Como fazer seu escritório de advocacia ser mais conhecido na internet

Marketing jurídico é o conjunto de ações de marketing voltadas para o universo da advocacia e de acordo com as normas do Código de Ética da OAB.

Consiga mais clientes para o seu escritório de advocacia através da internet!

O sonho de qualquer empreendedor é ter uma empresa reconhecida e visível no mercado. E isto não muda para os advogados, que querem ver seu escritório de advocacia cada vez mais destacados diante de uma concorrência acirrada.

No entanto, para isso acontecer, é comum muitas empresas passarem dificuldades por estarem limitadas. Afinal, trata-se de uma atividade burocrática e cheia de tradições que geram limitações na divulgação e publicidade dos escritórios de advocacia. Basta observar o que dita o Código de Ética da OAB para entender as dificuldades pelas quais passam os profissionais da advocacia.

A partir desses impedimentos, então, nós produzimos um conteúdo cheio de dicas que qualquer escritório de advocacia pode seguir para ter mais notoriedade e chegar até seus clientes com mais facilidade.

Quer entender mais sobre isso? Então continue lendo esse post!

1. Mostre autoridade pelo assunto

A primeira dica para ser reconhecido e ter um posicionamento na internet, portanto, é por meio de um site ou blog jurídico.

Seu maior benefício é permitir que sua empresa explique mais sobre seus serviços, divulgue, assim, o escritório e escreva conteúdos ricos e relevantes para o seu público.



A criação de conteúdo é uma das maneiras mais utilizadas para atrair leads. Os leads, por sua vez, são pessoas interessadas pela empresa e pelos seus produtos ou serviços. Ou seja, são potenciais clientes.

Os assuntos podem ser diversos, desde explicações sobre algumas leis até qual a melhor forma de procurar um bom advogado. Venda os serviços do seu escritório de advocacia de forma indireta e conscientize seus leads!

Por meio da criação de conteúdo, seu escritório consegue ter mais relevância e seus leads saberão que a organização certamente entende do assunto.

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2. Faça SEO

Outro fator essencial para ter visibilidade no mercado é por meio de uma ferramenta denominada SEO.

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca se baseia em estratégias aplicadas na estrutura de um conteúdo ou de um site ou blog, com o intuito de fazer com que o site do seu escritório de advocacia se posicione nos site de busca.

Em outras palavras, o SEO é um conjunto de métodos utilizados em sites para posicioná-los nos mecanismos de busca, como no site de busca do Google ou do Bing, por exemplo.

Existem dois tipos de SEO:

  1. o SEO on page; e
  2. o SEO off-page.

Mas qual a diferença entre os dois?

O SEO on page se trata de estratégias que são aplicadas dentro do site, focando no conteúdo otimizado para se destacar nos sites de busca.

Já o SEO off-page se baseia em uma série de estratégias que envolvem tudo aquilo que é externo ao seu site, como links em outros sites, curtidas de posts e mensagens dos usuários!

Por isso, analise qual a melhor estratégia entre os dois modelos de SEO e qual o melhor modelo para seu escritório se adaptar sem dificuldades.

3. Faça campanhas de anúncios

As campanhas de anúncio do Google são excelentes ferramentas para um escritório de advocacia que quer chegar até seu público-alvo de maneira prática e segmentada.

Ao contrário do SEO, que visa o melhor posicionamento do site de forma orgânica, as campanhas de anúncios normalmente são pagas, porém, dão um resultado rápido e eficaz.

Uma das maneiras de criar campanhas de anúncios é por meio da ferramenta do Google Adwords.

Esse mecanismo tem como função posicionar seu site ou algum dos seus conteúdos nas primeiras posições do Google, por meio das palavras-chave. Ele também pode fazer com que seu anúncio esteja em sites parceiros.

Normalmente, seus anúncios funcionam em forma de leilão, ou seja, o preço mais alto por uma palavra-chave ganha uma posição mais alta em seu site de busca.

Contudo, faz-se a ressalva de que a utilização de mídias pagas na advocacia ainda é um tema polêmico e em discussão na OAB. Portanto, é interessante analisar caso a caso para evitar que se configure a captação de clientes.

4. Esteja presente nas redes sociais

Não poderíamos, entretanto, falar desse post sem mencionar as redes sociais, não é mesmo? Afinal de contas, elas servem justamente para se relacionar com seus clientes!

É comum as pessoas utilizarem as redes sociais para compartilharem informações, se relacionarem, criarem novas amizades e terem conexões.

Já para o escritório de advocacia, as redes sociais são ótimas plataformas de negócios. Com elas, então, é possível divulgar seus serviços e sua empresa, e ainda ter um contato mais próximo e informal com seus clientes.

Além disso, é possível também realizar divulgações e patrocínios pelas redes de maneira segmentada. Desse modo, suas publicações podem atrair mais clientes interessados.

Atualmente, as redes sociais mais utilizadas para se comunicar pelas organizações são: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros.

5. Tenha um canal do seu escritório de advocacia no Youtube

O Youtube é uma plataforma usada para compartilhar vídeos – e agora fotos e stories – de assuntos diversos.

Nessa ferramenta, é muito comum achar inúmeros tipos de informações, como vídeos sobre a produção de disco abrasivo, ou como funciona o aluguel de máquina de fusão de fibra, ou até mesmo sobre serviços de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo.

A mesma coisa acontece com as informações relacionadas ao setor de advocacia. No entanto, ainda há diversos assuntos que não foram explanados, e que há muitas pessoas interessadas pelos conteúdos. Seu escritório de advocacia, portanto, pode aproveitar a oportunidade para se destacar.

Dessa forma, sua empresa pode compartilhar informações relevantes e ao mesmo tempo divulgar sua marca para ser mais reconhecida e atrair clientes!

6. Analise o que sua concorrência faz na internet

De nada adianta criar boas estratégias e conteúdos, se seus concorrentes fazem praticamente a mesma coisa. Por essa razão, analise quem são seus concorrentes e crie métodos para se destacar.

Veja quais são as suas estratégias utilizadas e porque os clientes se interessam pelos seus serviços. Também não se limite apenas de concorrentes da sua região, mas sim, pesquise concorrentes de outras cidades e estados.

Mas lembre-se: o mais importante é não copiar ou utilizar a mesma estratégia, até porque isso apenas irá gerar mais competitividade entre os escritórios. Mas sim, procure maneiras de se diferenciar!

Assim, seu escritório de advocacia pode criar métodos diferenciados e seguir outros caminhos para se posicionar e ser mais visível na internet.

Siga essas dicas e torne seu escritório de advocacia mais visível

Ao longo do post, ficou claro que é possível – e mais fácil do que se imagina – ter visibilidade e ser reconhecido na internet.

Mesmo com a alta concorrência no mercado jurídico, a internet está cheia de oportunidades e com pessoas interessadas pelos conteúdos relacionados ao setor.

Por isso, mostre que o seu escritório de advocacia é autoridade no que oferece e crie conteúdos ricos e relevantes em seu site ou blog.

Além disso, as estratégias de SEO on page e SEO off-page também permitem que o site melhore seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Outra forma de melhorar o posicionamento é por meio de campanhas de anúncios. Apesar de serem pagas, elas dão resultados mais rápidos e dinâmicos.

Também esteja presente nas redes sociais e no Youtube. Essas plataformas serão as melhores pontes entre seu escritório e seus clientes!

Por fim, sempre analise o que sua concorrência está fazendo e quais estratégias ela está utilizando.

O que achou dessas dicas?

Escrito por:

Rafaela Ricardo, formada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais. Email: rafaela.silva@solucoesindustriais.com.br

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