Software jurídico – Guia para o uso da captura processual

As configurações da “Central de captura processual” foram atualizadas. Confira nesse post, um guia simplificado para explorar essa funcionalidade no SAJ ADV – Software Jurídico.

Considerada uma das funcionalidades mais requisitadas em um software jurídico para aumento da produtividade e otimização da rotina dos profissionais, a captura processual  consiste em automatizar o procedimento de movimentações processuais para que o escritório obtenha maior controle das demandas em andamento. O recurso permite capturar e importar os andamentos processuais para o software jurídico contratado em até 36 horas após a atualização das informações sobre o processo. Dessa forma, o advogado não precisa consultar manualmente cada um dos processos nos sites dos tribunais em que as ações estão tramitando.

Por meio da Central de captura processual” do SAJ ADV,  é possível cadastrar os processos e acompanhar a movimentação deles de forma automatizada, já que o sistema oferece integração com tribunais e outros órgãos. Assim, as informações relativas à situação e tramitação passam a ser atualizadas automaticamente no sistema para acompanhamento dos profissionais. A periodicidade com que a plataforma realiza as atualizações pode ser definida pelos profissionais do escritório no momento em que estiverem cadastrando o processo por meio desse recurso, basta optar por uma atualização diária, semanal ou mensal.

Na visão de Phelypp Loch, coordenador de desenvolvimento na Softplan – empresa idealizadora do SAJ ADV — um dos maiores benefícios da Central de captura processual” é proporcionar aos profissionais a possibilidade de serem notificados sobre qualquer informação atualizada dos processos que tramitam nos sites dos tribunais integrados ao software jurídico.

software jurídico

Software jurídico: guia simplificado para o uso da captura processual no SAJ ADV

A “Central de captura processual” do SAJ ADV é uma funcionalidade simples de ser incorporada à rotina dos profissionais no escritório de advocacia. Para realizar o controle e acompanhamento do trâmite processual de forma ágil e automatizada por meio da importação dos andamentos processuais para o sistema, é preciso acessar o módulo “Processos” e depois a “Central de captura processual”, para então adicionar o número do processo.

software jurídico



O sistema solicita ainda que o profissional cadastre algumas informações pontuais para capturar automaticamente. Ao utilizar essa funcionalidade para cadastrar os processos no software jurídico, alguns dos dados mais relevantes sobre o processo ficam armazenadas no sistema – como o órgão, esfera judicial, vara e instância. Dessa forma, torna-se possível sincronizar as informações dos processos capturados do tribunal em que tramita a ação para o software jurídico, e o advogado passa a ser notificado sobre a evolução do processo.

Ao tomar conhecimento sobre o andamento processual, o advogado consegue vincular tarefas a outros profissionais do escritório caso seja necessário adotar uma ação específica, como comparecer a audiências ou reuniões e anexar documentos. Todas as movimentações dos processos capturados ficam disponíveis na aba “Andamentos” dentro de cada processo.

Nesse sentido, é importante que o cadastro seja realizado com atenção. Uma informação incorreta do número do processo, instância ou localidade pode impossibilitar o sistema de capturar o andamento da ação automaticamente. Nesse caso, o sistema informa ao usuário a impossibilidade de localizar o processo solicitado para que o profissional realize novamente a ação.  O mais indicado aos profissionais é cadastrar os processos por meio da captura processual, pois permite um controle maior de todas as movimentações do processo.

software jurídico

Funcionalidades presentes no software jurídico para um melhor gerenciamento na rotina processual do escritório.

As funcionalidades presentes no software jurídico devem garantir um melhor gerenciamento na rotina processual do escritório. Por isso, o ideal é que os profissionais explorem melhor os recursos disponíveis no SAJ ADV para obter um diferencial na prestação do serviço ao cliente e agregar valor aos serviços prestados.

Phelypp afirma que a Softplan atualizou a “Central de captura processual”, trabalhando na ampliação da relação de tribunais com os quais o SAJ ADV têm integração. Além disso, tem promovido melhorias desta funcionalidade para diminuir qualquer instabilidade que dificulte o acesso dos profissionais às movimentações processuais.

Ao integrar funcionalidades como Área do Cliente no software jurídico, o recurso de atualização da movimentação processual se torna  um diferencial para o escritório de advocacia. O SAJ ADV possibilita que as informações atualizadas sobre o andamento processual sejam disponibilizadas para os clientes dos escritórios utilizando o recurso “Área do Cliente”, que pode ser acessada via dispositivos móveis conectados à internet. O acompanhamento das capturas processuais permite que advogado faça um contato imediato com seus clientes. Isso influencia diretamente na credibilidade do escritório junto à sua carteira de clientes.

Quer conhecer outras funcionalidades essenciais em um software jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *