Como prospectar clientes na advocacia e aumentar a sua carteira

O marketing jurídico é um conjunto de estratégias que possuem a finalidade de atrair clientes, se relacionar e converter leads em clientes, tudo isso seguindo os parâmetros delimitados pelo Código de Ética da OAB.

3 segredos sobre como prospectar clientes na advocacia com o marketing jurídico

O setor de advocacia é mais difícil do que parece ser. Além dos processos mais burocráticos e de requerer muita atenção e cuidado, os profissionais precisam sempre buscar novas formas de se destacar e se desenvolver no mercado. Além disso, oferecer um serviço de altíssima qualidade e personalização também é um desafio para esses trabalhadores. Mas não podemos esquecer que tudo isto envolve também, boas estratégias de como prospectar clientes na advocacia.

Podemos afirmar, assim, que um dos maiores obstáculos dentro dos escritórios de advocacia é conseguir fazer uma propaganda e divulgação publicitária para atrair e se relacionar com leads (potenciais clientes). Afinal, o desafio não é criar e desenvolver apenas campanhas de marketing. O desafio é fazer isso da forma correta, sem ferir as leis do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Apesar de existirem muitas regras sobre o marketing jurídico, muitos profissionais da área pensam que não podem conquistar clientes. Entretanto, não é bem assim.

E neste post nós vamos te mostrar que o marketing jurídico tem estratégias inovadoras e que podem fazer qualquer profissional obter sucesso em sua jornada de maneira justa e ética.

Quer saber mais sobre isso? Então vamos lá!

1. O que é marketing jurídico?

Primeiro de tudo, vamos explicar um pouco mais sobre os detalhes do marketing jurídico para contextualizá-lo. E assim, poderemos abordar suas particularidades, sua importância para escritórios de advocacia e a forma de utilizá-lo nas estratégias de como prospectar clientes na advocacia sem configurar captação ilícita ou mercantilização da profissão.



O marketing jurídico é um conjunto de estratégias, com a finalidade de atrair clientes, se relacionar e converter leads em clientes, tudo isso seguindo os parâmetros delimitados pelos órgãos regulamentadores. Portanto, de acordo com o Código de Ética da OAB.

Ou seja, são estratégias de marketing, mas aplicadas com a responsabilidade e seriedade exigida dos profissionais no meio jurídico.

Para entendermos melhor, uma das principais normas do Código de Ética das OAB diz que: “O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.”

Segunda o dispositivo, portanto, o advogado pode sim, realizar propagandas e divulgar seus serviços. No entanto, suas publicações devem ter o intuito de explicar alguma informação ou ter caráter informativo.

como prospectar clientes na advocacia

2. Dicas práticas de como prospectar clientes na advocacia

É claro que existem variações de normas de marketing de acordo com qualquer setor. Outros segmentos, como uma indústria que fabrica stand para eventos, por exemplo, possuem outro nível de exigência. Ademais, são setores que podem realizar outras formas de divulgação vedadas na advocacia. Contudo, apesar das limitação há como prospectar clientes na advocacia sem ferir o Código de Ética e sem pesar no bolso dos escritórios.

Agora que já entendemos sobre o marketing jurídico e suas delimitações, então, nós vamos ver agora quais as formas mais práticas e dinâmicas de prospectar clientes sem ferir o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil.

Por isso, continue nos acompanhando!

2. 1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo e o setor jurídico se trata de um laço inseparável. Isto, pois o Código de Ética da OAB permite que o profissional divulgue seus produtos e sua empresa de maneira mais profissionais e responsável, por meio do repasse de informação. Ou seja, ainda que a prática de marketing típico, como propagandas e oudoors, seja vedada, o conteúdo é permitido. E esta pode ser uma ferramenta importante em se tratando de como prospectar clientes na advocacia.

O marketing de conteúdo se trata da criação de um conteúdo altamente relevante, direcionado a um público-alvo ou a uma persona.

Este conteúdo pode ser mais abrangente e falar de assuntos mais comuns, e pode ser utilizado para atrair clientes e se relacionar, ou pode ser um material mais estratégico, feito para converter leads.

Imagine uma empresa que presta serviços de manutenção de elevador, por exemplo. Para que ela ganhe mais autoridade e se torne uma referência em seu setor, é importante expor todos os benefícios do serviço e da empresa.

O mesmo vale para os profissionais de advocacia!

O intuito do marketing de conteúdo é fornecer materiais informativos e chamativos, e que mostrem todos os benefícios do setor em relação aos serviços e produtos oferecidos.

2. 2. Links patrocinados na advocacia

Recentemente a questão dos links patrocinados ganhou destaque no debate do marketing jurídico. Afinal, esta poder ser uma estratégia de como prospectar clientes na advocacia?

A resposta é sim, os links patrocinados também são uma ótima maneira de anunciar os seus serviços de maneira ética. Mas atenção: é preciso tomar cuidado com a sua aplicação. Então, vamos entender um pouco mais sobre isso.

Um link patrocinado se trata de um anúncio da sua página, em algum conteúdo do seu site ou blog nos mecanismos de busca, ou em algum site parceiro.

Em outras palavras, o link patrocinado é uma forma de impulsionar suas campanhas ou conteúdos.

Se sua empresa produz um conteúdo relacionado o oxigênio medicinal, por exemplo, os anúncios servem para que, toda vez que um potencial cliente procurar pelo assunto, ele encontre sua plataforma antes que outros sites.

Uma das ferramentas de Links Patrocinados mais conhecidos é o Google Adwords. É um software que faz o anúncio da sua página ou conteúdo em seu próprio site de buscas ou em sites parceiros do Google.

Normalmente, quanto maior for o investimento em Link Patrocinado, maior será a visualização do seu anúncio pelos potenciais clientes

2. 3. Foque no atendimento ao cliente

Por fim, mais uma das melhores formas de como prospectar clientes na advocacia é por meio de um atendimento totalmente otimizado.

Podemos afirmar com certeza: proporcionar ao cliente uma boa experiência vale mais do que a qualidade de qualquer produto ou serviço. E por isso tem se falado muito de sucesso do cliente.

É o que diz um levantamento realizado pela Salesforce: segundo a organização, cerca de 80% de todos os clientes entrevistados por 15 países diferentes afirmaram que levam mais em conta a experiência e o bom atendimento, do que a qualidade dos produtos e serviços em si.

Ou seja, é certo dizer que os clientes, ao longo do tempo, se tornaram “mais interativos” e rigorosos quanto ao atendimento de uma empresa.

Por essa razão, hoje em dia existe diversos canais de comunicação, e que qualquer profissional do ramo de advocacia pode usar.

Alguns exemplos são as redes sociais, que são plataformas online feitas para compartilhar e repassar informações, se relacionar e interagir.

Outra opção são a utilização de e-mail, site, blogs, fóruns, aplicativos, entre outros. Além disso, muitos profissionais do ramo de advocacia também apostam no uso de Chatbot.

O Chatbot é uma ferramenta online que transmite mensagens programadas de acordo com a pergunta do cliente, com a finalidade de solucionar todas as questões e tornar a experiência mais agradável.

Esses Chatbots podem ser inclusos em sua própria página na internet ou em seu aplicativo, por exemplo,

Agora que você ja sabe tudo sobre como captar novos clientes em seu escritório de advocacia, o que está esperando para aplicar algumas dessas dicas e ter sucesso em sua jornada?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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