5 dicas para vencer a competição e conquistar espaço no âmbito jurídico
O âmbito jurídico engloba um mercado marcado pela alta concorrência, ante o número de profissionais habilitados pela OAB.
- Colunistas
- Soluções Industriais
- 20 de janeiro de 2021
- Atualizado em: 20 de janeiro de 2021
- Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Destaque-se no âmbito jurídico com as melhores dicas de mercado
É fato que todo mercado que envolve a prestação de serviços conta com uma ampla concorrência. Por isso, os profissionais inseridos no âmbito jurídico precisam competir para alcançar clientes, sair um passo à frente dos concorrentes e criar diferenciais competitivos.
E isso não seria diferente com o mercado da advocacia. Afinal, estamos falando de um mercado que reúne mais de 1 milhão de advogados apenas no Brasil, segundo a OAB. A estimativa leva em conta apenas os profissionais inscritos na Ordem, desconsiderando estagiários e suplementares.
Diante desse cenário, conquistar espaço no âmbito jurídico pode não ser uma atividade simples, mas certamente não é uma missão impossível. O ideal é buscar por qualificação e entender qual a real demanda do mercado, bem como as necessidades de clientes em potencial.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 5 técnicas infalíveis para que você possa conquistar espaço no âmbito jurídico e alavancar a sua carreira profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!
Como se destacar na advocacia?
Embora o mercado jurídico costumasse atribuir uma maior credibilidade aos profissionais experientes, hoje eles também precisam se adaptar para não ficarem ultrapassados. E isso vale, inclusive, para grandes nomes do mercado.
Se por um lado representa uma maior dificuldade para se destacar no mercado, por outro exige que os profissionais se desenvolvam frequentemente. Isso, em longo prazo, torna o mercado sadio e qualificado.
No entanto, a pergunta que permanece é: o que fazer para conquistar espaço no âmbito jurídico? Confira, a seguir, uma lista com algumas respostas para essa pergunta:

1. Ofereça um atendimento personalizado
Quando o cliente procura o auxílio de um advogado pela primeira vez, é comum que ele tenha uma série de dúvidas e queira saber a forma em que o profissional atua. Por isso, você deve estar pronto para ouvir e esclarecer todas as questões levantadas pelo cliente.
Além disso, para realmente conquistar espaço no mercado, você deve oferecer o direcionamento correto ao cliente. Então, atente-se ao problema dele e estude as melhores saídas para resolvê-lo.
Suponhamos que você atenda apenas empresas do ramo B2B, como pistola pulverizadora de pintura. Caso o cliente esteja buscando algo totalmente diferente da sua área de atuação, o ideal é repassar o trabalho para um colega de confiança.
Futuramente, se precisar do seu serviço, certamente ele lembrará do seu profissionalismo e cordialidade e, muito provavelmente, retornará a fazer negócios.
Lembre-se de não utilizar termos técnicos, afinal, o cliente não entenderá sobre demandas jurídicas logo na primeira consulta. Tente deixar tudo muito claro e desenvolva uma comunicação clara e assertiva.
2. Tenha empatia com o seu cliente
Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre empatia, certo? Trata-se de um termo que, segundo o livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, busca entender os sentimentos e atitudes de uma ou mais pessoas.
Para entender as reações e emoções dos outros é preciso, principalmente, manter-se atento a canais não verbais de expressão, tais como gestos, olhares, a forma de cruzar os braços, respiração, e por aí vai.
Falando sobre o âmbito jurídico, é fundamental encontrar maneiras de compreender as expressões de clientes, uma vez que 90% da comunicação é realizada de forma não verbal.
Vamos imaginar que o seu potencial cliente te procurou por estar com raiva da empresa de cordão para crachá personalizado em que trabalhou. Ou mesmo por estar com saudade dos filhos e quer vê-los mais de uma vez por semana. É preciso estar atento a todos os aspectos.
Ao praticar a empatia, você consegue identificar se o seu cliente está escondendo algo ou mentindo em alguma história contada. Tudo isso é importante para encontrar soluções e resolver o problema dele.
3. Aposte no marketing jurídico
O fato é que os advogados precisam ter conhecimento técnico na área em que atuam. No entanto, isso não basta para conquistar espaço no âmbito jurídico. É necessário que outras pessoas reconheçam o quão qualificado você é.
Para isso, aposte em marketing jurídico pessoal. Trata-se de um conjunto de estratégias que visam promover suas habilidades e competências para o seu mercado, com o objetivo de mostrar ao seu público de interesse suas capacitações e certificações.
Você pode utilizar o marketing pessoal e outras estratégias de marketing, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Para isso, produza conteúdos informativos e relevantes, que realmente eduquem, informem e engajem os usuários.
Outra maneira bem interessante de promover o marketing pessoal é valorizar a sua apresentação pessoal. Sendo assim, não deixe de estar vestido conforme ocasião e demanda. É sempre bom deixar uma boa impressão.
Vamos imaginar que você tenha uma reunião com um dono de uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico. Entenda, antes de mais nada, o que ele espera de você. Opte sempre por um traje social completo.
4. Estude a concorrência
Realizar um bom benchmarking no âmbito jurídico é fundamental, tanto para verificar quais serviços sua concorrência está oferecendo, como também para estudar qual preço está cobrando. Com isso em mãos, você saberá como se diferenciar no mercado.
Uma ótima saída para coletar informações sobre a concorrência é perguntar para os clientes novos se eles já trabalharam com outros escritórios anteriormente e os motivos que levaram a escolher o seu.
Além do mais, aplique pesquisas de satisfação em seus encontros, permitindo receber feedbacks sobre o que gostam em seu atendimento e o que precisa ser melhorado. Lembre-se de agradecer todas as respostas e leve as críticas em consideração.
5. Faça networking
Por fim, vale mencionar que a prática do networking é extremamente importante para conquistar espaço no âmbito jurídico. Afinal, é por meio de novos contatos que clientes são prospectados e os antigos mantidos.
Para construir o seu networking, marque presença em eventos jurídicos, dê aulas e palestras e mantenha frequência em redes sociais profissionais, como o Linkedin. Dessa forma, você vai conhecer mais colegas de profissão e indicá-los quando necessário.
Além disso, treine a sua equipe para que todos sejam agradáveis e cordiais, ainda que o cliente ou o profissional não queira fechar uma parceria.
Gostou do nosso post sobre 5 dicas para conquistar espaço no âmbito jurídico? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.