Consulta processual automatizada: o jeito certo de fazer

Consulta processual é o acompanhamento que o advogado faz de seus processos. No SAJ ADV – Software Jurídico ela é automatizada, porque feita por meio de robôs que varrem e filtram comunicações processuais disponíveis em Diários Oficial de Justiça, entregando-as diretamente no sistema.

Como captura de movimentações por softwares jurídicos gera produtividade

Uma boa gestão de escritório de advocacia depende de um controle de andamento processual de qualidade. Do contrário, você deve saber melhor do que nós o que acontece: perda de prazos processuais e por aí vai. E isso está atrelado à possibilidade da consulta processual automatizada.

Então, vamos visualizar um cenário comum em um escritório de advocacia: 5 colaboradores e cerca de 1.000 processos para acompanhar. Provavelmente, bem parecido com o seu, não é? Muito trabalho em pouco tempo!

Se você está lendo este artigo por isso, é porque se fartou do trabalho de fazer o acompanhamento manual de cada processo. Já fez as contas de quanto tempo por mês isso representa?

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar o importante papel de um software jurídico para permitir que a consulta processual automatizada amplie a produtividade e eficiência do seu escritório.

A captura processual automatizada por robôs

A captura automática de andamentos processuais por meio de softwares é a importação dos andamentos processuais do Poder Judiciário – como do Tribunal de Justiça de São Paulo – ou de um órgão administrativo – como a Secretaria da Receita Federal – para o sistema desenvolvido para escritório de advocacia.

Este recurso possibilita aos advogados, dessa forma:



  • receber periodicamente o andamento processual de seu interesse;
  • dispensar a necessidade de consulta de andamento de processo a processo individualmente nos diversos sites de Tribunais.

Ao receber a movimentação processual, o advogado pode identificar a situação do processo e tomar uma ação como:

  • distribuir memorias ou razões finais (Novo CPC);
  • solicitar o levantamento de alvará, entre outras.

Não por acaso esta é uma das funcionalidades mais desejas por quem procura um software jurídico. Mas, paradoxalmente, é uma das que gera maior descontentamento. Por que isso acontece? Vamos explicar aqui embaixo. Mas, antes, vamos explicar como funciona a captura de andamentos processuais. Pois a resposta tem a ver com o modo como essa entrega acontece.

Como funciona a captura de movimentações

Atualmente a maior parte das rotinas de consulta processual automatizada são realizadas por robôs.

Tais robôs são programas criados para lidar com grande volume de dados, capturar o conteúdo dos sites dos tribunais e converter este conteúdo em informações para o software jurídico.

Informações de identificação do processo, das partes e andamentos, entre outras são extraídas pelos robôs que periodicamente realizam a conexão ao tribunal, fazendo a varredura e filtragem de atualizações nos processos.

Enquanto uma pessoa demora várias horas para consultar um processo, extrair os dados dos andamentos e intimações e, ainda, transferi-los manualmente para uma base ou planilha de gestão processual, um robô pode realizar esta mesma operação em segundos.

O que acontece com a infraestrutura de TI do tribunal

Na maioria dos casos, uma questão importante começa aqui. Um tribunal que possui infraestrutura computacional para atender as 1.000 conexões de um determinado escritório em uma semana passa a receber essas requisições em poucas horas.

Multiplique este número por processos distribuídos em escritórios de todo país, sendo consultados diariamente. O resultado é percebido diariamente pelos advogados no site de tribunais indisponíveis ou que apresentam lentidão.

Neste ponto, começa o conflito de interesses entre:

  1. advogados que desejam ter seus processos atualizados diariamente; e
  2. tribunais que não possuem infraestrutura computacional ou mecanismos de integração para atender a demanda.

E há um componente adicional: os mecanismos de proteção da fonte original.

Impactos do captcha na prática jurídica

Com vistas a minimizar ações que possam afetar a qualidade do funcionamento da plataforma, sobretudo decorrentes do uso excessivo do sistema por robôs de softwares automatizados, tribunais têm feito o uso dos captcha.

Captcha é o acrônimo de Completely Automates Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart. Em outras palavras é um teste (identificar imagens ou digitar um código) que visa separar humanos de máquinas, com o objetivo principal impedir o acesso automatizado de robôs a informações.

Para evitar estes captchas, diversas técnicas são usadas, desde softwares especializados a apresentar o captcha para o usuário de capturas individuais a pagar para pessoas digitá-los.

Então, em virtude dessas limitações, os robôs podem ter acesso restrito a alguns horários ou a um número determinado de logins antes de serem impedidos de fazerem varreduras, sob pena de bloqueio.

É nisto que reside a desconfiança dos advogados nas ferramentas automatizadas de consulta de andamentos processuais. Evidentemente, ainda que afete a consulta, não a inviabiliza. Pelo contrário, gera mais segurança. Vejamos por quê.

Tribunal e softwares jurídicos: unidos pela tecnologia

Para solucionar os problemas apresentados acima, Tribunais e empresas de softwares jurídicos trabalham juntos para criar uma interface de integração que automatiza a captura de andamentos. O que isso significa?

Que a consulta processual automatizada, portanto, é feita sem a necessidade de consultar toda a base de processos de um escritório.

Por fim, isso, em vez de inviabilizar o funcionamento das ferramentas, otimizam. Porque além de não serem barradas, elas vão operar com a plataforma em pleno funcionamento, fazendo uma entrega efetiva para o escritório.

Veja, portanto, como isso funciona o SAJ ADV.

consulta processual automatizada

Consulta processual automatizada: integração do software com órgãos do Poder Judiciário

A Softplan, empresa que desenvolve o SAJ ADV, é conhecida pela tecnologia empregada na integração direta com os órgãos do Poder Judiciário, em modelos existentes nos produtos para Ministérios Públicos, Procuradorias Estaduais e Municipais.

Agora não é apenas dentro dos órgãos públicos que se pode encontrar isso. Embora a integração direta ainda não seja possível, existem robôs que fazem esse trabalho de integração.

Assim, a tecnologia de ponta passou a ser utilizada em um software para advogados integrado com tribunais e outros órgãos de todo o país, permitindo a consulta processual automatizada.

Inteligência artificial e machine learning em software jurídico

No SAJ ADV, além do advogado poder realizar a consulta processual automatizada, ao receber uma captura de intimação, o sistema faz a leitura do documento e, com base nas informações contidas, sugere as atividades que devem seguir a partir dali.

Por possuir machine learning em seu algoritmo, o sistema “aprende”, dessa forma, com os feedbacks dos usuários.

Caso você não concorde, contudo, com a sugestão de tarefas a solução também compreende aquele posicionamento. Dessa maneira, automaticamente insere em suas regras que aquele tipo de intimação não deve ter aquelas tarefas sugeridas.

Leia mais: Da planilha à inteligência artificial para advogados: 20.000 ensinamentos

Com os padrões de comportamento dos usuários o SAJ ADV também aprende. E entende, assim, quais tarefas os usuários fazem após ler uma intimação do modo tradicional.

Com essas atividade operacionais automatizadas, sobra mais tempo, então, para o advogado investir em suas teses, peças e outras rotinas mais intelectuais.

Enfim, com o software jurídico integrado aos órgãos do Poder Judiciário, através do uso de robôs, você tem acesso a um sistema rápido, eficiente, que não vai te deixar na mão.

Benefícios da inteligência artificial na advocacia

Além disso, com a tecnologia de machine learning, você poderá fazer muito mais do que apenas uma consulta processual automatizada. Pois a inteligência artificial na advocacia permite:

  • obter do sistema uma leitura do documento do processo;
  • receber do software sugestões de atividades que devem ser realizadas, a partir do que está indicado no documento;
  • editar as atividades que você não concordar e, assim, ensinar o sistema a ser mais assertivo nas próximas análises;
  • ser mais ágil na análise dos processos e economizar o tempo gasto em atividades mecânicas;
  • investir em atividades mais intelectuais, como o reparo de teses e peças jurídicas;
  • ampliar a capacidade do escritório de atender mais clientes com o mesmo número de colaboradores e mais.

Automatize sua rotina e aprimore suas práticas jurídicas como outros 20.000 advogados

O SAJ ADV é o software jurídico que já organiza e otimiza o trabalho de mais de 20 mil advogados no Brasil. Isso porque, com ele, você é capaz de gerenciar seu escritório de advocacia com agilidade, eficiência e segurança.

Por isso, nosso software para advogados também auxilia a fidelizar clientes na advocacia, permitindo uma comunicação mais direta por meio da geração de informações para esses clientes através de relatórios ou de um recurso como a área do cliente, dentro do próprio sistema.

Então, gerencie suas tarefas, acompanhe seus atendimentos e processos em qualquer lugar, com seu computador ou smartphone. Experimente grátis por 7 dias como é simples aplicá-lo em sua rotina.

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2 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde.

    Gostaria de saber os parâmetros utilizados pelo software SAJ ADV na consulta do processo de consulta no site dos tribunais. Por exemplo, é possível realizar a consulta pelo CNPJ da empresa.

    Adicionalmente, eu consigo emitir relatórios de processos ativos e encerrado pelo software?

    E por último, qual seria o valor para aquisição?

    Desde já obrigado!

    Responder
    1. Athena Bastos

      Bom dia, Ocimar!

      Acerca dos parâmetros utilizado pelo software jurídico do SAJ ADV, é possível consultar as intimações publicadas no Diário Oficial e os andamentos processuais nos tribunais e CNJ, inclusive pelo CNPJ da empresa.

      E também é possível emitir relatórios de processos ativos e encerrados.

      Quanto ao valor para aquisição, possuímos planos diferenciados de acordo com a quantidade de OABs cadastradas, quantidade de processos e serviços inclusos.

      Você pode realizar o cadastro no link abaixo, e um dos nosso consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas e conversar sobre os diferentes planos.

      https://materiais.sajadv.com.br/conversa-especialista-em-software-juridico

      Abraços!

      Responder

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