Como atrair clientes na advocacia com uso de ferramentas especializadas

A captação de clientes na advocacia é uma forma de atração de clientes no mercado jurídico. O termo, contudo, é vedado, assim como algumas condutas de marketing jurídico, em conformidade ao Código de Ética da OAB, motivo pelo qual se prefere falar prospecção ou conquista de clientes.

Confira 4 tecnologias que ajudam na tarefa de como atrair clientes na advocacia:

A tecnologia é hoje um fator imprescindível para qualquer negócio, e isso vale também para o mercado jurídico. Ela está presente em todos os segmentos da empresa: na área financeira, nas tarefas diárias, e inclusive no marketing. Algumas tecnologias e ferramentas podem ajudar no processo de como atrair clientes na advocacia, mesmo que não sejam desenhadas exclusivamente para essa função. Basta saber quais funcionalidades podem somar a sua rotina e como usá-las no processo de melhoria de captação de clientes.

1. CRM

A primeira dica de como atrair clientes na advocacia é um CRM. CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente). E como o nome já bem expressa, é uma ferramenta para gerenciar o relacionamento com o cliente. Existem muitos softwares de CRM no mercado, inclusive online e específicos para pequenas empresas. A função deles, contudo, não é exatamente atrair clientes. Mas essa é uma consequência do seu uso, já que o sistema coloca o cliente no centro do seu negócio e organiza, automatiza e sincroniza seus processos.

Um bom CRM, então, centraliza grande parte dos dados do escritório de advocacia. Além de clientes, pode-se também cadastrar fornecedores, parceiros e contatos em geral. Manter o banco de dados do CRM sempre atualizado garante relatórios fiéis do real cenário em que se encontra o escritório. Dessa maneira, fica mais fácil usar esses documentos para auxiliar na tomada de decisão. E muda, assim, de maneira mais assertiva os eventuais novos rumos que por ventura o advogado queria tomar.

Ferramentas como o Conta Azul não possuem muitas especializações de segmentos e podem ser a entrada para o universo da gestão de escritório de advocacia. Dessa maneira o advogado pode dar seus primeiros passos e aos poucos ir migrando para um ferramenta mais robusta, como um software jurídico.

2. Sistema de gestão de atividades

A segunda dica de como atrair clientes na advocacia é gerenciar suas atividades. Um software de gestão de atividades, então, é essencial para realizar uma gestão integrada do seu escritório. O SAJ ADV, por exemplo, é um software jurídico exclusivo para escritórios de advocacia e advogados individuais que permite o acesso de qualquer lugar. Isto porque está hospedado na nuvem. Esse tipo de sistema realiza o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, a gestão de compromissos, o controle de receitas e despesas, entre outras funcionalidades. E permite, assim, uma gestão de tarefas bastante eficaz. Seja do seu computador desktop, tablet ou celular, o SAJ ADV sempre se demonstra ágil, seguro e eficaz.

No SAJ ADV é também possível melhorar a comunicação em seu escritório. E isto seja com seus clientes ou mesmo com os próprios colegas advogados. Para o cliente foi desenvolvida a moderna “área do cliente”. Lá, ele poderá consultar seus processos e atendimentos, sem a necessidade de entrar em contato com o advogado responsável pelo caso. Já a comunicação interna ficou muito mais fácil com a característica de rede social que o SAJ ADV possui. Usando o símbolo “@”, podemos marcar qualquer outro usuário do sistema. Aquele que foi marcado, por sua vez, recebe uma notificação semelhante às que recebemos em nossas redes sociais. Fica tudo mais claro e prático!!



3. Produção e gerenciamento de posts

A terceira de como atrair clientes na advocacia diz respeito ao marketing jurídico de conteúdo. Já faz um tempo que os advogados encontraram na produção de conteúdo uma forma de prospectar clientes sem ferir o código da OAB. Produzir conteúdos de qualidade serve para nos tornar referência no assunto no qual escrevemos sobre. E com essa construção de autoridade é natural que nossos nomes comecem a circular entre potenciais clientes.

Duas ferramentas hoje se destacam no mercado da produção de conteúdos. Ambas são bem simples, gratuitas e não necessitam grandes conhecimentos técnicos. E podem, dessa maneira, ser operacionalizadas pelos próprios advogados e demais colaboradores do escritório. WordPress é a primeira, sendo mais robusta, com maior potencial de personalizações e mais moderna. Já o Blogger é mais simples, porém mais indicada para usuários menos familiarizados com tecnologias de produção digital. Agora é escolher a que você mais se adéqua e partir para a produção de seus materiais.

Aqui, além das ferramentas, sugerimos também o aprofundamento de conteúdo: inbound marketing, ou marketing de atração. Essa técnica de marketing de conteúdo consiste no respeito ao momento de compra do cliente. O foco é produzir conteúdos para diferentes clientes (personas) que estão em diferentes estágios na jornada de compra (outro importante conceito do inbound marketing). Dessa forma podemos não só atrair clientes, mas também converter, educar o mercado e fidelizar aquelas que já estão em nossa carteira de clientes.

como atrair clientes na advocacia

4. Ferramenta de gerenciamento leads

Agora que você já possui uma produção regular de posts, trabalhando seu inbound marketing, chegou a vez de trabalhar os leads adquiridos nesse processo. E este é um passo bastante importante em se tratando de como atrair clientes na advocacia. Leads são todos os contatos captados em suas redes sociais, blogs e demais meios de comunicação com auxílio de um formulário. Hoje existem diversas ferramentas especializadas na gestão de contatos, como a catarinense RD Station, por exemplo. Com ela você manda emails marketing, cria segmentações e entende melhor o perfil de leitores que você está atraindo através do inbound marketing. Dessa forma, você pode fazer a gestão completa de seus leads,

Gerir corretamente seus leads é importante para manter sempre aquecida sua carteira de clientes. E assim, mantém sempre seu nome dentre potenciais opções. Aqui vale a máxima: só é lembrado quem é visto. Melhor ainda quando se é lembrado pela excelente qualidade na produção de materiais. Afinal, ali fica claro o conhecimento do advogado. E isto auxilia, enfim, no processo de decisão de compra de possíveis clientes.

5. Afinal, como atrair clientes na advocacia?

A área jurídica não é uma área simples de se fazer divulgação. Então dicas de como captar clientes na advocacia sempre parecem mais complexas, mesmo que não o sejam tanto. Isso se deve principalmente por conta de questões legais que envolvem o marketing jurídico e o importante Código de Ética da OAB. Mas ferramentas como as citadas acima podem ajudar a fazer com que seu escritório de advocacia cresça e você prospecte cada vez mais clientes.

Você concorda? Já faz uso de alguma delas? Se tiver outra sugestão de tecnologia para auxiliar no processo de como atrair clientes na advocacia, compartilhe conosco nos comentários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre como atrair clientes na advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV – Software Jurídico e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *