Como integrar business intelligence e gestão de escritório de advocacia

Businesse Intelligence (BI ou Inteligência de Negócios) é a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Ele pode ser utilizado em organizações de diferentes tamanhos e segmentos, inclusive na advocacia. Quanto maior a organização, mais complexo pode ser a estruturação das informações e, por consequência, sua análise.

Business Intelligence na gestão de escritório de advocacia

Para ganhar mais eficiência na gestão de escritório de advocacia é preciso incorporar ferramentas tecnológicas que sejam capazes de promover a modernização da banca a médio e longo prazos. Além de proporcionar a melhoria dos procedimentos internos, a iniciativa permite aos advogados aplicar conceitos inovadores para gerenciar todas as áreas do escritório de forma integrada.

Nesse aspecto, investir em um software jurídico passou a ser visto como uma alternativa viável. E isto, sobretudo, para que os escritórios gerenciem de forma inteligente e automatizada os inúmeros dados e informações gerados diariamente. A utilização de um sistema de gestão para armazenar e integrar as informações, assim, trouxe também a necessidade de profissionalização por parte das bancas.

Diante desse novo cenário, a adoção de práticas empresariais passou a ser uma realidade comum na gestão de escritório de advocacia. Isso porque as bancas precisam transformar os dados em informações relevantes para que se tornem mais competitivas e estratégicas. Independentemente do tamanho do escritório ou seu grau de maturidade, integrar o conceito de Business Intelligence (BI) (ou Inteligência de Negócios, em português) na gestão de escritórios de advocacia é uma tendência.

Apesar de ainda ser visto como um desafio para muitos profissionais da área, aplicar o conceito de Business Intelligence (BI) à gestão de escritório de advocacia, pode ser bastante benéfico. Garante, por um lado, o cruzamento dos mais variados dados armazenados pelos escritório. mas também transforma os dados em informações que auxiliarão os gestores em sua tomada de decisão.

Como o BI contribui para os escritórios de advocacia

O conceito de BI consiste na coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Ele pode ser utilizado em organizações de diferentes tamanhos e segmentos. Quanto maior a organização, mais complexo pode ser a estruturação das informações e, por consequência, sua análise.

Para Luciano Martins, project owner do SAJ ADV, o software jurídico pode ser considerado um aliado dos profissionais que desejam aplicar o Business Intelligence na gestão do escritório de advocacia. A operação em nuvem, proporciona o armazenamento de uma grande quantidade e variedade de dados e informações da banca. O registro e o acompanhamento dos atendimentos e processos, entre outras atividades relacionadas às atividades do escritório, são feitos em uma única plataforma de forma integrada.



Explica, Martins, dessa forma:

O primeiro passo é identificar quais são as informações relevantes para a gestão do escritório. Para pequenos e médios escritórios ou para advogados individuais, informações sobre as áreas ou assuntos mais procurados por clientes são muito relevantes. A análise pode indicar que há uma grande demanda por determinadas áreas do Direito. Já para os escritórios maiores, é importante  analisar informações como custo de processos por assunto. Ou mesmo apontamento de horas de colaboradores, custos e tempo de uma determinada ação. No caso de departamentos jurídicos, estes normalmente necessitam de outras informações. É o caso, por exemplo, da classificação de risco de processos, provisionamento, custas e depósitos judiciais, além do ingresso e baixa de processos.

Confira como aplicar os indicadores de desempenho no escritório de advocacia, iniciativa que pode auxiliar os gestores a obter informações relevantes das principais atividades da banca e de seus profissionais.

gestão de escritório de advocacia

Software jurídico integrado à ferramentas de BI na gestão para advogados

Pelo fato de integrar uma variedade de dados das mais diferentes áreas do escritório, um software jurídico como o SAJ ADV, oferece ganhos de produtividade na elaboração de relatórios e na análise de grandes volumes de informações. Dessa forma, passa a ser possível organizar os dados na ferramenta e acessá-los de qualquer dispositivo móvel com internet. E contribui, enfim, para a gestão de escritório de advocacia.

Torna-se viável dar um tratamento adequado aos dados disponíveis no software, transformando-os em informação relevante, de modo que os gestores possam realizar análises mais aprofundadas para direcionar suas ações. Nesse sentido, Luciano reforça que o uso de um software jurídico como o SAJ ADV integrado à ferramentas de BI, é um importante recurso para que os escritórios de advocacia identifiquem oportunidades de mercado e promovam a melhoria nos procedimentos internos da banca para um melhor desempenho.

“Inicialmente as informações do escritório podem ser catalogadas em planilhas do Excel ou Google Docs, e os dados podem ser analisados com tabelas dinâmicas ou gráficos. Se o escritório possuir um software jurídico, como o SAJ ADV, as informações vão estar armazenadas e estruturadas em um formato adequado para análise, e o advogado investe mais tempo na interpretação do que na classificação delas. O escritório também pode utilizar uma ferramenta de BI em conjunto com o Software Jurídico, como o Power BI da Microsoft, que possibilita a importação de dados e análise de tendências”, explica Luciano.

Obtendo uma visão ampla do escritório de advocacia

Ao integrar o Business Intelligence (BI) à gestão de escritório de advocacia com a ajuda de um software jurídico como o SAJ ADV, os gestores passam a ter uma visão mais ampla do negócio. E isto é essencial para a gestão de escritório de advocacia. Os líderes e gestores, assim, devem investir em estratégias assertivas para o desenvolvimento sustentável da banca a longo prazo.

O desafio da gestão na advocacia

O SAJ ADV – software jurídico, por exemplo, disponibilizou um material gratuito sobre a desmistificação da gestão de escritório de advocacia. E nele aborda o empreendedorismo como um desafio para gestão na advocacia.

O profissional da área do direito não possui, em sua formação, conhecimento técnico em áreas estratégicas para o negócio. As faculdades de Direito ainda carecem em administração, recursos humanos, marketing, atendimento ao cliente, entre outras. Pensando nesse desafio, disponibilizamos gratuitamente o eBook “Desmistificando a gestão de escritórios de advocacia“. O material revela dicas importantes que podem contribuir para gerenciar as rotinas de trabalho. Além disso, pode auxiliar a melhorar a comunicação entre equipe e clientes.

Aspectos gerenciais dos escritório de advocacia

Portanto, é essencial que se pense nos seguintes aspectos gerenciais quando se fala de gestão de escritório de advocacia:

  • Gestão de escritório de advocacia sem sobrecargas de trabalho;
  • Como a gestão de escritório de advocacia eficaz pode resultar na melhor distribuição de horas de trabalho;
  • Software para advogados: funcionalidades aplicáveis à rotina de trabalho;
  • Benefícios de curto, médio e longo prazos com a utilização de um software para advogados.
  • Como a automatização das rotinas permite que o profissional tenha mais tempo para advogar e menos dispêndio em atividades burocráticas.

E para fazer o download gratuito desse material exclusivo é super simples. Basta clicar AQUI.

Gerenciar o escritório, enfim, e apostar na tecnologia pode ser a solução para problemas básicos de administração. A Businesse Intelligence é uma ferramenta que veio, então, para facilitar as estratégias na advocacia. E, desse modo, contribui para diminuir o tempo com atividades manuais e gerar mais tempo para as atividades jurídicas.

Quer saber mais novidades sobre o gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *