Competitividade Jurídica – Vencendo a concorrência com marketing digital

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Se você é um advogado que não deixa a concorrência te intimidar e nem te impedir de fazer um bom trabalho, está indo bem – mas isso não é o suficiente. É essencial, mas qualidade não é o único atrativo que você pode oferecer a uma clientela cada vez mais exigente e cheia de opções.

O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados. Na sua área do Direito, seja ela qual for, certamente também não há poucos. A única maneira de se sobressair é construindo uma marca que desperte a identificação e confiança dos seus atuais e potenciais clientes.

Nesse texto, você vai entender como o marketing digital pode ajudar nisso. Confira!

O branding como diferencial competitivo

Muitos advogados podem ter acesso ao conhecimento, a tecnologias e recursos que os permitam prestar um serviço jurídico de alta qualidade. Logo, não são essas as ferramentas que irão tornar um profissional mais requisitado que os outros.

A grande diferenciação não está somente no que é feito, mas sim, no modo como é feito, e nas características únicas de cada profissional. É isso que compõe a sua marca como advogado.

Chamamos de “branding” o processo de construção e fortalecimento de uma marca – nesse caso, a sua marca pessoal, ou marca jurídica.

É o branding que determina porque um consumidor escolhe um produto ou serviço em detrimento de outro, mesmo sabendo que ambos detêm a mesma qualidade e atingirão a mesma finalidade.

O branding jurídico, se bem feito, transmite ao cliente a essência do profissional, aquilo que o torna diferenciado, e assim consegue atingir o público certo, gerando identificação e engajamento.

Marketing digital como ferramenta de branding

O marketing digital atua como uma ferramenta na estratégia de branding, por meio de ações de marketing que reforçam as características mais marcantes do profissional ou empresa.

O propósito do marketing, por si só, é levar ao público informações relevantes sobre uma marca, para mostrá-lo que essa marca é a que melhor lhe atende e deve ser a escolhida.

Dentro do contexto da advocacia, o propósito de uma estratégia completa de comunicação focada em marketing digital é divulgar um advogado como sendo a pessoa mais adequada para resolver um determinado tipo de problema. É isso que um advogado vende: credibilidade e competência para fornecer soluções.

Competitividade Jurídica marketing digital

Nesse espectro, uma das mais eficientes ferramentas de marketing digital é o inbound marketing jurídico.

O inbound marketing jurídico trabalha com a produção de conteúdo voltada para o público alvo do advogado, de acordo com a sua área de atuação e perfil de clientela que deseja alcançar.

Isso pode ser feito com:

  • Blogs;
  • Postagens em redes sociais (texto, imagem, vídeo);
  • E-mail marketing;
  • Ebooks para advogados;
  • Webinars, transmissões ao vivo;
  • E outras ferramentas.

Entre todas as possibilidades de marketing jurídico, o inbound marketing é o que oferece o menor risco com a maior chance de resultado. É uma estratégia que não fere o Código de Ética e Disciplina da OAB, e surte efeitos excelentes no médio e longo prazo, conforme você verá no próximo item.

Conquistando a confiança para destacar-se

O grande trunfo do inbound marketing é não ser invasivo nem soar como uma coação ao cliente. Por meio de constantes publicações que atendem aos seus interesses e dúvidas, o próprio cliente irá chegar à conclusão de que aquele advogado tem credibilidade e competência para ajudá-lo.

Obviamente, é um trabalho focado no médio e longo prazo – não se constrói uma reputação sólida em poucos meses. Mas, exatamente por isso, os resultados gerados por estratégias de inbound marketing jurídico são mais satisfatórios. Nem sempre os resultados começam a aparecer após 5 ou 10 textos publicados em um blog, por exemplo. São necessárias paciência e constância, sem nunca deixar que a qualidade e relevância dos conteúdos se percam.

É aos poucos que se desenvolve uma relação de confiança entre cliente e advogado – e a confiança, você deve saber, é um ativo extremamente valioso no mercado. Uma vez que o advogado se firma como referência no assunto, ele conquista a confiança de seus clientes, fideliza-os e sucessivamente conquista outros.

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