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Blog institucional para advogados: benefícios da produção de conteúdo

Um blog institucional é uma ferramenta de trabalho muito interessante para quem deseja iniciar no marketing de conteúdo na advocacia, que é uma estratégia de captação de clientes excelentes e que respeitas as regras da OAB

  • Marketing Jurídico
  • André Rogal
  • 17 de março de 2021
  • Atualizado em: 18 de março de 2021
  • Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Quais as vantagens de um blog institucional?

Um dos formatos mais conhecidos de marketing digital e muito indicado para os advogados é o marketing de conteúdo. Visto com bons olhos por ser informativo e não ferir o código de ética da OAB, muitas agências e profissionais de comunicação recomendam que os advogados usem este método, principalmente por meio do blog institucional do escritório.

O advogado, por sua vez, acaba se animando com este formato, em geral porque já está habituado com a escrita e imagina que seus textos vão poder ranquear no Google no curto e médio prazo.

Além disso, escrever no blog institucional pode ser de graça, se o advogado não quiser o auxílio de uma agência, ele mesmo poderá alimentar o blog, certo?

O problema é que muitos destes argumentos não se concretizam e acabam frustrando quem acredita na estratégia de marketing de conteúdo pelo blog institucional. Dessa forma, muitos acabam até mesmo abandonando todas as estratégias, dizendo que o “marketing digital não funciona”.

Por isso, vou enumerar alguns pontos que podem criar uma expectativa correta sobre o trabalho com blog institucional e marketing de conteúdo. Também vou dar algumas dicas que podem ajudar quem decide trilhar este caminho. Assim, quem adotar esta estratégia estará ciente do que este formato pode render.

1. Como criar um bom conteúdo digital?

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que subir no Google com marketing de conteúdo está cada vez mais difícil, principalmente por causa da competitividade.



Vários escritórios tem adotado a estratégia de blog institucional, por isso, agora é mais difícil conseguir publicar um conteúdo 100% novo. Isso porque, aqueles textos comuns em 2016 como “Tudo o que você precisa saber para sua aposentadoria”, já não são novidade para o publico.

Essa realidade de certa forma idealista de ranquear no Google com um conteúdo totalmente novo já não existe mais. Assim sendo, é importante ter clareza de que tudo o que for publicado hoje está mais para uma releitura sobre um determinado assunto.

Mas isso não é necessariamente ruim, afinal, é comum em diversas áreas da vida esse tipo de atividade. Na academia, por exemplo, se usa muito a citação de outros autores para novos artigos.

O ponto é, o blog institucional é importante para mostrar a posição e o conhecimento do advogado na matéria em que ele atua.

2. Como o blog institucional pode te ajudar na captação de clientes?

Mais importante do que escrever em formato de listas de dicas ou de guias, é utilizar o blog institucional como um portfólio de seu conhecimento. Assim, os visitantes de seu site tem maiores informações acerca da expertise que o profissional tem em sua área de atuação.

O objetivo, no caso, não está em mirar no ranqueamento do Google, mas sim em trazer uma boa experiência para o usuário. Isso porque, ele pode ser apenas alguém que esteja atrás de solucionar dúvidas básicas sobre alguma área do Direito, mas pode ser também alguém que esteja decidindo contratar um escritório atuante e que tenha experiência em alguma área.

Independentemente do objetivo do usuário, manter o blog institucional em atualizado e com técnicas de ranqueamento é essencial. Afinal, se ele estiver buscando um escritório, o conteúdo ira influenciar na escolha.

No entanto, se ele estiver apenas querendo sanar uma dúvida, o blog também irá o ajudar. Assim, se em algum momento ele precisar do seu serviço, com certeza irá lembrar do conteúdo do seu blog, e consequentemente, do seu escritório.

blog institucional

3. Como escrever em um blog institucional?

Para tanto, o blog institucional também será útil em todo este processo de convencimento.

Outra dica muito comum é “esqueça o jurídiques”, como forma de incentivar uma linguagem mais acessível, mas particularmente eu sou contra a unanimidades como esta. Já atendi casos em que advogados atuavam em processos de difícil resolução em conjunto com outros escritórios e conquistaram as parcerias justamente por demonstrarem, no formato de artigo acadêmico, toda a expertise necessária para atuar naquela questão.

Pode ter certeza de que não será sempre no formato de lista e de linguagem simplificada que um advogado conseguirá uma boa reputação. Isso porque, a questão está muito mais ligada ao público que ele atende.

Em muitos casos, a linguagem acadêmica será bem-vinda. Já em outros o mais apropriado será um formato mais simples de comunicação. Tudo vai depender do contexto, não existe uma regra específica de como fazer.

No fim das contas, como reforço, o blog institucional é um espaço para demonstração de conhecimento em vários níveis. Ao natural, à medida que sua página for ganhando relevância, o seu ranqueamento no Google irá subir, mas se preocupe mais em ter um conteúdo bem distribuído e coerente com sua área de atuação, prezando pela autenticidade, afinal de contas, a internet já está cheia de “mais do mesmo”.

4. Devo contratar uma agência para produzir meu conteúdo?

Temos de ser bem realistas nesta parte. Existem profissionais e agências que se denominam como “especialistas em marketing jurídico”, utilizando um adjetivo que denota grande expertise em várias áreas do direito, mas na prática não é bem assim.

A maioria das agências que atendem advogados são formados por profissionais da área do marketing, que já passaram por diversas empresas e sem uma formação consistente no Direito. São, profissionais que até possuem maior intimidade com o jurídico e produzem conteúdos e estratégias de acordo com o código de ética da OAB, mas isso está longe de significar que dominam as várias áreas do Direito.

O que quero dizer com isso? Um profissional de marketing não pode assumir a responsabilidade de produzir todo o conteúdo de um escritório de advocacia sem a ajuda do advogado responsável.

Uma agência que assume a responsabilidade de produzir todo o conteúdo, poderá trazer textos muitos genéricos, que não vão aprofundar no assunto e nem trazer um diferencial, que transmita a particularidade e conhecimento daquele advogado que representa. O que pode ocasionar um trabalho dobrado quando o advogado desaprovar o conteúdo por ser muito superficial.

Por isso, veja a agência de marketing digital muito mais como uma ajuda no processo de edição dos seus textos e artigos.

A agência pode ser útil na edição dos parágrafos, deixando a leitura mais agradável, conferindo a existência de palavras repetidas, substituindo frases e, por fim, fazendo o trabalho de SEO, acrescentando as palavras-chave em um texto bem-feito e autêntico, o que será satisfatório no ponto de vista da experiência do usuário, quanto dos mecanismos de buscas.

Construa sua credibilidade com um blog

Por fim, enxergue o seu blog institucional como um aliado na construção de credibilidade, com foco no médio e longo prazo. Caso queira um retorno no curto prazo, o ideal é investir em mídia paga, como o Google Ads, por exemplo.

Também convido aos advogados e advogadas a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.

Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes.

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André Rogal

Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, com curso em Mercado de Luxo pelo Centro Europeu, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

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