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Home > Como fazer marketing digital jurídico com pouca verba

Como fazer marketing digital jurídico com pouca verba

  • Colunistas
  • Diego Martins
  • 20 de março de 2017
  • Atualizado em: 18 de setembro de 2020
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Sabemos  que hoje em dia é fundamental ter estratégias de geração de leads,  como todos os segmentos. No caso do Marketing Digital Jurídico o empreendedor pode começar com estratégias simples para conseguir boas vantagens na internet.

Sabemos que o Google é uma das fontes mais utilizadas pelas Américas para se buscar serviços e produtos. Sabendo disso, o que vamos mostrar são dicas de como você pode começar o Marketing Digital Jurídico de forma moderada, sem deixar de lado a competitividade.

Preciso ter um site para meu escritório de advocacia?

A resposta é sim! Não existe estratégia de Marketing Digital Jurídico sem site. Muitos escritórios me questionam que já possuem o Facebook e por isso não querem ter sites. Isso é um erro, pois a pessoa que está no Facebook não possui intenção de compra, diferentemente do Google, onde as pessoas buscam por soluções, ajuda e principalmente a solução do seu problema jurídico. Cuidado ao contratar uma agência para fazer o site do seu escritório de advocacia, pois muitas delas oferecem planos atraentes mensais, e pode ser um tiro no pé por questões de SEO.

Marketing Digital Jurídico

Blog para escritórios de advocacia

Para se conseguir fazer uma boa estratégia de Marketing digital para escritórios de advocacia, além do site é fundamental que você tenha um Blog onde consiga passar para os seus prospect: soluções, dicas e artigos de qualidade para o mesmo.

Vamos supor que você tenha especialidades no Direito de família. Nada mais coerente do que começar a escrever sobre dicas e soluções sobre casos hipotéticos relacionados ao Direito de família.  Ao longo do tempo o Google verá que seu site terá autoridade e começará a ser impresso no mesmo.

Muitas pessoas não conseguem achar temas válidos e interessantes para escrever. Diante disso deixo uma dica:

Ex: ao selecionar no Google “Direito de família”, no rodapé da página verá algumas dicas de como as pessoas buscam o tema.

Marketing Digital Jurídico

Vejam que o Google mostra de forma simples o que as pessoas buscam para o termo genérico “Direito de Família”. Nota-se que muito dessas buscas estão ligadas diretamente a pessoas que querem conhecer, de forma acadêmica, o tema – o que não é interessante para você.

Agora, se você digitar “Direitos de separação”:

Marketing Digital Jurídico

Observaram que as pessoas nesse caso são mais relacionadas a aderirem aos seus serviços.

Diante disso basta criar artigos como:

  • Dicas de como não se dar mal na separação;
  • Como proceder na separação por traição;
  • Quais os direitos da mulher na separação.

Depois que começar a alimentar o Blog com essas categorias você se tornará autoridade para um segmento específico,  aumentando as chances de virem conversões no site.

Como divulgar meu escritório de advocacia sem gastar, usando o Marketing Digital Jurídico?

Depois que sabemos a importância de se ter um Site e um Blog que poderá ser alimentado por você mesmo, como proceder para divulgar seu conteúdo? Vamos mostrar 2 técnicas interessantes para iniciantes:

1 – Seeding nas redes sociais – Além de postar seu artigo na sua fanpage é fundamental que você selecione grupos no Facebook e no Linkedin que possuem afinidade com o tema e comece a postar de forma clara e objetiva os artigos; isso faz com que aumente o CTR do seu Blog;

2 – Estratégia de Guest Post – A partir do momento que seu Site ou Blog estiver com um número razoável de postagens e visitas, é interessante que você entre em contato com diversos Stakeholders relacionados ao direito e ofereça para escrever algum artigo que link as 2 empresas e que  postem no site deles com um link apontando para o seu site. Isso é fundamental para se conseguir boas posições orgânicas – é o que nós chamamos de Link Building.

Veja o que Matt Cutts, ex-engenheiro do Google, fala sobre o funcionamento dos mecanismos de busca do Google.

Conclusão

Com esses processos que listamos você já começará a ter vantagens com o Marketing Digital, comparado ao seu concorrente. Lembre-se! Para se fazer um bom Marketing Digital Jurídico é fundamental que você resolva a dúvida do lead, sem tentar enganá-lo. Existe uma frase do famoso Philip Kotler que diz: “Quando uma pessoa entra em uma loja de ferramentas e procura por uma furadeira, o mesmo não quer o produto furadeira e sim um furo. Entenda isso e venda um furo”.

Bônus: ebook gratuito e exclusivo sobre marketing jurídico digital

Ebook – Marketing digital na área jurídica

Técnicas efetivas, dentro da ética, para advogados. Confira abaixo os tópicos que serão abordados no ebook “Marketing Jurídico: Como captar clientes utilizando o poder da internet“:

  • Técnicas de acordo com o código de ética

    Os advogados estão limitados pelo código de ética da OAB a fazer publicidade pelos meios tradicionais. Diante disso, o marketing digital se torna uma excelente ferramenta de marketing jurídico, já que a publicidade na internet é permitida com foco em conteúdo e relacionamento, que são justamente a base do marketing digital.

  • Por onde começar?

    Neste eBook, você vai encontrar dicas para começar a criar uma estratégia de marketing digital para fidelizar e conquistar novos clientes. Escolher uma área de atuação, definir o público-alvo, construir personas, além de indicar diferentes ferramentas para distribuição de conteúdo sobre o seu escritório pela internet: blog, newsletter, infográficos, entre outros. Confira!

Para fazer o download gratuito desse material exclusivo, basta clicar AQUI.

Da prospecção a fidelização: Jornada do cliente na advocacia

Neste material, conheça o passo a passo da Jornada de Compra de seu cliente, respeitando a regulamentação da categoria, e seguindo o Código de Ética e Disciplina da OAB. Os tópicos do material são os seguintes:

  • Prospecção

    Aprenda como encontrar novos clientes e se posicionar no mercado.

  • Aquisição

    Conheça quais estratégias e táticas você pode usar para adquirir clientes.

  • Fidelização

    Saiba como transformar novos clientes em clientes recorrentes com essas dicas.

  • Retenção

    Aprenda como reativar clientes antigos e fazer com que clientes voltem ao seu escritório.

Você se interessou pelo material acima? Basta clicar AQUI e fazer o download gratuito.

Quer saber mais sobre como implementar um software jurídico no seu escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente no seu email.

Diego Martins

Diego Martins, CEO da Inside Digital, MBA em Marketing Digital pela FGV, possuindo diversos certificados de Inbound Marketing e Google Partner. Passou por diversas empresas como: PSAFE antivirus, Par Mais - planejamento Financeiro e outras. Abordará assuntos ligados ao Marketing Digital para escritórios de Advocacia.

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