quer um futuro profissional com mais conquistas e mais satisfação, vale a pena conferir os hábitos de um  advogado de sucesso!

advogado de sucesso

1. Um advogado de sucesso aposta no marketing através da educação dos clientes

Advogados que só falam de valores de honorários e repetem com frequências suas causas ganhas acabam perdendo a credibilidade junto ao cliente. Um  advogado de sucesso, no entanto, usam a educação como ferramenta de marketing, conquistando o cliente através de uma comunicação didática e transparente. Quem pretende se destacar no mercado deve investir em conteúdo e uma excelente comunicação visando o esclarecimento do cliente acima de tudo.

2. Investem em autoridade no seu nicho de atuação

Um advogado de sucesso se apresentam como autoridade no seu nicho de atuação e apostam na reputação de seu escritório. Qualquer profissional que atua no meio sabe que, independentemente das transformações do universo jurídico, a credibilidade e a reputação ainda são extremamente relevantes seja para a contratação, seja para o desenvolvimento de um bom relacionamento junto ao cliente. Participar de eventos, escrever artigos, aparecer na mídia e garantir que seu nome seja vinculado a uma determinada área do Direito é uma atitude e um hábito que garante o sucesso de diversos profissionais.

3. Um advogado de sucesso amplia suas fronteiras

Muitos advogados acreditam que seu campo de atuação é restrito à localidade de seu escritório. No entanto, essa é uma visão bastante equivocada e que pode prejudicar o desenvolvimento e o sucesso do profissional.



Ainda que a atividade contenciosa conte lá com as suas limitações, especialmente considerando fóruns e comarcas, o advogado de sucesso deve investir em ser conhecido dentro e fora dos limites da sua atuação. Isso proporciona a prospecção de novos trabalhos de consultoria, além de ampliar a capacidade de prospecção e atração de novos clientes.

4. Apostam na automatização e possuem um workflow

A agenda de todo advogado é multitarefa. Isso significa que o profissional precisa lidar diariamente com diferentes demandas, das mais diversas naturezas. Reuniões com clientes, comparecimento em audiências, redação de peças jurídicas, fechamento de faturas. Essas e outras atividades consomem o tempo e o dia a dia do profissional, exigindo que ele tenha não apenas organização, mas também metodologia para lidar com tantas atividades.

[Quer saber mais como organização de um bom workflow auxilia no sucesso de um escritório? Confira!]

Profissionais de sucesso, além de apostarem na automação dos serviços jurídicos, investem na elaboração de um workflow eficiente. Em outras palavras, esses profissionais organizam o dia a dia de trabalho favorecendo o engajamento do time, a delegação de atividades e a produtividade.

5. Sabem trabalhar em equipe

Essa é uma realidade moderna que não se aplica apenas aos escritórios de advocacia. Se pararmos para observar, hoje a sociedade vem se organizando cada dia mais em rede, mostrando a importância desse modelo tanto fora quanto dentro das empresas. Para trabalhar dentro dessa cultura organizacional, no entanto, o trabalho em equipe é a base.

Infelizmente muitos advogados não tem essa mentalidade e possuem poucos recursos para desenvolver uma cultura organizacional baseada em redes e equipes. A boa notícia é que ferramentas como um software jurídico, por exemplo, podem auxiliar profissionais a desenvolverem esse hábito de sucesso.

[Garanta mais produtividade e resultados envolvendo sua equipe através de um  software jurídico]

6. Sabem ouvir

Muito da aplicação do Direito é baseado no binômio da causa e consequência. Por conta da experiência, muitos advogados se acostumam a mal entender a causa e já sair afirmando as consequências. Esse hábito, que decorre da falta de escuta, gera diversos problemas para o profissional, seja com clientes seja com seu time. Desenvolver o hábito da escuta é fundamental para gerar relacionamentos saudáveis e promover resultados.

Saber ouvir é um dos principais hábitos de um advogado de sucesso. Profissionais que não exercitam essa habilidade acabam se comprometendo e prejudicando seus resultados dentro e fora do escritório.

7. São acessíveis aos seus clientes

Ser encontrado e se mostrar acessível aos seus clientes é outro hábito de um advogado de sucesso. Advogados lidam com causas de responsabilidade e oferecer suporte aos clientes é algo que deve estar sempre no radar. Obviamente não é possível dedicar todas as horas do seu dia ao atendimento de clientes, porém, algumas ferramentas como WhatsApp, Chat boot, Skype e o bom e-mail garantem que o cliente possa te acessar sempre que precisar. Ter o cuidado de responder mensagens, e-mails e telefonemas também é fundamental.

8. São simpáticos

Aquela figura do advogado distante e que fala difícil anda cada vez menos prestigiada no mercado. Hoje os clientes querem entender quais serão as soluções propostas pelo profissional e prezam pela proximidade. Ser simpático e agradável não exclui a seriedade e o comprometimento com o cliente. E, sem dúvida, essas características é que mais marcam os profissionais de sucesso atualmente. Se mostrar próximo, oferecer suporte, ter uma postura empática são atitudes que contribuem bastante para um advogado de sucesso .

Esses são apenas alguns dos hábitos que fazem a diferença no presente e no futuro de diversos advogados. Mudar pequenas posturas não é algo fácil. Mas certamente pode ser muito compensador.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia e como se tornar um advogado de sucesso? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar

    gabriel

    1 ano atrás

    O atendimento online é um grande diferencial. Não podendo o advogado deixar de lançar mão desta ferramenta tão presente na comunicação das pessoas.

    Responder
    • Athena Bastos

      Athena Bastos

      1 ano atrás

      Bom dia, Gabriel.

      Com certeza, o atendimento online é um diferencial, sobretudo na nossa sociedade. E o SAJ ADV sempre bucas mostrar como os profissionais podem fazer isso, seja através das redes sociais ou de um software jurídico como o nosso.

      Se desejar ver as funções que o software do SAJ ADV oferece para comunicação e integração do cliente, você pode testá-lo gratuitamente através do link abaixo:

      https://www2.sajadv.com.br/experimente-2018.php

      Abraços!

      Responder