Como a tecnologia pode agilizar o trâmite jurídico?

Tempo de leitura: 4 minutos

(Last Updated On: 3 de maio de 2018)

Nos últimos anos temos vivenciado o crescimento exponencial da tecnologia em diversas áreas. A forma como vivemos, nossa rotina e até mesmo os hábitos mais simples, têm sido impactados por soluções que até então sequer existiam. Todas essas mudanças e novidades afetam o formato de trabalho nos mais diversos setores, inclusive o jurídico.

Apesar de os assuntos relacionados à questões legais serem comumente tratados como algo tradicional e burocrático, existem muitos profissionais focados em criar soluções que tornem todo o processo jurídico e a rotina dos advogados mais simples. Essa movimentação faz com que centenas de ferramentas novas sejam criadas e outras sejam adaptadas à rotina dos profissionais de Direito. Mas, em meio a tantas novidades, como determinar que um serviço pode realmente agilizar o trâmite jurídico? Para solucionar essa questão, reunimos a seguir as principais necessidades que a tecnologia já é capaz de suprir. Confira!

Quais as soluções que a tecnologia pode trazer para o trâmite jurídico?

Melhorias na gestão do escritório

Os profissionais que optam pela abertura do próprio escritório, além de suas funções como advogados, acumulam a função de gestores de um negócio. Essa movimentação faz com que seja insustentável tomar conta de diversos clientes, das obrigações do escritório e todas as necessidades que um espaço físico implica.

Há alguns anos atrás, um advogado que quisesse ter uma gestão mais eficiente, teria de contar com pelo menos mais dois funcionários. Isso sem contar que todo o controle de clientes, despesas e pagamentos não era centralizado e, na maioria das vezes, ainda seguia um padrão manual.

Atualmente, muitos escritórios de advocacia já passaram a usar softwares especializados no gerenciamento de escritórios. Essas ferramentas são capazes de centralizar todo o controle do negócio em um só lugar. Além disso, soluções mais completas como o SAJ ADV, oferecem até mesmo um espaço para acompanhamento de processos.



Acompanhamento de processos online

Fazer o acompanhamento de diários oficiais e outros atos processuais manualmente não é uma tarefa fácil. São atualizações constantes, que precisam ser acompanhadas e que não são notificadas para o advogado responsável.

Essa é uma das dificuldades que as empresas especializadas em tecnologia já resolveram. Como citamos anteriormente, o próprio sistema de gestão já faz a compilação das informações processuais e suas atualizações. Na prática, toda vez que um processo é atualizado, o advogado responsável é notificado. Dessa forma, não existe mais a necessidade de transformar o acompanhamento em um processo. Ele acontece automaticamente e uma ação só é necessária quando houver movimentação.

trâmite jurídico

Big Data para localização de pessoas

O termo Big Data é um dos mais utilizados atualmente quando o assunto é tecnologia. Mas, apesar de parecer bastante técnico, ele faz referência a algo que todos os setores utilizam em sua rotina: dados.

Para os profissionais de Direito, o uso de dados pode simplificar algumas tarefas que, apesar de não serem primordiais, acabam tomando uma parcela do tempo de trabalho. Um bom exemplo de caso onde os dados podem ser essenciais para um advogado, é na busca pela parte de um processo.

Imagine um caso que se arrasta por longos anos e finalmente é julgado a favor de um cliente. Provavelmente, os dados cadastrais registrados no começo do processo já não são mais reais. Procurar essa pessoa manualmente pode demandar bastante tempo. Felizmente, já existem soluções que facilitam a localização de partes através do uso de Big Data. Se você quer saber mais sobre como esse tipo de ferramenta funciona, confira aqui um artigo completo sobre o tema.

Ajuizamento e consultas de processos online

Uma das maiores conquistas que a tecnologia trouxe para o setor jurídico é a consulta de processo online. Desde 2011, os processos que tramitam na Justiça Federal podem ser acompanhados e ajuizados através de portais como o e-SAJ.

O acesso ao sistema é feito através do certificado digital, que deve ser requerido a OAB pelo advogado. Após a certificação, o profissional não precisa mais sair do escritório para realizar atividades relacionadas com os processos contemplados pelo sistema. Para saber mais sobre o SAJ ADV- Software para Advogados e suas vantagens, leia aqui nosso artigo completo sobre o tema.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail.

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *