SAJ ADV: conheça melhor as funcionalidades do melhor Software Jurídico
O SAJ ADV é um software jurídico desenvolvido pela Softplan, mesma desenvolvedora dos sistemas SAJ. O SAJ ADV é um sistema de gestão voltado para a advocacia privada.
- Funcionalidades SAJ ADV
- Equipe SAJ ADV
- 30 de março de 2015
- Atualizado em: 28 de abril de 2021
- Tempo de Leitura: 6 minuto(s)
O que é o SAJ ADV ?
Empreender na advocacia não se trata apenas de abrir o escritório e ser bom em determinada área. É essencial entender de gestão, saber analisar resultados, fazer o controle financeiro, entre muitas outras atividades que acompanham o dia a dia de quem aceita o desafio que é o empreendedorismo jurídico. No entanto, uma maneira de facilitar o trabalho dos advogados e advogadas, sejam os gestores ou não do escritório é utilizando um sistema como o SAJ ADV.
O SAJ ADV é um Software Jurídico desenvolvido pela Softplan com intuito de atender as demandas da advocacia privada. Ele contribui com a gestão completa do escritório de advocacia, com funcionalidades que ajudam a fazer um melhor controle de atividades, processos, finanças, etc.
Assim, a rotina jurídica se torna mais fácil e otimizado. Dessa maneira, todos conseguem garantir mais tempo livre para suas atividades pessoais, já que as tarefas estão organizadas e automatizadas?
Mas o que é um software jurídico, afinal? Veja no próximo tópico.
O que faz um software jurídico?
Basicamente, um software jurídico é um sistema ou programa online que foi desenvolvido para atender demandas dos profissionais jurídicos. Isto significa que, um software jurídico pode apresentar uma ou mais soluções para uma ou mais dores.
Por exemplo, um software que contribui com pesquisas de jurisprudência automatiza essa atividade da advocacia. Assim, o trabalho se torna mais célere, ou seja, solucionou a dor em relação a tempo de uma atividade e produtividade.
Em sistemas como o SAJ ADV, a solução é facilitar toda a gestão, seja de escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos. Para te ajudar a entender melhor, então, vou te contar um pouco mais sobre cada uma das funcionalidades do sistema. Continue a leitura!
Como é o painel de controle do sistema?
O painel de controle do SAJ ADV é basicamente a sua primeira visão do sistema. Assim que você entrar no sistema irá visualizar, na aba superior os módulos: gestão, atividades, processos, financeiro e documentos. Ainda nessa aba você irá visualizar uma barra de pesquisa, uma ferramenta de engrenagem, uma “cartinha” onde ficam as notificações do sistema, um ponto de interrogação que te levará até a central de ajuda, aos vídeos do YouTube ou ao contato com o atendimento.
Cada um dos módulos da aba tem submódulos. Em gestão, você encontra os submódulos atendimento e pessoas, também consegue abrir os relatórios do sistema, caso deseje emitir um. Já em atividades você encontra a lista de atividades, novamente relatórios e o painel de tarefas.
Em processos você tem acesso a todos os processos do seu escritório e às intimações. Além disso, tem acesso à central de captura processual, aos processos movimentados, e mais uma vez, relatórios. No módulo financeiro, você acessa as receitas e despesas, contas a pagar e receber, extrato de conta, caixa e banco, solicitações, integrações de receitas e despesas e relatórios. Por fim, em documentos, você tem acesso aos seus arquivos, a modelo de documentos e claro, ao propositor de documentos.
Abaixo disso, você encontra a opção de escolher o tipo de visualização que deseja: pessoal ou escritório. Ao lado disso se encontra o botão novo, para que você crie um novo processo, compromisso ou atendimento e também uma nova pessoa ou tarefa.
Mais abaixo você encontra as abas de calendário, tarefas, intimações, andamentos, audiências e compromisso. E para finalizar, abaixo ainda você encontra o calendário, com todas as suas atividades ou do escritório registradas, a depender da visualização que escolher. Veja como é o painel de controle do SAJ ADV:

Como funcionam os módulos do software jurídico?
Falaremos agora um pouco mais sobre os módulos. Para isso é importante destacar algumas coisas. Os relatórios são encontrados em vários módulos porque, de fato, podem ser retirados relatórios acerca da atividade daquela funcionalidade.
Além disso, as tarefas e compromissos são similares e buscam manter a organização do escritório. A diferença entre elas é, basicamente, o tipo de atividade. Isto significa que, por exemplo, em compromissos eu marco atendimentos ou outras reuniões com clientes. Já em tarefas, eu marco um documento a ser produzido, etc.
Agora vou falar sobre as funcionalidades mais importantes do sistema como o módulo de processos e o propositor de documentos e indicar que dor cada uma delas resolve.
Atendimento a clientes com o SAJ ADV
Não é apenas um módulo do SAJ ADV que facilita a sua comunicação com seus clientes, são vários. O primeiro é o módulo de atendimentos, onde você consegue registrar seus atendimentos. Você pode fazer isso no desktop ou no mobile, na mesma hora que o cliente solicitar o atendimento.
Além disso, você pode registrar seus clientes em pessoas. Com esse registro no sistema, você consegue cadastrar os seus clientes na área do cliente do SAJ ADV. Assim, seu cliente pode se auto atender quando ele for uma das partes de um processo e desejar visualizar o andamento do mesmo.
Uma outra maneira de informar seu cliente sobre o processo do qual ele é parte é por meio do compartilhamento. No Desktop, você consegue compartilhar via e-mail e WhatsApp as informações que desejar com seu cliente. No mobile é possível compartilhar em qualquer aplicativo que você utiliza para se comunicar com ele.
Controle de Processos com o SAJ ADV
Uma tarefa indispensável na advocacia é o acompanhamento de processos, afinal, nenhum advogado deseja perder um prazo. Isso porque, a perda de prazo, além de prejudicar suas atividades, prejudica o seu cliente, e um cliente insatisfeito pode causar muitas perdas para um escritório.
Digo isto porque, como você já deve saber, a satisfação dos clientes é o que faz qualquer negócio crescer.
Desse modo, o SAJ ADV permite que você acompanhe os processos com mais eficácia, já que, além de capturar automaticamente os processos nos tribunais, o SAJ ADV automaticamente, agrupa tudo em segurança e, principalmente em um só lugar.
A vantagem é a eliminação de papéis no escritório e claro, o tempo que você economiza, até porque, ter que buscar um processos manualmente dá um trabalho desnecessário, não é? Uma outra atividade que faz muitos advogados perderem tempo é a procura por um processo em um arquivo físico. De maneira geral, esses arquivos são enormes e guardam grande quantidade de documentos.
Assim, utilizando um sistema jurídico você poupa tempo, e como muita gente no mundo dos negócios diz “tempo é dinheiro”.
Controle de intimações
O controle de intimações é similar ao andamento de processos. No entanto, a vantagem desse módulo é a sugestão de tarefas, feita pela Inteligência Artificial (IA) do sistema. Isto é, ao receber uma intimação, seja eletrônica ou não, o sistema já sugere a tarefa que você deve realizar de acordo com aquela intimação. Dessa forma, o sistema otimiza ainda mais o seu tempo.
Elaboração de documentos
Quando o sistema sugere uma tarefa, em alguns momentos, esta será a elaboração de algum tipo de documento. É por isso que o SAJ ADV também possui uma funcionalidade que ajuda os advogados e advogadas a produzir os documentos que desejam. Essa funcionalidade é o propositor de documentos.
No propositor de documentos você encontrará modelos de documentos pré prontos, onde será necessário apenas o preenchimento dos campos específicos do cliente. Nem preciso dizer que aqui você economiza ainda mais tempo, certo?
Controle Financeiro com sistema jurídico
Por fim e não menos importante, quero te contar um pouco das vantagens de utilizar o módulo financeiro do SAJ ADV.
Que fazer o controle das finanças é indispensável em qualquer empresa você já sabe, não? O problema é que, a maioria dos cursos de direito não preparam seus alunos para o empreendedorismo jurídico. Assim, o ensino sobre controle financeiro não ocorre e na hora que os advogados e advogadas empreendedores precisam fazer esse controle, acabam não sabendo por onde começar.
Esse é um passo importante para garantir a escalabilidade do seu escritório e uma boa gestão das finanças em um departamento jurídico. Dessa maneira, contar com um sistema onde você consegue contribuir com essa gestão facilita bastante.
Com o SAJ ADV você consegue então controlar todas as suas entradas e saídas, além de verificar os relatórios financeiros e conseguir fazer uma análise das finanças mais assertivamente. Ademais, com o módulo financeiro do SAJ ADV você consegue ainda emitir boletos para seus clientes, tornando o fluxo mais organizado e fácil.
Além desses, o SAJ ADV tem muitos outros benefícios e módulos para te ajudar. No próximo tópico, então, te conto como saber mais sobre o sistema. Também quero lembrar que o software jurídico está sempre em melhoria, assim, todas vez que temos uma novidade no sistema, um artigo é publicado sobre ela. Fique atento ao nosso portal para não perder nada!
Contratei o SAJ ADV. E agora?
Ao adquirir o SAJ ADV, se você contratou o sistema e a implementação ou um plano que já possui a implementação, o time irá te contatar para alinhar os próximos passos e fazer a implementação.
Se acaso não foram esses os modos de contratação, você pode passar pelo onboarding no sistema ao realizar o nosso teste e também ao contratar o sistema. Ainda nesse caso, e em caso de clientes que já passaram do período de implementação e ainda tem dúvidas sobre o uso do sistema, é sempre possível retirá-las em nossa FAQ, no canal do youtube ou ainda, aqui mesmo, em artigos do portal, onde sempre publicamos as novidades do software.