Controle de processos judiciais: diga adeus às planilhas para advogados

Sistema de controle de processos judiciais são as ferramentas que um escritório de advocacia utiliza para gerir e acompanhar as ações de seus clientes.

Saiba por que você otimiza a gestão jurídica com um software jurídico

As planilhas fazem parte da vida de advogados. Provavelmente você, assim como muitos outros profissionais, não consegue imaginar a sua vida sem elas. Pudera. Só no que diz respeito ao controle de processos judiciais, há uma série de planilhas jurídicas servindo para a gestão de atividades, de prazos jurídicos, controle de movimentações processuais e por aí vai.

controle de processos judiciais

Além disso, na gestão do escritório de advocacia, você também as utiliza. E então, elas servem para controle de clientes, cálculo de honorários advocatícios, para controle de produtividade e para a gestão financeira. E dentro de cada uma dessas atividades, há uma cascata de outras tabelas.

De fato, planilhas resolvem boa parte da rotina do escritório. Tanto sabemos disso que, em nossos conteúdos gratuitos, disponibilizamos inúmeras.

Porém, nós também sabemos, assim como você, que é possível fazer tudo que as planilhas fazem de outra maneira – e ela é bem mais segura e prática -, quando dispomos de um software jurídico.

Isso, porque ao investir em um software jurídico que opera na nuvem, como o SAJ ADV, gestores e advogados conseguem gerenciar dados e informações processuais e do escritório com segurança, num lugar só. Nele, pode-se registrar atendimentos, processos, documentos e até as finanças do escritório. Basta acessar a plataforma de qualquer lugar, que você tem o controle de tudo.

E tem mais! Veja quatro motivos pelos quais um software jurídico fará você dar adeus às planilhas na gestão de processos judiciais.



1. O sistema centraliza a gestão de processos judiciais

Apesar de toda a versatilidade do Excel, os recursos são limitados quando se trata de compreender a rotina de um escritório de advocacia. Por isso, a grande vantagem de dizer adeus às planilhas no controle de processos judiciais é que você, de fato, centraliza as atividades processuais e do escritório. Aliás, o sistema é pensado para maximizar a centralização das atividades. Para evitar que você precise ficar saltado de aba em aba para buscar informações.

Para começar, isso acontece porque o sistema funciona em qualquer dispositivo. Aliás, em agosto deste ano lançamos o aplicativo mobile, para que você consulte suas atividades na palma da mão.

Ademais, em constantes melhorias, trazemos toda a agenda de atividades: desde atendimentos, passando pelas movimentações processuais e intimações, até audiências. Dentro do sugestão de prazos, de tarefas e documentos pela inteligência artificial. Na parte de gestão de documentos, com ferramentas como o propositor de documentos e funcionalidades como importação e edição, você já consegue criar e armazenar peças processuais dentro do próprio sistemas após importá-las.

Outro ponto é que, no SAJ ADV todos os membros da banca vão trabalhar no mesmo lugar. Ainda assim, cada um terá a visão, no Painel de Controle, de suas próprias atividades. A visão do escritório todo pode ser liberada ou restrita de acordo com as necessidades de administração.

Além disso, com o recurso Área do Cliente, o advogado pode liberar até aos próprios clientes o acesso a seu processo. Com isso, sem esforço, ele oferece a vantagem de um atendimento transparente com a elegância de uma interface pensada para qualquer usuário compreender.

2. Todo o time engajado no controle de processos judiciais

Processos com menos requisitos geram mais engajamento do time, impedindo gaps e erros. Por isso, trabalhamos com esse objetivo em mente.

Como o software jurídico facilita o manejo de agenda de atividades, processos, prazos e documentos, o engajamento na gestão de processos judiciais vai aumentar. Afinal, os advogados verão o quanto podem realizar a mais com um software jurídico.

Esse benefício aparecerá na rotina de todos desde o começo. Para que a transformação inicie imediatamente, promovemos uma força-tarefa para fazer a transição ao sistema. Portanto, o engajamento do time partirá disso.

Como se mostrou no caso da equipe do Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial, de Itajaí (SC). Todos se engajaram na tarefa de migração de sistema. Em apenas um mês, os funcionários realizaram o cadastro de 2.218 processos no SAJ ADV, o que correspondeu a 74% do total do escritório — a tarefa foi concluída no segundo mês de uso do sistema.

Depois que as informações estão inseridas no software, todos têm o controle de processos judiciais e das atividades nas mãos, e contribuirão para que ele aconteça rigorosamente. Em pouco tempo, o esforço empenhado na transição será recompensado, já que várias atividades tornam-se automatizadas e o tempo de toda a equipe será melhor aproveitado.

3. Controle completo da movimentação processual

Quando se tem grande volume de processos, administrar todas as informações e prazos que decorrem de cada movimentação processual pode ser complicado. A utilização do SAJ ADV – software jurídico, além de integrar tudo isso, ajuda você na automatização.

Você consegue, por exemplo, capturar processos em lote pelo número da sua OAB. Por meio da Central de captura processual do SAJ ADV é possível cadastrar os processos e acompanhar a movimentação processual de forma automatizada, por meio de robôs que fazem a captura nos sites dos tribunais. Além disso, os advogados serão notificados sobre qualquer andamento processual e atualização dos processos que tramitam nos sites dos tribunais.

Com apenas alguns cliques, é possível, então, atualizar a linha do tempo do processo, gerar tarefas e delegá-las, anexar peças e arquivos necessários ou deixar comentários para o grupo.

Dessa forma, tanto os gestores quanto os colaboradores obterão segurança e maior controle de processos judiciais.

4. Sua nova metodologia de controle de processos judiciais

Após a contratação do software jurídico, a equipe do SAJ ADV orienta o time do escritório sobre como usar a ferramenta. E, mirando suas necessidades, ajuda você a traçar suas metas.

Ao personalizar o software para descomplicar a rotina do escritório, a equipe poderá chegar a uma nova metodologia de trabalho. Baseada, de fato, em entrega de valor e performance. A implantação de um sistema inteligente de gestão de processos judiciais cria uma cultura de inovação e de performance. Com isso, a determinação de objetivos e de indicadores de desempenho poderão se tornar realidades na sua banca. E o resultado dessa avaliação será produtividade e melhora nos serviços prestados.

Em suma, essa modernização garantirá o diferencial do posicionamento da banca no mercado jurídico, tornando-a mais competitiva.

Tecnologia a serviço do controle de processos judiciais

Como vimos, o caminho para chegar ao controle de processos judiciais é a modernização da prestação de seus serviços jurídicos. O primeiro passo desse movimento é dar adeus às planilhas e aderir a um software jurídico.

Sabemos que escolher um software jurídico não é trivial. Como as opções no mercado são várias, indicamos um material que reúne tudo o que você precisa observar antes de escolher o seu software jurídico.

Aliás, você pode começar a sua tomada de decisão fazendo o teste do SAJ ADV. Experimente gratuitamente sem compromisso durante sete dias. Depois, nos conte o que achou!

Quer saber as novidades sobre controle de processos judiciais? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais em seu email.

2 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia, colegas. As informações apresentadas acima demonstram possibilidade de grande alcance de satisfação ofertada pelo programa software aqui lidas. A leitura que fiz como opção de exemplo para interesse, foi o de Controle de Processos Judiciais…achei realmente interessante. Entretanto, dois pontos sendo um de muito significado é o CUSTO financeiro (?) para implantar e utilizar esse programa SAJ-ADV, e, no tocante ao controle financeiro do profissional (Escritório), quais os serviços que o programa oferece? Agradeço sua atenção e essas informações. Atenciosamente,
    Edmundo Costa.

    Responder
    1. Avatar

      Bom dia, Edmundo!

      O SAJ ADV oferece um módulo financeiro para controle de honorários e despesas, com a possibilidade de integração entre elas e geração de extratos. O custo da implementação, contudo, varia conforme o plano e os serviços contratados.

      Para saber mais sobre os serviços oferecidos e os valores personalizados do plano, adequado à sua demanda, você pode se cadastrar no link abaixo, e um dos nossos especialistas entrará em contato com você.

      https://materiais.sajadv.com.br/conversa-especialista-em-software-juridico

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *