Melhorando a comunicação com o cliente utilizando um software jurídico

Tempo de leitura: 4 minutos

O blog do SAJ ADV já explicou como um software jurídico pode auxiliar os advogados a gerenciar atividades simultâneas, a demonstrar resultados para os clientes e a aumentar a produtividade nos escritórios de advocacia. No post de hoje, vamos mostrar como uma solução pode auxiliar os profissionais a melhorar a comunicação com o cliente, afinal comunicação não é o que se fala ou o que se escreve, mas como essa informação é assimilada e interpretada pelo receptor.

No artigo A linguagem jurídica e a comunicação entre o advogado e seu cliente na atualidade, a autora Suzana Minuzzi Reolon lembra que o Direito, além de ser uma ciência social interdisciplinar está presente no dia a dia das pessoas, desde a resolução de conflitos entre vizinhos, passando pelo pagamento de impostos e, até, no nascimento de uma criança. Para tanto, ela destaca que a linguagem é o instrumento de trabalho do advogado: é com a comunicação, seja oral ou escrita, que o profissional aconselha, negocia, escreve petições e defende os interesses dos seus clientes. E, portanto, deve ser clara, objetiva e sem o famigerado “juridiquês”.

Entre as boas práticas para melhorar o contato entre os advogados e os clientes podemos citar: o profissional deve sempre se colocar no lugar do cliente; identificar suas crenças, emoções e limitações; ouvir com atenção; e evitar interpretar informações de acordo com o seu ponto de vista.

Agora que você já sabe a importância da linguagem no trabalho dos advogados, continue a leitura deste texto e veja como um software jurídico pode contribuir para uma comunicação ainda mais eficaz e transparente.

Como ocorre a comunicação sem um software jurídico?

Quando um escritório de advocacia não conta com uma ferramenta de gestão como um software jurídico, precisa de muito mais tempo para se preparar para uma reunião com o cliente, já que essas soluções permitem a integração entre várias áreas de um escritório de advocacia: gestão financeira, atendimentos, processos, intimações, entre outros. Se a demonstração de resultados é com uma empresa, por exemplo, é necessário marcar uma reunião com os colaboradores para identificar a situação dos processos, troca de e-mails, documentos e atividades desenvolvidas pela equipe em determinado tempo para poder gerar um relatório. Quando o escritório contrata um software jurídico, essas informações ficam concentradas em apenas um lugar e para acessá-las basta alguns cliques.



E como um software jurídico pode ajudar?   

Um software jurídico organiza as várias informações do escritório de advocacia, como por exemplo, o registro das reuniões, atividades realizadas em determinado período, armazenamento de documentos, captura automática de andamentos, entre outros.

Como o SAJ ADV pode ajudar na comunicação?

O SAJ ADV é um software jurídico que além de concentrar várias funcionalidades em um único lugar ainda contribui para uma comunicação mais eficaz com a carteira de clientes do escritório de advocacia. A solução captura a atualização das movimentações de um processo no Tribunal de Justiça, permite a leitura de intimações e distribuição de prazos de forma eletrônica e utiliza a computação em nuvem para armazenar os documentos referentes aos processos.  Assim, quando os gestores tiverem reuniões importantes com seus clientes podem organizar todas as informações necessárias para os relatórios com muito mais agilidade.

software jurídico

Além disso, o software jurídico SAJ ADV permite que o escritório libere um acesso ao cliente para que consulte em tempo real os atendimentos e processos que possui no escritório. Nessa área do cliente, é possível acessar o histórico de tarefas e andamentos, visualizar e baixar os documentos produzidos pelo escritório e, até, possibilita que o cliente envie documentos de forma eletrônica para os advogados.

Agora que você já sabe como um software jurídico pode ajudar o seu escritório a melhorar a comunicação com a carteira de clientes, clique aqui e faça um teste gratuito do SAJ ADV.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *