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Home > Por que o marketing digital pode ser um forte aliado de um advogado?

Por que o marketing digital pode ser um forte aliado de um advogado?

O marketing digital oferece grandes benefícios aos advogados e advogadas, porque não fere o Código de Ética da OAB e pode ser implementado com custo reduzido.

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  • 23 de fevereiro de 2021
  • Atualizado em: 23 de fevereiro de 2021
  • Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Como fazer um marketing digital na advocacia eficiente

O marketing digital é hoje a principal forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. O conjunto de ações surgiu por conta da popularização da internet, além do fato de as pessoas estarem conectadas o tempo todo.

Por meio de estratégias inteligentes e direcionadas, o marketing virtual consegue impactar determinado público de várias maneiras, principalmente mantendo-o sempre perto das empresas.

Pode ser aplicado em diferentes canais, como sites, blogs, redes sociais, buscadores, e-mail e todo lugar que esteja inserido dentro da web.

O marketing digital não funciona do mesmo modo que o marketing tradicional, pois acompanha as mudanças de comportamento do consumidor e é muito mais acessível.

No entanto, não foram apenas as empresas que se beneficiaram com esse tipo de marketing, mas também os profissionais, como os advogados.

Mesmo em meio a tantas restrições impostas a eles, em relação à divulgação de seus serviços, o marketing digital traz algumas possibilidades que não desrespeitam as normas da OAB.



Por meio do marketing digital, é possível alcançar um número maior de pessoas e conquistar novos clientes. 

Por isso, vamos mostrar neste artigo quais as melhores plataformas para os advogados, ferramentas para alavancar a profissão e quais as vantagens do marketing digital para esses profissionais. Acompanhe!   

Qual a melhor plataforma para os advogados?

Como mencionamos no início deste material, o marketing digital faz uso de diferentes canais, como as redes sociais. É importante que os advogados utilizem essas plataformas porque elas ajudam a construir a referência do profissional e fazer com que ele seja notado.

O uso dessas redes sociais tanto por empresas que vendem painel led outdoor ou por lojas de roupas, por exemplo, pode ser um pouco mais extenso, como o impulsionamento de anúncios.

No que diz respeito aos advogados, existem estratégias que os profissionais podem aplicar. È o caso, por exemplo, da publicação de conteúdo relevante e informativo, de acordo com os interesses do público-alvo.

É assim que os profissionais do Direito conseguem construir a sua presença virtual e usar essas plataformas a seu favor. Selecionamos as três principais, que são:

marketing digital para advogados

1. Facebook

Esta é a maior rede social do mundo, e conta com bilhões de usuários ao redor do planeta. Para os advogados, ela é a melhor opção porque consegue reunir pessoas com os mais variados interesses.

Todo tipo de público-alvo está no Facebook. Então, certamente uma gráfica que produz flyer digital, um escritório de advocacia e muitas outras empresas e profissionais vão conseguir se comunicar com seu público por meio dele.

É um excelente canal para alcançar mais clientes, visto que permite o compartilhamento de materiais que atraiam a atenção das pessoas.

O Facebook também colabora para o aumento do tráfego orgânico no site, pois os links compartilhados podem transferir o usuário para os outros canais que o profissional utiliza.

2. Instagram

O Instagram é a segunda maior rede social e continua crescendo. A plataforma é voltada para a publicação de fotos, e desde o seu surgimento, vem aprimorando suas funcionalidades.

Isso tem feito com que os usuários permaneçam mais tempo, como no caso de alguns recursos, como o Stories. O público do Instagram é, em sua maioria, formado por pessoas mais jovens, de até 34 anos.

Os advogados que usam essa rede social levam em conta as características de seu público. Por exemplo, se ele for constituído por pessoas com menos de 40 anos, então é uma boa opção.

3. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe no mundo. Por meio dela, o gestor de uma empresa de banner informativo consegue se comunicar com profissionais em qualquer lugar do planeta.

O objetivo do LinkedIn é conectar profissionais e empresas, formando uma espécie de networking. Para os advogados, é uma das melhores oportunidades, pois tem o foco voltado para o mundo corporativo.

Contudo, cabe ressaltar que a linguagem usada nesta plataforma se difere das demais, uma vez que as ações são voltadas para profissionais e empresas.

Um advogado pode ter contato com os tomadores de decisão de várias corporações, podendo levar até ele conteúdos de valor, que são capazes de assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens.

Esses materiais ricos e relevantes, de cunho informativo, ajudam as empresas, como uma fabricante de iluminação para borda de piscina ou um advogado, a se aproximar das pessoas e conquistar clientes.

Melhores ferramentas de marketing digital

O marketing digital envolve mais do que redes sociais. Ele trabalha com sites, blogs, anúncios, materiais relevantes, funil de vendas, entre outras estratégias.

Fazer tudo manualmente é difícil, ou praticamente impossível, pois você precisa dar conta de criar conteúdos, atualizar o blog e o site, enviar e-mails, responder às interações nas redes sociais e muitas outras necessidades.

Mesmo com as limitações impostas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os advogados podem investir em muitos recursos. Para isso, entretanto, precisam contar com a ajuda de uma ferramenta de automação.

São elas que vão dar conta dos afazeres, para que suas estratégias em marketing sejam impecáveis, aumentando as possibilidades de se reunir com novos clientes em sua sala de reunião advocacia.

Automações de marketing e e-mail marketing na advocacia

Exemplo disso são as ferramentas de automação de marketing, que possuem funcionalidades direcionadas à construção de landing pages e automação de e-mail. Por meio delas, é possível gerar leads, que são os clientes em potencial.

Os softwares voltados para o e-mail marketing ajudam a melhorar o contato entre o advogado e seus clientes, levando até eles conteúdos de valor.

Assim, o profissional estará sempre na lembrança de seus contatos, o que aumenta as chances de ser procurado toda vez que precisarem de seus serviços.

Marketing de conteúdo para advogados

O marketing de conteúdo é um dos principais recursos para os profissionais de Direito quando se trata de marketing digital, além de que existem diversas ferramentas para essa estratégia.

Por meio delas, é possível documentar e planejar todas as pautas que serão criadas, administrar melhor o blog, entre outras possibilidades.

Por outro lado, as ferramentas para monitoramento das redes sociais otimizam todas as ações nessas plataformas, melhorando a produtividade com o agendamento de postagens e acompanhando menções.

Então, se uma gráfica que faz cartão de visita advogado luxo é mencionada em alguma rede social, rapidamente ela vai saber quem mencionou, por qual razão e obter outras informações semelhantes.

Vantagens do marketing digital para advogados

Trabalhar com marketing digital é, atualmente, uma necessidade. Afinal, as pessoas passam muito mais tempo conectadas do que usando os meios de comunicação offline.

Além disso, para advogados e advogadas, não é apenas uma necessidade. O marketing pela internet é muito vantajoso, pois respeita o Código de Ética da OAB.

Isso porque o principal objetivo de fazer o marketing digital é oferecer conteúdo de qualidade. Ou seja, os advogados farão uso de um dos principais recursos existentes hoje.

Levar conteúdo de valor e informativo não fere as normas do código de ética, além de ajudar a criar autoridade, tornar o profissional uma referência e ainda educar o seu público-alvo.

Os profissionais de Direito precisam garantir uma boa reputação, e este é o foco em tudo o que diz respeito a seu trabalho.

Desde o momento em que compra uma mesa grande para escritório até a execução de seu trabalho, tudo é pensado de modo a posicionar-se melhor no mercado e melhorar sua reputação.

O marketing digital permite que o advogado fale diretamente com seus potenciais clientes, sempre de maneira segmentada e direcionada às pessoas que realmente tenham interesse.

Custos do marketing digital

Outra vantagem está nos custos reduzidos, pois trabalhar com marketing tradicional não é tão simples assim quando o assunto são os profissionais do Direito.

Eles não podem fazer como uma fabricante de microfone auricular, e sair por aí distribuindo cupons de descontos, investindo em outdoor ou criando campanhas para rádios e televisão.

Por conta disso, é necessário investir em outras práticas, como uma boa fachada para o escritório, decorá-lo com o que há de mais moderno no mercado e contratar uma assessoria de imprensa ou patrocinar eventos, por exemplo.

Só que o custo-benefício dessas ações não é tão vantajoso quanto o marketing digital, em que você investe em um design atrativo para o seu website, produz bons conteúdos ou responde perguntas pelas redes sociais.

Mesmo tendo um custo mais baixo, os retornos são mais positivos e você ainda consegue impactar um número maior de pessoas, já que a internet não tem as mesmas barreiras físicas dos meios tradicionais.

Conclusão

Os advogados também precisam “vender o seu peixe” para sobreviver, afinal, nenhum profissional trabalha a troco de nada, sem obter lucro algum.

É com o dinheiro dos honorários que esse profissional paga as suas contas, sustenta sua família e tem acesso a tudo o que necessita. Então, ele precisa fazer com que os seus serviços cheguem até as pessoas que precisam deles.

Tudo isso dentro do código de ética da OAB, e o marketing digital oferece algumas soluções que se encaixam às exigências do órgão e às necessidades do advogado.

Agora você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de marketing e como ele pode te ajudar a ter sucesso em sua carreira, conquistando cada vez mais clientes.

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