Blogs para advogados: 9 opções para se manter atualizado

Tempo de leitura: 7 minutos

Um advogado nunca pode parar de estudar. Ele precisa estar sempre atento às mudanças nas legislações, às novidades nos entendimentos doutrinários, às jurisprudências formadas. A atualização jurídica, afinal, é tão importante quanto o conhecimento que se acumula ao longo dos anos. E é aí que entra a importância dos blogs para advogados.

Como se não bastasse, o advogado ainda precisa se atualizar em relação a técnicas de gestão de escritório para administrá-lo e conduzi-lo de uma maneira cada vez melhor e mais efetiva. Não é suficiente, por exemplo, passar os dias sentados em cadeiras de salas de aula de cursos e faculdades para obter informações formais. Felizmente, existem outros meios de aprender, inclusive sem sair de casa. Um deles é com os conteúdos da internet.

A internet hospeda, hoje, blogs para advogados de ótima referência e com conteúdos excelentes para informar os profissionais. Tratam-se de boas opções que possuem acesso fácil e rápido. Afinal, pelos mecanismos de busca dos próprios blogs é possível acessar o conteúdo que se procura rapidamente. Além disso, os posts são mais curtos que livros. Então podem apresentar conteúdo de qualidade de forma mais específica e em uma estrutura de fácil apreensão.

Pensando nisso, este post enumera os 9 principais blogs para advogados que estão no mercado hoje trazendo conteúdos mais atuais e relevantes.

1. JusBrasil

Entre os blogs para advogados, o JusBrasil tem grande destaque e é um dos mais conhecidos e acessados do mercado. Na verdade, não se trata apenas de um blog jurídico. Ele vai além. Trata-se de uma plataforma que consegue reunir e aproximar advogados que querem oferecer seu atendimento e pessoas que precisam de orientação ou representação.



Além disso, o JusBrasil também permite que todos os advogados cadastrados publiquem seus próprios conteúdos, para criar uma reputação online. Assim, ele acabou se tornando um grande portal agregador de conteúdo produzido por diferentes profissionais do Direito.

Justamente por isso, no entanto, é preciso analisar bem as informações que você encontra por lá. Afinal, esse perfil agregador funciona quase como um Wikipedia, que possui diversas origens de conteúdo. Portanto, é importante ficar atento para identificar se existe algum erro ou inadequação nas informações disponibilizadas.

2. Consultor Jurídico

O Consultor Jurídico, ou simplesmente ConJur, como é mais conhecido, é, na verdade, uma revista eletrônica.

Os conteúdos disponibilizados, portanto, não se limitam apenas a análise de institutos jurídicos e jurisprudenciais ou ao olhar acadêmico perante as lacunas da lei. O portal também traz artigos, colunas, entrevistas e notícias.

O ConJur reúne, hoje, mais de 100 mil conteúdos e conquistou uma boa credibilidade. Tem a participação efetiva de profissionais de renome do Direito e tornou-se uma fonte de consulta confiável para os advogados.

blogs para advogados

3. Migalhas

O Migalhas é um dos blogs para advogados mais populares no Brasil. Por ser um portal de notícias, o Migalhas acompanha as novidades e os bastidores sobre o âmbito do Judiciário, oferecendo informações factuais e uma análise dos impactos na rotina jurídica e nos demais setores da sociedade.

Além disso, o portal ainda oferece uma agenda que reúne informações sobre eventos de interesse para os profissionais de Direito. E também promove sorteios de livros e inscrições em eventos, com frequência bem regular.

Para completar, o Migalhas ainda traz uma seção onde é possível pesquisar advogados correspondentes por localidade. Em razão da popularidade, o portal é um dos mais procurados por profissionais recém formados e em início de carreira para o cadastro desse tipo de serviço. Portanto, quem estiver interessado pode se cadastrar nessa seção para ser contatados por escritórios com demandas de diligências.

4. Jota

O JOTA é um mais recentes blogs para advogados do país. Em menos de cinco anos, ganhou destaque suficiente para se tornar referência e também um dos mais sérios e reconhecidos sites de informações jurídicas do Brasil.

Trata-se de um portal que oferece conteúdos de qualidade e análises densas a respeito da do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Legislativo brasileiro. Também acompanha de perto o plenário das cortes, os bastidores do mundo do Direito e as grandes decisões da Justiça, trazendo tais informações em notícias exclusivas e em detalhes que as explicam e traduzem suas consequências para o restante da sociedade.

Há pouco tempo, no entanto, o Jota passou a cobrar pelos conteúdos especiais. Quem faz o cadastro no site pode ler até 10 matérias por mês de graça. As demais só permitem o acesso a quem é assinante.

5. Boletim Jurídico

O Boletim Jurídico é também portal jurídico e traz desde notícias dos tribunais até análises doutrinárias. Com uma ampla variedade, o portal apresenta ainda discussões divididas em áreas conforme os próprios ramos do Direito. Há seções, por exemplo, sobre Direito Constitucional, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, entre outros.

O diferencial deste blog para advogados, no entanto, é a seção de modelos jurídicos. Além das notícias e artigos, ele também oferece alguns modelos de peças processuais, que contribuem para o dia a dia de profissionais que estão em busca de produtividade no escritório.

6. MegaJurídico

O portal MegaJurídico surgiu da intenção de disseminar o conteúdo jurídico por meio de uma forma simples e objetiva. O conteúdo deste blog para advogados é majoritariamente proveniente de colunistas: pessoas interessadas em escrever sobre temas jurídicos que enviam materiais com uma certa regularidade. Esse perfil abre, por exemplo, a possibilidade dos advogados firmarem parceria com o site, publicando artigos e divulgando suas ideias.

Além disso, ele também consegue oferecer conteúdo jurídico sob diversas formas. Traz debates, curiosidades, notícias de eventos e, até mesmo, humor jurídico.

7. Âmbito Jurídico

O Âmbito Jurídico está na nossa lista de blogs para advogados, mas, na realidade, é uma revista jurídica eletrônica, formalizada com ISSN. Isso faz dele uma interessante fonte a ser utilizada em trabalhos acadêmicos, com mais peso do que blogs informais, por exemplo.

Portanto, assim como qualquer periódico, a plataforma também recebe submissões de artigos. É diferente, por exemplo, dos textos enviados por colunistas, como acontece em outros portais. Justamente devido ao ISSN, o Âmbito Jurídico precisa seguir as mesmas normas formais e padronizadas das publicação de revistas científicas.

Enviar um conteúdo para esse site, portanto, é uma boa forma de complementar seu currículo Lattes. E, ao mesmo tempo, também ganhar mais visibilidade na internet.

8. Justificando

Colocamos o Justificando entre os melhores blogs para advogados porque ele é elaborado pela equipe da Carta Capital. Isso significa que o site se formalizou como uma fonte jornalística com um viés crítico interessante.

Neste sentido, ele não é realmente um blog sobre Direito, apesar de discutir temas de interesse direto da área. Seu foco, portanto, são principais notícias do país e do mundo, principalmente, na área da política. Ainda assim, vale a pena acompanhar.

SAJ ADV também está entre os principais blogs para advogados

Uma lista dos melhores blogs para advogados não poderia terminar sem o nosso blog, é claro.

Além de trazer conteúdos sobre a gestão de escritório de advocacia e sobre como lidar com os clientes, o blog do SAJ ADV também traz vários artigos sobre questões do Direito que causam dúvidas tanto nos jovens advogados quanto nos profissionais mais experientes.

Também merecem destaque os conteúdos voltados às mudanças mais atuais do Direito brasileiro, como o Novo CPC e a Reforma Trabalhista.

Quer saber mais sobre blogs para advogados? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV diretamente em seu email.

4 Comentários

  1. Avatar

    Gostei das indicações, só senti falta do podcast “Direito ao Ponto”.

    Abraços.

    Responder
    1. Avatar

      Concordo com você. Atualizar-se é sempre necessário, principalmente quando se lida diretamente com relações sociais.

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *