Consulta processual automatizada: o jeito certo de fazer

Tempo de leitura: 8 minutos

Uma boa gestão de escritório de advocacia depende de um controle de andamento processual de qualidade. Pensando nisso, neste artigo vamos abordar o importante papel de um software jurídico para permitir que a consulta processual automatizada amplie a produtividade e eficiência do seu escritório.

A captura automática de andamentos processuais por meio de software, consiste na importação dos andamentos processuais do Poder Judiciário – como do Tribunal de Justiça de São Paulo – ou de um órgão administrativo – como a Secretaria da Receita Federal – para o sistema desenvolvido para escritório de advocacia. Este recurso possibilita aos advogados:

  • receber periodicamente o andamento processual de seu interesse;
  • dispensa a necessidade de consulta de andamento de processo a processo individualmente nos diversos sites de Tribunais.

Ao receber a movimentação processual, o advogado pode identificar a situação do processo e tomar uma ação como:

  • distribuir memorias ou razões finais (Novo CPC);
  • solicitar o levantamento de alvará, entre outras.

O software para advogados também possibilita auxilia a fidelizar clientes na advocacia, permitindo uma comunicação mais direta por meio da geração de informações para esses clientes através de relatórios ou de um recurso como a área do cliente, dentro do próprio sistema.

Aparentemente diversos problemas do dia a dia podem ser resolvidos com esta funcionalidade.



Consulta de movimentação processual por robôs e seus problemas comuns

A captura automática de andamentos processuais é uma das funcionalidades mais desejadas por clientes que procuram um software jurídico, mas, paradoxalmente, é uma das que gera maior descontentamento de clientes. Por que isso acontece? Vejamos.

Atualmente a maior parte das rotinas de consulta processual automatizada são realizadas por robôs.

Os robôs são programas criados para capturar o conteúdo dos sites dos tribunais e converter este conteúdo em informações para o software jurídico.

Informações de identificação do processo, das partes e andamentos, entre outras são extraídas pelos robôs que periodicamente realizam a conexão ao tribunal e atualizam os dados de processos.

A consulta de movimentação processual automática é convertida em economia e agilidade para o escritório.

Enquanto uma pessoa demora vários minutos para consultar um processo, extrair dados e transferir para um sistema, um robô pode realizar esta operação em segundos.

Imagine um cenário comum, de um escritório de advocacia, com 5 colaboradores e cerca de 1.000 processos.

Quanto tempo demoraria para atualizar os dados de todos os processos do escritório? Dias, semanas? Um robô pode fazer isso em menos de uma hora.

Na maioria dos casos, uma questão importante, começa aqui. Um tribunal que possui infraestrutura computacional para atender as 1.000 conexões de um determinado escritório em uma semana passa a receber estas requisições em poucas horas.

Multiplique este número de processos distribuídos nos escritórios do país, sendo consultados diariamente. O resultado é percebido diariamente pelos advogados no site de tribunais indisponíveis ou que apresentam lentidão.

Neste ponto, começa o conflito de interesses entre:

  • advogados que desejam ter seus processos atualizados diariamente
  • e os tribunais que não possuem infraestrutura computacional ou mecanismos de integração para atender esta demanda.

Para minimizar o impacto na infraestrutura de TI dos tribunais, que também é utilizada por servidores do órgão, o CNJ institui a resolução CSJT N.º 139, de 24 de junho e 2014 que determina:

III. IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS PARA INIBIR A CAPTURA DE DADOS POR MEIO DE CONSULTAS PÚBLICAS

a. Adotar uma solução de captcha para consultas públicas em processos, acórdãos e jurisprudências, assim como nas buscas em diários eletrônicos;

b. Substituir o método “get” por “post” nos formulários de pesquisa, com a finalidade de dificultar a visibilidade das variáveis de consulta.

A aplicação de captcha tem como objetivo principal impedir o acesso automatizado de robôs.

Para “burlar” estes captchas existentes diversas técnicas que vão desde softwares especializados, apresentar o captcha para o usuário para captura individuais ou até mesmo pagar para pessoas digitarem o captcha.

Alguns destes captchas podem ser mais complexos para burlar, fazendo com que robôs parem de funcionar.

É neste ponto que os usuários de softwares jurídicos que possuem a captura de andamentos percebem a instabilidade do recurso.  Ele pode deixar de capturar andamentos por diversos motivos, tais como:

  • implantação ou alteração do mecanismo de captcha na página de consulta processual;
  • manutenção ou indisponibilidade dos portais de tribunais;
  • alteração no formato e resultado da consulta;
  • bloqueio da rede ou de robôs de captura.

Estes pontos podem ser contornados, mas podem demorar horas ou até mesmo dias para a normalização dos serviços.

Uma forma de solucionar os problemas apresentados acima, é o trabalho em conjunto de Tribunais com empresas de softwares jurídicos no qual sejam oferecidas interfaces de integração.

Com elas a consulta processual automatizada é feita sem a necessidade de consultar toda a base de processos de um escritório.

É possível a criação de políticas de acesso que limitem o número de consultas simultâneas aos serviços dos tribunais, entre outros.

O CNJ já tem iniciativas neste sentido com o MNI, porém o projeto na versão 2, não contempla de forma clara a integração com advogados e escritórios de advocacia.

Andamento Processual

Consulta processual automatizada: integração direta do software com órgãos do Poder Judiciário

A Softplan, empresa que desenvolve o SAJ ADV, para evitar essas possíveis instabilidades, trabalhou em uma integração direta com os órgãos do Poder Judiciário.

Este modelo de integração já existe nos produtos para Ministérios Públicos, Procuradorias Estaduais e Municipais oferecidos pela Softplan. Agora, os advogados podem usufruir destes benefícios também, através do SAJ ADV.

Inteligência artificial e machine learning em software jurídico

Segundo estudos, um advogado investe cerca de 3 minutos para ler cada intimação recebida e decidir quais tarefas devem ser realizadas.

Fez as contas de quanto tempo por mês isso representa?

Nós fizemos e por isso decidimos trazer um pouco de inovação para esse setor.

No SAJ ADV, além do advogado poder realizar a consulta processual automatizada, ao receber uma captura de intimação (que também é uma funcionalidade do software jurídico), o sistema faz a leitura do documento e com base nas informações contida, sugere as atividades que devem seguir a partir dali.

Por possuir machine learning em seu algoritmo, o sistema “aprende” com os feedbacks dos usuários.

Caso você não concorde com a sugestão de tarefas a solução compreende aquele posicionamento e automaticamente insere em suas regras que aquele tipo de intimação não deve ter aquelas tarefas sugeridas.

Leia mais: Da planilha à inteligência artificial para advogados: 20.000 ensinamentos

Com os padrões de comportamento dos usuários o SAJ ADV também aprende, entendendo quais tarefas os usuários fazem após ler uma intimação do modo tradicional.

Com essas atividade operacionais automatizadas, sobra mais tempo para o advogado investir em suas teses, peças e outras rotinas mais intelectuais.

Resumindo, com o software jurídico integrado aos órgãos do Poder Judiciário você tem acesso a um sistema rápido, eficiente, que não vai te deixar na mão.

Além disso, com a tecnologia de machine learning, você poderá fazer muito mais do que apenas uma consulta processual automatizada, sendo capaz de:

  • obter do sistema uma leitura do documento do processo;
  • receber do software sugestões de atividades que devem ser realizadas, a partir do que está indicado no documento;
  • editar as atividades que você não concordar e assim, ensinar o sistema a ser mais assertivo nas próximas análises;
  • ser mais ágil na análise dos processos e economizar o tempo gasto em atividades mecânicas;
  • investir em atividades mais intelectuais, como o reparo de teses e peças jurídicas;
  • ampliar a capacidade do escritório de atender mais clientes com o mesmo número de colaboradores e mais.

Interessado em aumentar sua base de clientes? Sugerimos que acesse nosso ebook; Captação de clientes na advocacia: Mirando em grandes contas e lucrando mais”.

O SAJ ADV é o software jurídico que já organiza e otimiza o trabalho de mais de 15 mil advogados no Brasil. Com ele você será capaz de gerenciar seu escritório de advocacia com agilidade, eficiência e segurança.

Gerencie suas tarefas, acompanhe seus atendimentos e processos em qualquer lugar, com seu computador ou smartphone. Experimente grátis por 15 dias como é simples aplicá-lo em sua rotina.

2 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde.

    Gostaria de saber os parâmetros utilizados pelo software SAJ ADV na consulta do processo de consulta no site dos tribunais. Por exemplo, é possível realizar a consulta pelo CNPJ da empresa.

    Adicionalmente, eu consigo emitir relatórios de processos ativos e encerrado pelo software?

    E por último, qual seria o valor para aquisição?

    Desde já obrigado!

    Responder
    1. Avatar

      Bom dia, Ocimar!

      Acerca dos parâmetros utilizado pelo software jurídico do SAJ ADV, é possível consultar as intimações publicadas no Diário Oficial e os andamentos processuais nos tribunais e CNJ, inclusive pelo CNPJ da empresa.

      E também é possível emitir relatórios de processos ativos e encerrados.

      Quanto ao valor para aquisição, possuímos planos diferenciados de acordo com a quantidade de OABs cadastradas, quantidade de processos e serviços inclusos.

      Você pode realizar o cadastro no link abaixo, e um dos nosso consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas e conversar sobre os diferentes planos.

      https://materiais.sajadv.com.br/conversa-especialista-em-software-juridico

      Abraços!

      Responder

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