CNA OAB: como prospectar clientes usando o cadastro nacional de advogados
O Cadastro Nacional de Advogados (CNA OAB) é uma plataforma mantida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi desenvolvido com base no Provimento nº 95/2000 e no Provimento nº 103/2004.
- Mercado e Carreira
- Athena Bastos
- 25 de março de 2019
- Atualizado em: 28 de agosto de 2020
- Tempo de Leitura: 5 minuto(s)
O Cadastro Nacional de Advogados (CNA OAB) pode ser uma ferramenta interessante para quem está começando na carreira e precisa conquistar os primeiros clientes. Elaborado como uma fonte de contatos de advogados em diversas áreas do país, o CNA OAB pode funcionar como fonte de pesquisa de profissionais. Utilizá-lo, portanto, não é apenas um meio de conseguir o contato de outros profissionais. Também é um modo de disponibilizar seu contato a todos aqueles que desejarem, incluindo potenciais clientes.
Nesse post vamos buscar mostrar como o CNA OAB pode ser utilizado na captação de clientes. Para saber mais sobre a ferramenta e como potencializar a prospecção através dela, não deixe de conferir!
1. Prospecção de clientes e CNA OAB
Prospectar clientes na advocacia nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, muitas são as condutas proibidas pelo Código de Ética da OAB. Assim, vedadas algumas ações de marketing típicas, a advocacia se torna uma atividade em que a conquista de clientes se dá, sobretudo, pela recomendação e pelo marketing jurídico.
O inbound marketing para advogados, por exemplo, é uma das alternativas para quem quer atrair clientes. Usando conteúdo informativo e de qualidade, somado a ferramentas de SEO, o advogado consegue ser encontrado nos meios digitais. Adicionalmente, publicando um bom conteúdo, é possível levar o próprio cliente a descoberta do seu problema e, assim, reconhecer a necessidade de contratar o serviço, sem que isso fique caracterizado como uma ação de marketing capaz de ferir o Código de Ética da OAB.
Manter uma boa rede de networking também é algo imprescindível. Afinal, contatos podem recomendar contatos. Dessa forma, conhecer outros profissionais pode ser um pontapé para a conquista de novos clientes. E isto pode se dar de diversas formas de interação: eventos, cursos, redes sociais, etc. Apesar das vedações da OAB, portanto, existem meios de oferecer os serviços, sem incorrer em ações que vão de encontro ao Código de Ética.
Quando se é um advogado empreendedor, pensar em questões como essas é um passo fundamental na consolidação e no crescimento do negócio. Nesse sentido, também é importante manter o CNA OAB atualizado e constar na rede do Cadastro de Nacional de Advogados, pois esta pode ser a forma de outras pessoas acessarem o profissional.

Vedações do Código de Ética da OAB
Como o art. 39 do Código de Ética da OAB preceitua “a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”. Expressões como captar clientes na advocacia, portanto, não são bem vistas. Assim, resta a pergunta: como conquistar clientes de outras formas?
O “caráter informativo”, mencionado no referido artigo, é uma das chaves. Compartilhar conhecimento é uma das principais formas. Além de chamar a atenção para o conteúdo com o qual se trabalha, é possível fortalecer o nome no mercado dessa forma, principalmente em se tratando de profissionais inexperientes. Não obstante seja possível atrair clientes dessa maneira, pode-se, por exemplo, conhecer novos profissionais através desses meios.
Contudo, é preciso ressaltar as proibições do art. 40 do Código de Ética. Assim, por exemplo, é vedada a veiculação de publicidade em rádio, cinema e televisão. Ou, por exemplo, em outdoors e espaços públicos, bem como o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos.
Agora imagine a situação: uma advogada A da cidade X acompanha as publicações em um blog jurídico de um advogado B da cidade Y. Contudo, eles não mantêm contato entre si, de modo que ainda não integram a rede de networking do outro. Ocorre que a advogada A possui um caso na cidade Y e necessita de um advogado correspondente naquela região. E sabe que o advogado B trabalha com aquele tema e pode realizar uma sustentação oral, por exemplo. Como ela poderia obter o contato de B, senão pelas redes sociais?
O Cadastro Nacional de Advogados, então, pode ser uma solução, como se verá.
2. O que é o Cadastro Nacional de Advogados?
O Cadastro Nacional de Advogados (CNA OAB) é uma plataforma mantida pelo Conselho Federal da OAB. Foi desenvolvido, então, com base no Provimento nº 95/2000 e no Provimento nº 103/2004.
Desse modo, dispõe o art. 1º do Provimento nº 95/200, com redação dada pelo Provimento nº 103/2004:
Art. 1º O Cadastro Nacional dos Advogados será mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e administrado pelo Secretário-Geral Adjunto, nos termos do art. 103, II, do Regulamento Geral do EAOAB.
Funciona, portanto, como um repositório de cadastro para advogados de todo o Brasil. E será alimentado, dessa maneira, automaticamente, por via eletrônica, pelos Conselhos Seccionais e pelo Conselho Federal.
Assim, é possível, através do CNA OAB, consultar advogados, suplementares e estagiários inscritos no quadro da Ordem. E a busca, por fim, pode ser realizada tanto pelo site do CNA OAB quanto por aplicativos para smartphones, em sistema Android ou IOS.
3. Como pesquisar no CNA OAB?
O CNA OAB permite que o usuário selecione a área de atuação do profissional. Ou seja, que busque advogados por todo o país ou pelos estados. Contudo, para que se conclua a busca, é necessário inserir:
- nome do advogado; e/ou
- número de inscrição nos quadros da OAB.
Como resultado, os usuários encontrarão ose seguintes dados disponíveis:
- nome completo e nome profissional;
- número da inscrição na OAB;
- Conselho seccional e Subseção;
- filiação;
- sexo;
- data de inscrição na OAB;
- fotografia;
- endereço e telefone profissionais;
- e-mail;
- informação de regularidade;
- modalidade da inscrição dos advogados e da sociedade de advogados da qual participa o inscrito.
4. Como utilizar o CNA OAB para prospecção de clientes na advocacia?
Já se abordou aqui como utilizar o CNA OAB para entrar em contato com outros profissionais. No entanto, é possível utilizá-lo para captar clientes na advocacia de forma ética?
Em primeiro lugar, é preciso considerar que a troca de contatos entre profissionais pode ser bastante positiva para a conquista de novos clientes. Contudo, o CNA OAB também possibilita o contato direto entre advogado e cliente. Afinal, para utilizá-lo em uma busca não é necessário cadastro algum, seja na OAB ou no aplicativo. Tal qual explicado, basta digitar o nome do profissional ou seu número de inscrição. Isto, então, leva a outro ponto: é preciso que o possível cliente saiba quem está procurando.
Novamente, retoma-se a necessidade de investir em técnicas de marketing jurídico não invasivo e que estejam em consonância com a OAB. Se o profissional atua na área trabalhista, por exemplo, pode manter um blog jurídico com conteúdos da área.
Ao escrever sobre a área do Direito em que atua, não apenas se faz visível para um eventual cliente que procure informações sobre o problema naquela área, como também se faz referência no assunto. Desse modo, poderá ter seu nome encontrado mais facilmente. E quando esse eventual cliente puder, de fato, se tornar um cliente, poderá acessar, por exemplo, o Cadastro Nacional de Advogados para obter os contatos profissionais e outras informações relevantes daquele profissional que ele pensa em contratar.
Um exemplo:
Empresa A deseja um advogado consultivo para um caso X. Em busca no Google, descobre que a advogada B trabalha com essa temática e poderia auxiliá-la na questão. No entanto, não possui o contato profissional da advogada B. Pode, então, buscar pelo nome da advogada B no CNA OAB.
5. CNA OAB como meio de contato seguro para advogados
Na verdade, os exemplos de possibilidade são diversos. Pense-se, por exemplo, que um nome sempre é referenciado em uma temática. Ou mesmo, imagine-se que um conhecido mencionou o nome de um profissional bastante reconhecido em uma área, mas não possui seu contato.
O Cadastro Nacional de Advogados visa, justamente, facilitar esse intermédio, disponibilizando informações profissionais importantes. Além disso, é um meio de segurança em relação aos profissionais. Afinal, o CNA OAB revela a situação do cadastro na OAB. Ou seja, é uma forma de que o cliente tenha segurança quanto ao profissional cujos serviços está contratando.