Por que uma agenda jurídica é essencial para advogados

Tempo de leitura: 4 minutos

Na advocacia, o cumprimento de prazos e a organização das atividades rotineiras são alguns dos elementos que despendem mais atenção. Isso ocorre principalmente se o escritório ainda não contar com um software capaz de organizar a agenda jurídica. É muito comum que os envolvidos com a atividade do direito tenham outras obrigações além da prestação de serviço jurídico. Isso inclui atendimento ao cliente, presença em eventos e reuniões, entre outras atividades inerentes à profissão.

Existem inúmeros softwares e aplicativos disponíveis no mercado para ter uma agenda jurídica organizada e que fazem a integração entre as atividades do escritório e os compromissos pessoais. Mesmo assim, ainda é muito comum a figura do profissional “faz tudo”.  Ele está presente tanto nos pequenos quanto nos médios escritórios. Esse perfil é responsável por organizar e gerenciar a agenda dos sócios, auxiliando também nas atividades de rotina do escritório de advocacia. Podem chegar até mesmo a organizar a agenda pessoal dos gestores para evitar perda de prazos.

No eBook “5 erros comuns em escritórios de advocacia e como resolvê-los”, você confere as melhores práticas para a criação de um planejamento estratégico. Ensinamos também como usar a tecnologia como aliada na gestão do escritório de advocacia.

Isso pode até funcionar nos pequenos escritórios de advocacia, mas se torna insustentável a longo prazo com o aumento de clientes e processos. Também pode ser considerado um impeditivo para o próprio crescimento e desenvolvimento da banca. Afinal, esse modelo de gerenciamento faz o escritório parecer “menos profissional” em relação à concorrência. Esse risco deve ser evitado. Qualquer falha causada pela falta de organização pode impactar diretamente a imagem do escritório.

Agenda jurídica é a principal aliada para conquistar diferencial competitivo no direito

Destinar tempo e atenção à organização e ao controle de agendas e calendários em diferentes plataformas e aplicativos pode não ser suficiente para suprir a necessidade de organização dos advogados. Por isso, investir em ferramentas que tragam eficiência ao cotidiano dos profissionais do escritório é imprescindível.



Independente do tamanho do escritório de advocacia, é muito difícil alcançar boa produtividade sem que as principais atividades da banca sejam automatizadas com o uso de um software jurídico. É indispensável a utilização de um sistema de gestão. Ele ajuda os profissionais no gerenciamento das informações que transitam em seu escritório. Além disso, contribui para criar uma agenda jurídica clara e disponível a qualquer hora, sobretudo via dispositivos móveis com acesso à internet.

Nesse sentido, a adoção de um software jurídico na nuvem, como o SAJ ADV, pode garantir a centralização e a disponibilidade das diversas informações do escritório. Isso proporciona maior flexibilidade e comodidade para os profissionais e gestores, ajudando a reduzir os custos do negócio, além de otimizar o tempo.

agenda jurídica

Software para advogados SAJ ADV oferece funcionalidades para organização da agenda jurídica do escritório

A modernização das principais rotinas administrativas e operacionais dos escritórios de advocacia é possível. Ela é viável com tecnologias capazes de armazenar e tornar acessível uma grande quantidade de dados de forma remota. O software de gestão SAJ ADV, criado para esse segmento, possui funcionalidades que auxiliam na gestão de tarefas e ações judiciais. Uma delas é a integração entre calendários. Essa funcionalidade permite melhor gerenciamento das tarefas e dos compromissos do escritório.



Ela garante aos profissionais uma ampla e integrada visão das tarefas e dos compromissos, do escritório ou pessoais. O SAJ ADV centraliza as informações, permitindo exportá-las ou assinar o calendário. A sincronização funciona com soluções populares no mercado:

  • Microsoft Outlook;
  • Apple iCalendar;
  • Google Calendar;
  • E Mozilla Thunderbird.

Ele também funciona com smartphones compatíveis com o protocolo ICAL.

É possível personalizar a exibição dos compromissos e das tarefas, que podem ser acompanhados diariamente, semanalmente ou mensalmente. Elas podem ser vistas pelos gestores e profissionais do escritório, a partir do computador ou smartphone. Dessa forma, prazos, audiências e outras atividades ficam disponíveis para todos os usuários, desde que tenham permissão.

O sistema ainda permite definir os responsáveis por cada atividade do escritório. É possível dar prazos e vincular tarefas, de modo que todos os envolvidos sejam notificados. O auxílio de um software para advogados melhora significativamente o workflow da banca.

Por conseguir armazenar as informações registradas, a ferramenta funciona como um sistema de buscas interno. Afinal, todo o conteúdo é indexado e está disponível rapidamente.

Por fim, uma agenda jurídica organizada e totalmente integrada pode proporcionar um diferencial maior no momento do networking. É difícil gerenciar o grande volume de dados e informações sem contar com uma ferramenta de gestão de escritório de advocacia.

Quer saber mais sobre como implementar um software jurídico no seu escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *