Como atrair clientes na advocacia com ferramentas digitais

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mercado altamente competitivo como o dos escritórios de advocacia, a diversificação de estratégias para atrair clientes pode fazer toda a diferença. Nesta busca, a presença online é fundamental para a divulgação e expansão dos negócios. Ferramentas digitais ajudam a promover os serviços do advogado, além de aumentar a sua visibilidade como especialista em determinadas áreas do Direito. O uso da tecnologia proporciona uma série de oportunidades para atingir uma nova clientela. Soluções relativamente simples de marketing jurídico são capazes de produzir excelentes resultados.

Ferramentas digitais que podem ajudá-lo a atrair clientes

Invista em um site profissional

Não ter um site do escritório de advocacia é algo impensável nos dias de hoje. Se um cliente em potencial não consegue encontrar seus serviços com um clique, ele irá procurar outro profissional instantaneamente. A presença online é uma das ferramentas digitais cruciais para atrair clientes. Lembre-se que um serviço que não pode ser encontrado na internet é visto como pouco profissional. Outro erro que não pode ser cometido é o de manter uma página amadora. O site funciona como um cartão de visitas: uma página mal feita é sinal de desleixo e isso pode até mesmo afugentar clientes.

O site, enquanto uma das fortes ferramentas digitais,  deve trazer informações sobre composição societária, estrutura, especialidades e outras informações básicas para situar o cliente, como endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento. Na área destinada aos profissionais que atuam no escritório, é ideal que haja uma abordagem mais humanizada. Fotos, formação, experiências profissionais e especializações são dados que não podem faltar para atrair clientes.

Crie um blog

O ideal é que exista um blog atualizado periodicamente dentro do site. O marketing de conteúdo é uma forma de aumentar as chances de atrair clientes. Aborde temas relevantes que façam a clientela chegar ao blog por meio de mecanismos de busca como o Google. O blog também pode chamar a atenção de jornalistas que estejam pesquisando sobre a área que o escritório atua, o que pode fazer com que você vire fonte para matérias na imprensa. Para isso é importante o uso de tags e palavras-chave que direcionem as buscas para o blog.

Não abra mão de investir em conteúdo de qualidade para atrair clientes. Aborde diferentes aspectos de sua área de atuação com propriedade e clareza. Posts e artigos bem escritos podem estabelecer sua reputação como um especialista em seu nicho de mercado. Outro aspecto importante é o da regularidade das postagens. Um blog que seja atualizado frequentemente atrai mais leitores que podem se tornar potenciais clientes. Um post por semana já é um bom começo, sendo o ideal a elaboração de dois ou três posts semanais. Um blog pouco atualizado desestimula os leitores e fracassa na hora de aparecer bem posicionado nos mecanismos de busca. Também invista no engajamento dos leitores. Abra uma área de comentários e estimule o envio de perguntas. As dúvidas que surgirem podem render bons tópicos para futuras postagens.



Conteúdos mais aprofundados podem se transformar em e-books. Disponibilize esses materiais ricos para download mediante um cadastro simples. A estratégia serve para coletar dados de potenciais clientes.

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Marque presença nas redes sociais

As redes sociais se tornam a cada dia uma ferramenta de apoio importante para a vida profissional de um advogado. Escritórios de advocacia e profissionais que mantêm páginas no Facebook, Twitter ou LinkedIn têm a possibilidade de alcançar um público diferenciado. A presença do advogado nessas ferramentas amplia o alcance do profissional, o que gera a possibilidade de atrair clientes e fechar novos negócios. Essas diferentes plataformas são ideais para amplificar o conteúdo de seu blog. É importante que links para cada nova postagem sejam compartilhados nas redes sociais para conquistar um público mais abrangente.

Atrair clientes por meio de ferramentas digitais é uma estratégia que apresenta custos relativamente baixos, mas com grande potencial para render resultados positivos. Não se pode esquecer que o profissionalismo na vida offline do advogado deve ser refletido na internet. Por isso, a presença online de um escritório de advocacia deve ser construída com bases sólidas e éticas.

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