Como conseguir clientes na advocacia através da negociação?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se trata de prospectar clientes no mercado jurídico, o advogado tem dois bons desafios pela frente. O primeiro deles é a concorrência acirrada, já que estamos falando em um mercado com excesso de profissionais. E, o outro desafio, é como conseguir clientes na advocacia de forma estratégica estratégica, sem esbarrar nos limites do Código de Ética da OAB.

Apenas para atrair o cliente para o seu escritório e apresentar seus serviços, o advogado já tem uma bela contenda pela frente. Porém, a prospecção de um cliente não se resume à atração. É preciso que o advogado saiba como conseguir clientes na advocacia, tornando seus serviços atraentes, além de claro, saber negociar a prestação dos serviços.

Para saber como trabalhar o seu potencial cliente assim que ele toma conhecimento dos seus serviços jurídicos, separamos algumas dicas e estratégias para você! Confira!

como conseguir clientes na advocacia

Conheça o problema do seu cliente

Para quem não sabe como conseguir clientes na advocacia de forma eficiente, é melhor parar de enaltecer seus serviços jurídicos para finalmente olhar para as necessidades do seu potencial mercado. Poucos advogados conhecem de fato seu público alvo e compreendem suas necessidades.



Por se tratar de uma carreira extremamente tradicional, muitos advogados acabam prestando serviços no mesmo formato, sem olhar para o cliente.

[Primeira reunião com um cliente? Não faça esses deslizes!]

Isso, no entanto, vem mudando. Além de muitos escritórios estarem fugindo dos tradicionalismos representados por balanças douradas e o excesso de formalismo, para prestar serviços jurídicos de forma mais conectada com as necessidades do seu cliente.

Para quem pretende fazer uma prospecção efetiva, uma boa dica é estudar seu cliente, conhecer quais são as suas necessidades e repensar seus serviços jurídicos com este foco.

Seja uma autoridade no ramo que decidiu se dedicar

A autoridade e o conhecimento de um advogado ainda pesam muito na contratação. Por isso, além de demonstrar segurança e sólidos conhecimentos jurídicos em uma primeira reunião com o cliente, o advogado deve ser reconhecido no mercado como uma autoridade.

[Já pensou em utilizar um blog como ferramenta para construir sua autoridade no meio digital? Confira nossas dicas!]

Palestrar sobre temas do seu ramo de especialização, estar presente na mídia e participar ativamente de eventos é uma excelente forma de chamar a atenção da sua clientela e já contar com o elemento fundamental que transformam potenciais clientes em clientes. Sim, estamos falando da confiança!

Como conseguir clientes na advocacia? Invista no marketing digital

Boa parte das pessoas já utiliza a internet como principal ferramenta na hora de encontrar um produto ou serviço. Na advocacia, essa premissa não é diferente. Por conta do Código de ética o marketing jurídico conta com algumas estratégias bastante próprias. Porém, sabendo como dominá-las, o advogado pode se destacar na hora de chamar a atenção do cliente, tornando a negociação dos honorários e prestação de serviços muito mais fáceis.

[Quer saber como fazer marketing jurídico sem ferir a OAB? Não deixe de conferir!]

Além de utilizar uma comunicação acessível e didática, o advogado deve escolher quais canais utilizar e como gerar conteúdo de qualidade que possa atrair seu cliente para os seus serviços. O uso das redes sociais e até canais no YouTube vêm se mostrando uma ótima alternativa para advogados. Sabendo trabalhar o conteúdo e não a oferta, as chances de prospectar e conquistar o cliente de forma efetiva são altas!

Conheça bem o valor dos honorários e saiba sua margem para negociar

O cálculo dos honorários advocatícios são um aspecto importante dentro da prestação de serviços e influenciam diretamente no como conseguir clientes na advocacia.

Somente fazendo o cálculo correto de seus honorários que o advogado consegue ser devidamente remunerado pelos seus serviços. Além disso, com um cálculo correto, o advogado sabe exatamente qual a sua margem de lucro e quanto pode negociar junto ao cliente.

[Saiba mais como realizar um bom cálculo de honorários]

Por mais que o profissional deva garantir uniformidade e qualidade na prestação de serviços jurídicos, cada cliente é um cliente. Por isso, ter alternativas para negociar, pode ser uma forma mais efetiva de fechar contratos e conseguir aumentar a sua cartela.

Prospectar vai muito além de atrair um cliente para os seus serviços jurídicos. Para fazer uma prospecção efetiva e saber como conseguir clientes na advocacia, o advogado deve contar com boas estratégias. Essas são apenas algumas das técnicas que podem ser usadas na hora de fechar mais contratos negociando de forma positiva com o cliente. Porém, vale a pena investir em mais estratégias e ir testando seu modelo de negócios até chegar no projeto de escritório que você sempre almejou!

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