Advogado, confira as diferenças entre computação em nuvem e local

Tempo de leitura: 6 minutos

No artigo 9 vantagens de um software jurídico na nuvem, o blog do SAJ ADV explicou como funciona uma solução na nuvem e apresentou vários benefícios em contratar essa tecnologia. Alguns exemplos citados foram: a centralização das informações, o aumento da produtividade no escritório de advocacia e a mobilidade.

Mas, quando falamos em servidores, o que é melhor: um servidor local ou computação em nuvem? O primeiro nada mais é que um computador de alta capacidade de armazenamento, projetado para agrupar todas as informações de um escritório de advocacia ou de uma empresa; já o segundo servidor fica em um ambiente virtual – geralmente um data center – que além de arquivar todos os documentos da organização, também é responsável  pelos upgrades e backups do sistema e arquivos.

Quer entender os benefícios e desvantagens de operar com um servidor local  e da computação em nuvem? Então vamos lá…

Computação em nuvem x servidor local: quais os benefícios?

No caso do servidor local ou interno, a disponibilidade do sistema não depende da internet, mas esse benefício também pode se transformar em uma desvantagem quando o advogado precisa acessar algum documento quando está fora do escritório. Além disso, existem outras questões que precisam ser abordadas como, por exemplo, a localização e climatização do servidor, o acesso de pessoas ao ambiente, já que ele contém informações sigilosas, e também a responsabilidade pelo back up dos arquivos e upgrades do sistema utilizado.

Já um servidor que conta com os benefícios da computação em nuvem tem mais segurança física, economia de espaço e suporte técnico em TI. A empresa contratada é responsável pela proteção dos dados, atualizações do sistema e manutenção dos computadores. Além disso, uma das grandes vantagens em adquirir esse modelo de servidor é a escalabilidade, ou seja, o escritório pode contratar maior ou menor quantidade de armazenamento e processamento de dados dependendo de sua necessidade no dia a dia de forma rápida e prática, o que não acontece no modelo de servidor local.



Tipos de computação em nuvem

Os valores variam de empresa para empresa e estão relacionadas com o nível de segurança das informações e a estrutura de TI utilizada. Existem basicamente três tipos de computação em nuvem: a nuvem privada (ou local), a pública e a híbrida. A primeira limita consideravelmente os benefícios da computação em nuvem, pois utiliza toda a estrutura de TI da empresa e utiliza apenas a tecnologia envolvida no gerenciamento e virtualização para aumentar os recursos de rede do escritório de advocacia ou empresa.

Já a computação em nuvem pública é a forma com que organizações como o Google e a Amazon oferecem seus serviços de computação em nuvem. O valor investido na tecnologia acaba se tornando mais acessível pois a infraestrutura de funcionamento é dividido entre várias empresas. Além disso, o armazenamento e processamento de dados é oferecido via assinatura e podem ser ampliados e reduzidos de acordo com a demanda dos clientes.



Por fim, a nuvem híbrida é um meio termo entre os dois modelos, o escritório pode, por exemplo, armazenar na nuvem pública informações mais gerais e deixar na local dados que considere sigilosos. Assim o escritório pode obter o melhor das duas tecnologias.computação em nuvem

Servidores e tamanho do escritório

As duas tecnologias têm suas vantagens e desvantagens, mas a decisão de contratação ou não de um servidor vai depender do tamanho e da complexidade dos processos atendidos em seu escritório de advocacia. Se o seu escritório é de grande porte, os advogados viajam bastante e precisam acessar a rede, a computação em nuvem faz mais sentido do que utilizar servidores internos. Mas se esse não é o caso do seu negócio, investir em um software jurídico na nuvem pode ser uma excelente saída para centralizar as informações do escritório, aumentar a produtividade da equipe e usufruir da segurança que a computação em nuvem proporciona.

O SAJ ADV, por exemplo, é um software jurídico na nuvem que além de garantir segurança dos dados, mobilidade e ser responsável pela atualização da solução, também conta com várias funcionalidades para proporcionar uma experiência de gestão eficaz no escritório de advocacia, seja na área financeira, comunicação, gestão de processos ou na leitura de intimações e delegação de tarefas.

Funcionalidade EXCLUSIVA – Edição de documentos na nuvem direto no software jurídico

Ter uma ferramenta de gestão integrada garante maior segurança e agilidade no controle do seu escritório. E para que seja ainda mais efetivo, é importante que o máximo de atividades da rotina do advogado sejam realizadas dentro do software. Foi pensando nisso que o SAJ ADV desenvolveu, em parceria com a gigante Microsoft, a funcionalidade que permite editar seus documentos na nuvem, dentro do sistema.

Isso tudo é possível graças a integração do SAJ ADV com o Office 365 da Microsoft. Os mesmos Word e Excel que você já está acostumado a user em seu computador, porém 100% online. E por ser integrado, é muito simples e rápido fazer sua edição de documentos na nuvem. Você pode fazer o upload dos seus arquivos no software jurídico ou mesmo criar direto na ferramenta. Se você usa Linux ou Mac, fique tranquilo, a funcionalidade também funciona nesses sistemas operacionais. Além, é claro, de rodar no Windows, que também é da Microsoft e possui fácil integração com o pacote Office.

Agora você terá enfim a organização de seus documentos em um só lugar. A computação em nuvem já é realidade e você pode sentir seus benefícios em diversas frentes. Com isso também diminuímos custos com armazenamentos físicos, e ajuda na politica de sustentabilidade e redução do consumo de papel. Isso sem falar no quesito produtividade e lucratividade que você terá em seu escritório de advocacia.

Agora que você já conhece os benefícios da computação em nuvem, faça um teste gratuito de 15 dias no SAJ ADV. É grátis para experimentar todas as suas funcionalidades, basta clicar aqui. Sem compromisso, contrato ou qualquer outra exigência.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre computação em nuvem? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *