A importância do backup para os escritórios jurídicos

Ainda bem que a era de pilhas de papel, com dados e informações importantes para serem arquivadas ficou para trás, inclusive nos escritórios jurídicos.

Em uma época onde uma goteira no lugar errado ou o risco de um incêndio, fazia muitas pessoas suspirarem de medo, pois,  qualquer um deles colocaria a perder centenas de informações cruciais para vida de muitas pessoas,  agora tudo  é passado.

A tecnologia sempre muito bem-vinda, se encarregou de otimizar e melhor a vida profissional. Desta forma trouxe a nova era, o mundo dos computadores para cuidar desse desperdício todo de papel e falta de organização. Veio também para facilitar o acesso aos dados em segundos e o armazenamento sem risco. Sem risco mesmo?

Neste artigo falaremos da importância da realização de backup nos escritórios jurídicos. Algo que deve ser feito periodicamente, sem falhas pois não basta só armazenar as informações, elas ainda podem ser perdidas se não forem tomadas todas as medidas de segurança. Compreenda um pouco mais sobre a relevância do backup em nuvem para os escritórios jurídicos e não esqueça desta prática.

escritorios juridicos

Reduz custos

Não pense que a única função do armazenamento de dados em nuvem é para que eles não ser percam. Reduzir custos com o backup em nuvem é outro benefício desta atividade. Primeiro, não se gera mais gastos desnecessários com papel, porém, hoje há demasiados gatos com HD’s externos e outros tipos de armazenamento que geram custos. Sem contar o espaço que ocupam e as manutenções que, com certeza, acarretam mais custos.



Ou seja, usar CDs, pendrive e outros recursos podem não ser a melhora maneira de armazenar dados, uma vez que, ocorrendo algum tipo de desastre físico eles também se perderão totalmente, do mesmo jeito que acontecia com os arquivos de papel em outras épocas.

Oferece fácil acesso

A vida está em movimento. E os profissionais do mundo da advocacia também! Você visita clientes, participa de reuniões em vários lugares e as vezes têm que estar em tantos locais que nem consegue uma pausa para se organizar.

Tendo as informações de que precisa sempre a mão de forma rápida e segura, sua mobilidade e organização serão facilitadas na rotina corrida do dia a dia no trabalho. Onde estiver, a única coisa de precisa é um computador conectado e pronto, você terá um escritório jurídico ali mesmo.

Você escolhe o quanto quer armazenar

Outro benefício do backup em nuvem está na possibilidade de escolher a quantidade de espaço para armazenamento. Você pode aumentar ou diminuir este espaço de acordo com os períodos e demandas que o escritório possuir.

O provedor deste serviço tem a responsabilidade de fornecer as atualizações necessárias, de acordo com as necessidades que seu escritório sinalizar. Assim, você pode dispor de forma proporcional ao trabalho realizado em cada época, obtendo mais ou menos espaço.

Segurança aos escritórios jurídicos

Os dados armazenados na nuvem possuem total segurança em caso de computadores infectados por vírus ou falhas virtuais. Nada se perde. Todos os sócios e advogados do escritório podem ter esta garantia de informações seguras e protegidas contra qualquer desastre físico ou virtual.

O acesso se limita exclusivamente a quem for destinado e não haverá o risco de acesso por parte de quem não for integrante do escritório, ou equipe que esteja incumbida do caso. Basta escolher quem pode ou não ter esta permissão.

Ou seja, destalhes sigilosos e importantes, que geralmente são nos escritórios jurídicos, não correm risco, pois esta medida preventiva protege o bem mais precioso do escritório, as particularidades da vida de seus clientes.

Sinônimo de eficiência

Não deixe de mensurar a importância que o backup em nuvem tem para seu escritório. Se uma pessoa se desespera quando perde um arquivo em seu computador pessoal, imagine o que é perder simplesmente todos os dados de centenas de clientes em segundos.

Informações que levaram semanas ou meses para serem recolhidas, simplesmente desaparecem. Fora o desespero aos que trabalham na área, a imagem que se passa é de total desorganização. Cliente algum vai entender e imaginar que imprevistos acontecem e é assim mesmo que as coisas são. As pessoas querem soluções para problemas que ainda nem aconteceram. Elas querem trabalhar com escritórios que se antecipam diante dos problemas.

Estes são só alguns pontos que tratam da importância da realização do backup em escritórios jurídicos. Há muito mais envolvido por trás deste modo de segurança e organização. É preciso estar atento e consciente das possíveis situações e se adiantar para resolver os problemas.

É desta forma que a SAJ ADV – Software para Advogados trabalha. Ela tem o poder de reunir tudo o que você precisa em um único software jurídico personalizado para o seu escritório de advocacia. Ela tem a experiência para criar sistemas que farão do seu escritório referencia no que diz respeito a atualização e inovação. Conheça os serviços que a SAJ ADV disponibiliza e saia na frente rumo ao reconhecimento no mercado de trabalho.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *