Consulta processual unificada: como pode ser feita?

Tempo de leitura: 6 minutos

O Brasil é um dos maiores países do mundo, em extensão de território. É claro que isso se reflete na grande quantidade de tribunais que compõem nosso Sistema Judiciário. A situação causa uma dificuldade prática para quem trabalha com o Direito: para pesquisar informações referentes a um determinado processo, é preciso acessar o site correspondente ao tribunal em que está sendo julgado e usar o sistema daquele tribunal.

Felizmente, hoje é possível contar com soluções em consulta processual unificada, que simplificam muito essa pesquisa de informações. Esse é o tema do post de hoje, em que você vai conhecer melhor as funcionalidades e seguranças desse tipo de solução.

consulta processual unificada

Soluções em consulta processual unificada

Existem diferentes tipos de solução em consulta processual unificada. Algumas são disponibilizadas pelo próprio poder Judiciário, mas abrangem apenas alguns tribunais e seções judiciárias. Podemos citar, como exemplo de tribunais que oferecem essa solução:

– TRF-4

– TJ-PE

– TJ-PR

– TJ-ES

– TRT-3

Outras podem ser oferecidas por terceiros, como empresas que desenvolvem serviços para escritórios de advocacia, e buscam ser mais abrangentes. Um exemplo é a plataforma Justiça Simples, que promete realizar a busca de processos nos principais tribunais do país, incluindo a Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

E não podemos deixar de mencionar as soluções integradas ao software jurídico. No caso do SAJ ADV, é possível fazer o controle do processo judicial dentro da ferramenta, sem precisar realizar consultas em sistemas e serviços externos. Você vai saber mais sobre esse recurso nos próximos itens, fique ligado.

O que o advogado precisa fazer para realizar a consulta

Isso depende da solução que você está utilizando.

Nas soluções oferecidas pelos tribunais, em geral, qualquer um pode realizar a consulta apenas fornecendo um dos dados essenciais para identificar o processo desejado, como o próprio número do processo ou o nome de uma das partes. Como resultado, é possível visualizar a tramitação do processo, mas não seus autos completos.

Nas soluções voltadas especificamente para consulta processual unificada, os procedimentos podem variar. Usando o exemplo do Justiça Simples, é necessário fornecer o número único do processo, sendo que a busca vai trazer à tela uma imagem de como o processo aparece no sistema do tribunal correspondente. Embora as opções para realizar a busca sejam reduzidas, existem recursos adicionais, como a possibilidade de salvá-la nos favoritos do seu navegador para verificar o processo novamente sempre que quiser sem precisar realizar uma nova busca.

Agora, vamos falar do acompanhamento processual centralizado na ferramenta de gestão do escritório de advocacia.

No SAJ ADV, criar um controle de processos judiciais é bastante simples. Primeiramente, o advogado deve realizar um cadastro de todos os processos que deseja acompanhar na “central de captura processual”. Esse cadastro determina quais são as informações que devem ser monitoradas, e você pode personalizá-lo da maneira que preferir, inclusive selecionando a periodicidade desejada para o envio das notificações. Assim, você também não se sobrecarrega com notificações excessivas, que são uma fonte de distração.

Depois desse procedimento, você receberá automaticamente as informações sobre qualquer mudança ou movimentação nos processos. Porém, não se esqueça de que, para visualizar o teor completo de alguma peça constante nos autos, ainda será necessário acessar o processo com seu cadastro de advogado.

As vantagens da consulta processual unificada

A principal vantagem da consulta processual unificada é otimizar o tempo dos advogados, que precisam acompanhar o andamento de vários processos, sendo que frequentemente eles não estão correndo no mesmo tribunal ou seção judiciária. Considerando todas as atividades que o advogado precisa desempenhar em seu trabalho dentro de um tempo limitado, é muito positivo simplificar ou automatizar aquelas que são mais “mecânicas”, para se concentrar nas que requerem mais reflexão e atenção.

O benefício é ainda maior quando o advogado nem precisa realizar a consulta processual unificada, recebendo as informações dos processos cadastrados por meio do software de gestão do escritório. Os advogados têm muitos processos e, eventualmente, podem se esquecer de fazer as consultas de algum deles. Isso pode levar o advogado a perder prazos processuais e causar prejuízos a ele próprio e ao cliente. Quando as novidades mais importantes chegam até ele na forma de notificações periódicas, o risco de perder prazos fica menor.

Existe mais uma vantagem, no caso do controle do andamento do processo dentro do software jurídico. É que quanto mais atividades podem ser centralizadas em uma única ferramenta, mais conveniente para o advogado. Em vez de ficar indo e voltando entre várias ferramentas, ele pode desenvolver grande parte de seu trabalho por meio de um software para advogados, como é o caso do SAJ ADV.

A segurança dos dados

Em uma era na qual os processos judiciais estão sendo massivamente disponibilizados para qualquer pessoa que deseja consultá-los na internet, algumas medidas de segurança são necessárias para assegurar que não haja mau uso dessas informações.

Quando falamos do acompanhamento de processos feito por meio do software jurídico, a proteção dos dados já está no fato de que somente quem é usuário cadastrado do software pode utilizar esse recurso. Na consulta processual unificada dos sistemas dos tribunais, são implementadas medidas como o “captcha“, aquele campo que deve ser preenchido com letras e números de uma imagem para comprovar que o usuário fazendo a busca é real.

Além disso, é claro, precisamos ressaltar que essas consultas não trazem resultados para processos que correm em segredo de justiça. O andamento desses processos – que incluem, por exemplo, casos de guarda de menor – não pode ser visualizado, exceto pelas partes e seus advogados.

Sobre a segurança dos dados, também vale a pena comentar outro dos recursos do SAJ ADV: O software permite que o advogado crie uma área do cliente com senha, na qual seu cliente poderá visualizar o andamento do próprio processo, além de outras informações relevantes, como datas de reuniões e lançamentos financeiros. Essa é uma maneira segura de dar acesso a essas informações, já que somente quem tiver a senha poderá vê-las. Além disso, é uma maneira de fomentar uma relação transparente com os clientes.

Essas informações despertaram seu interesse para conhecer melhor as funcionalidades do software jurídico SAJ ADV? Faça um teste gratuito agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *