Empreendedorismo no meio jurídico: como se destacar?
O empreendedorismo jurídico são todas as ações que envolvem a gestão de um escritório de advocacia. Empreender nesse mercado tem se tornado cada vez mais o sonho de muitos advogados
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- 27 de janeiro de 2021
- Atualizado em: 24 de dezembro de 2021
- Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
O calendário de fim de ano de grande parte dos brasileiros é marcado por inúmeros sonhos e metas. Trocar de carro, sair do aluguel, conseguir uma promoção no emprego, conhecer o mundo e abrir o próprio negócio são alguns dos desejos mais comuns. Assim também, o empreendedorismo, é um marco na vida de muitos profissionais.
Isso porque, ser o seu próprio chefe e idealizar um modelo de negócios é o sonho de muita gente. Inclusive de advogados, sejam eles recém-formados ou já consolidados no mercado.
O fato é que o empreendedorismo no meio jurídico exige muito mais que o conhecimento de leis e questões burocráticas. Portanto, é necessário ir além: entender sobre o mercado, estudar os aspectos que envolvem a gestão do negócio, entre outros pontos cruciais.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos um conteúdo repleto de informações e estratégias para quem busca mergulhar no universo do empreendedorismo jurídico. Aqui neste post, você verá 5 passos necessários para se destacar neste mercado. Boa leitura!
A OAB permite o empreendedorismo no meio jurídico?
Uma das maiores dúvidas entre os advogados é sobre se a OAB permite ou não o empreendedorismo, uma vez que se trata de uma forma de mercantilização. Embora pareça algo simples, é uma questão extremamente compreensível.
Isso porque, muitos profissionais passam boa parte da carreira ouvindo que a advocacia é um tipo de serviço que não pode ser mercantilizado, ouvindo absurdos em relação às limitações de marketing e sendo vistos como ‘’loucos’’ aqueles que apostam em algo diferente.
Mas, o empreendedorismo não tem relação nenhuma com a mercantilização. Mercantilizar é tratar o serviço jurídico simplesmente como um produto, isto é, fazer promoções financeiras (50% de desconto), ou outras atividades que o tratem como tal.
Em contrapartida, empreender é investir recursos na gestão de um escritório, tornar o atendimento ao cliente uma experiência prazerosa e aplicar estratégias de marketing dentro do que é estabelecido pelo Código de Ética da OAB.
5 estratégias para empreender no meio jurídico
Ainda que você trabalhe em sociedade ou seja um advogado autônomo, é fundamental pensar em estratégias para fazer com que o seu negócio cresça. Se for um escritório, então, esse é um passo ainda mais importante.
Antes de mais nada, precisamos mencionar que existem 5 pontos importantes para abrir um negócio no meio jurídico: a análise de finanças, a produtividade, o atendimento ao cliente, a padronização de serviço e o marketing.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles, destacando pontos essenciais e que fazem a diferença na hora de apostar no empreendedorismo. Confira!
1. Controle financeiro
Se tem uma coisa que a faculdade de Direito não ensina é sobre administração. Por isso, muitos profissionais saem da universidade sem entender nada sobre finanças, gestão, etc. Ainda assim, a saúde financeira do negócio deve ser sempre priorizada.
O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é entender seus custos, fluxo de caixa, honorários, e saber avaliar antecipadamente se precisa investir mais tempo em prospecção ou se pode cobrar o valor de mercado aos clientes.
Com um bom sistema de organização financeira, é possível entender se a sua cobrança de honorários está realmente correta.
2. Padronização de serviço
Antes de tirar o seu negócio do papel, é importante responder às seguintes perguntas: quem ficará responsável por acompanhar os prazos? Como profissionais vão saber dos prazos que precisam ser entregues? Quais são os processos urgentes? Qual é o padrão de escrita e formatação de documentos?
Todos os pontos levantados acima precisam ser avaliados, tanto para garantir a qualidade do serviço, quanto para padronizar a comunicação do escritório entre terceiros. Além disso, a padronização do serviço é importante para evitar que prazos sejam extrapolados.
O Trello, por exemplo, é um sistema de gestão de tarefas que permite realizar a delegação de atividades para profissionais escolhidos, além de lembretes e anotações. Assim, você consegue definir os responsáveis por cada atividade e manter o controle de prazos.
Vamos imaginar que o seu escritório atende empresas do ramo B2B, como uma empresa de caixa de inox. Ao utilizar o Trello, é possível avaliar o andamento de cada atividade, adicionar lembretes e acompanhar se as delegações já foram concluídas.

3. Produtividade no empreendedorismo jurídico
Tarefas repetitivas afetam o engajamento dos funcionários. Além disso, pesquisas apontam que, acima de 8h diárias, as pessoas produzem menos. Por isso, é fundamental ficar atento em relação ao desempenho dos profissionais.
Dessa forma, é fundamental que o empreendedor encontre maneiras de aumentar a produtividade dos funcionários, diminuir o fluxo de trabalho e fazer com que todos se sintam à vontade para expressar suas insatisfações e ideias.
Assim sendo, o escritório deve – e pode – treinar algumas técnicas para melhorar o desempenho dos colaboradores, além de fornecer um ambiente de trabalho propício para construir um bom clima organizacional.
Ademais, sabe-se que para garantir a produtividade dos colaboradores a chave é a organização. Por isso, contratar um sistema que permita maior visualização das atividades é uma ação indicada.
Também a utilização de metodologias de projetos, que permite ao gestor acompanhar o passo a passo das atividades e medir a produtividade de cada funcionário.
4. Atendimento ao cliente
De nada adianta colocar em prática todas as estratégias acima e não oferecer um bom atendimento ao cliente. No entanto, são poucos os advogados que realmente pensam na experiência do público, desde o primeiro contato até o fim da relação.
Mergulhar no universo do empreendedorismo exige que você esteja atento a todos os aspectos que norteiam o seu negócio, principalmente em relação ao público-alvo. A boa notícia é que há inúmeras formas de oferecer um bom atendimento ao cliente. São elas:
- Ouvir atentamente o problema do cliente;
- Pedir feedbacks;
- Praticar a empatia;
- Mostrar-se acessível;
- Esclarecer dúvidas e questionamentos;
- Entre outros.
5. Marketing para empreendedores no meio jurídico
Por fim, o marketing é a palavra de ordem para que você alcance o sucesso com o seu empreendedorismo jurídico. Antes, você deve conhecer o Código de Ética da OAB e entender quais são as limitações estabelecidas para essa atividade.
Você pode, por exemplo, produzir conteúdos informativos e relevantes em seu site ou blog, a fim de educar e engajar a sua audiência. Outra alternativa é marcar presença nas redes sociais e interagir com os usuários, visando a comunicação com o seu público-alvo.
Assim, você ganha visibilidade e credibilidade. Aumentando o engajamento com o seu negócio e garantindo que, sempre que seu público precisar, eles irão te procurar.
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Escrito por: Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.