Como fazer marketing digital jurídico com pouca verba

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 21 de fevereiro de 2018)

Sabemos  que hoje em dia é fundamental ter estratégias de geração de leads,  como todos os segmentos. No caso do Marketing Digital Jurídico o empreendedor pode começar com estratégias simples para conseguir boas vantagens na internet.

Sabemos que o Google é uma das fontes mais utilizadas pelas Américas para se buscar serviços e produtos. Sabendo disso, o que vamos mostrar são dicas de como você pode começar o Marketing Digital Jurídico de forma moderada, sem deixar de lado a competitividade.

Preciso ter um site para meu escritório de advocacia?

A resposta é sim! Não existe estratégia de Marketing Digital Jurídico sem site. Muitos escritórios me questionam que já possuem o Facebook e por isso não querem ter sites. Isso é um erro, pois a pessoa que está no Facebook não possui intenção de compra, diferentemente do Google, onde as pessoas buscam por soluções, ajuda e principalmente a solução do seu problema jurídico. Cuidado ao contratar uma agência para fazer o site do seu escritório de advocacia, pois muitas delas oferecem planos atraentes mensais, e pode ser um tiro no pé por questões de SEO.

Marketing Digital Jurídico

Blog para escritórios de advocacia

Para se conseguir fazer uma boa estratégia de Marketing digital para escritórios de advocacia, além do site é fundamental que você tenha um Blog onde consiga passar para os seus prospect: soluções, dicas e artigos de qualidade para o mesmo.

Vamos supor que você tenha especialidades no Direito de família. Nada mais coerente do que começar a escrever sobre dicas e soluções sobre casos hipotéticos relacionados ao Direito de família.  Ao longo do tempo o Google verá que seu site terá autoridade e começará a ser impresso no mesmo.

Muitas pessoas não conseguem achar temas válidos e interessantes para escrever. Diante disso deixo uma dica:

Ex: ao selecionar no Google “Direito de família”, no rodapé da página verá algumas dicas de como as pessoas buscam o tema.

Marketing Digital Jurídico

Vejam que o Google mostra de forma simples o que as pessoas buscam para o termo genérico “Direito de Família”. Nota-se que muito dessas buscas estão ligadas diretamente a pessoas que querem conhecer, de forma acadêmica, o tema – o que não é interessante para você.

Agora, se você digitar “Direitos de separação”:

Marketing Digital Jurídico

Observaram que as pessoas nesse caso são mais relacionadas a aderirem aos seus serviços.

Diante disso basta criar artigos como:

  • Dicas de como não se dar mal na separação;
  • Como proceder na separação por traição;
  • Quais os direitos da mulher na separação.

Depois que começar a alimentar o Blog com essas categorias você se tornará autoridade para um segmento específico,  aumentando as chances de virem conversões no site.

Como divulgar meu escritório de advocacia sem gastar, usando o Marketing Digital Jurídico?

Depois que sabemos a importância de se ter um Site e um Blog que poderá ser alimentado por você mesmo, como proceder para divulgar seu conteúdo? Vamos mostrar 2 técnicas interessantes para iniciantes:

1 – Seeding nas redes sociais – Além de postar seu artigo na sua fanpage é fundamental que você selecione grupos no Facebook e no Linkedin que possuem afinidade com o tema e comece a postar de forma clara e objetiva os artigos; isso faz com que aumente o CTR do seu Blog;

2 – Estratégia de Guest Post – A partir do momento que seu Site ou Blog estiver com um número razoável de postagens e visitas, é interessante que você entre em contato com diversos Stakeholders relacionados ao direito e ofereça para escrever algum artigo que link as 2 empresas e que  postem no site deles com um link apontando para o seu site. Isso é fundamental para se conseguir boas posições orgânicas – é o que nós chamamos de Link Building.

Veja o que Matt Cutts, ex-engenheiro do Google, fala sobre o funcionamento dos mecanismos de busca do Google.

Conclusão

Com esses processos que listamos você já começará a ter vantagens com o Marketing Digital, comparado ao seu concorrente. Lembre-se! Para se fazer um bom Marketing Digital Jurídico é fundamental que você resolva a dúvida do lead, sem tentar enganá-lo. Existe uma frase do famoso Philip Kotler que diz: “Quando uma pessoa entra em uma loja de ferramentas e procura por uma furadeira, o mesmo não quer o produto furadeira e sim um furo. Entenda isso e venda um furo”.

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2 Comentários


  1. O marketing digital e seus sub ramos tem ajudado muitos profissionais a aparecerem melhor e mais rápido na internet, e esta matéria me ajudou muito.

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