Controle de processos judiciais: 3 passos para otimizá-lo

Tempo de leitura: 6 minutos

Para o escritório de advocacia se beneficiar das funcionalidades disponíveis em um software jurídico e aplicá-las efetivamente na banca, é importante promover boas práticas na rotina profissional. Afinal, investir na modernização da prestação dos serviços jurídicos é só o primeiro passo para ter maior controle de processos judiciais e para alcançar eficiência na gestão do negócio como um todo.

Algumas das boas práticas adotadas podem garantir a alta performance de toda equipe, cada vez mais exigida na era digital. Profissionalizar a gestão da banca com a ajuda de um software jurídico é um dos pilares do sucesso da advocacia na atualidade.

Ao investir em um software jurídico que opera na nuvem, como o SAJ ADV, gestores e advogados conseguem gerenciar dados e informações de forma remota. Basta acessar a plataforma via dispositivos móveis conectados à internet. Dessa forma, é possível obter maior controle de processos judiciais e registrar os dados dos atendimentos, atividades, processos e até as finanças do escritório.

No entanto, para obter sucesso na utilização do software jurídico contratado é importante garantir o engajamento dos colaboradores. Afinal, para automatizar a gestão, os dados e informações da banca devem ser inseridos no sistema. Quanto mais completas as informações na plataforma, melhor será a atuação da equipe. Isso também vai garantir o aumento da produtividade dos profissionais e agilidade na prestação do serviço jurídico aos clientes.

Como forma de auxiliar os advogados a utilizarem os recursos disponíveis para atender as necessidades do escritório, o SAJ ADV, solução desenvolvida pela Softplan, dispõe de equipe especializada para fornecer treinamento aos profissionais para que todas as funcionalidades contratadas sejam utilizadas corretamente.

Dicas para otimizar o controle de processos judiciais

1 – Registre todas as informações no sistema

Ao implementar a solução, promova uma força-tarefa para inserir as informações no sistema. Quanto mais profissionais envolvidos para importação dos dados de todas as áreas do escritório no software, mais rápida será a adaptação. Uma boa dica é lembrar sempre que o software jurídico vai agilizar a rotina de todos. Em pouco tempo, todo o esforço empenhado será recompensado, já que várias atividades tornam-se automatizadas e o tempo de toda equipe será melhor aproveitado.

Toda a equipe do Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial, de Itajaí (SC), esteve engajada na tarefa de migração de sistema. Em apenas um mês, os funcionários realizaram o cadastro de 2.218 processos no SAJ ADV, o que correspondeu a 74% do total do escritório — a tarefa foi concluída no segundo mês de uso do sistema. Depois que as informações estão inseridas no software, a gestão do escritório torna-se descomplicada. Os usuários podem criar tarefas que ajudam no controle de processos judiciais e das atividades, atendimentos e finanças.

Falando em equipe, o SAJ ADV oferece um time de apoio para ajudar a avaliar como a tecnologia pode ajudar um escritório específico. Assim o gestor pode buscar no mercado tecnologias que ofereçam um período de teste, e assim definir em conjunto com os colaboradores a melhor solução a ser implementada no escritório. O  SAJ ADV permite uma avaliação gratuita de 15 dias para que a banca possa conhecer as funcionalidades, verificar se elas atendem às suas expectativas e analisar se, de fato, o sistema irá melhorar a atuação dos advogados.

Uma das funcionalidades presente no SAJ ADV para que os profissionais do escritório consigam manter o sistema atualizado é o cadastro retroativo das tarefas. A partir desta melhoria, torna-se ainda mais simples e fácil alimentar o sistema, fazendo bom uso do software.

Controle de processos judiciais

2 – Controle a movimentação processual

A utilização do software jurídico SAJ ADV, permite a integração das informações e dos dados das variadas áreas do escritório. Dessa forma, a gestão de processos funciona melhor, e tanto os gestores quanto os colaboradores obtêm um maior controle de processos judiciais, acompanhando a evolução deles diretamente no sistema.

Com apenas alguns cliques, é possível desde verificar os prazos até produzir as peças. Com o software, tudo está integrado e o acesso às informações pode ser feito de dispositivos conectados à internet. Por meio da “Central de captura processual” do SAJ ADV, é possível cadastrar os processos e acompanhar a movimentação deles de forma automatizada, por meio de robôs que fazem a captura dos processos nos sites dos tribunais.

Essa funcionalidade possibilita que os profissionais sejam notificados sobre qualquer informação atualizada dos processos que tramitam nos sites dos tribunais. Para isso, é preciso acessar o módulo “Processos” e depois “Central de captura processual”, para adicionar o número do processo.

Para promover uma boa gestão de escritório de advocacia, o ideal é adotar um controle dos andamentos processais. Dessa forma, quando o gestor for notificado sobre o andamento processual, ele poderá delegar tarefas a outros profissionais do escritório caso seja necessário adotar uma ação específica, como comparecer a audiências, reuniões e anexar documentos.

Além disso, o  SAJ ADV possibilita que as informações atualizadas sobre o andamento processual sejam disponibilizadas para os clientes dos escritórios utilizando o recurso “Área do Cliente”, que pode ser acessada remotamente via dispositivos móveis conectados à internet.

3 – Inove a metodologia de trabalho

Após a contratação do software jurídico, o SAJ ADV disponibiliza um profissional com conhecimento amplo do sistema para orientar a equipe sobre como usar melhor a ferramenta. O técnico começa a entender as necessidades do escritório e ajuda a equipe a traçar a meta principal. Essa é a maneira mais rápida e eficiente para que advogados fiquem mais familiarizado com a tecnologia.

Ao personalizar o software para descomplicar a rotina do escritório, a equipe pode se preparar para propor uma nova dinâmica ou metodologia de trabalho. A implantação de indicadores de desempenho, os KPIs já está sendo incorporada por bancas para aumentar a produtividade e melhorar os serviços prestados. Com a ajuda da tecnologia, é possível ter equipes de alta performance em escritórios de advocacia.

Com a modernização na gestão por meio do uso da tecnologia, os líderes conseguem inovar o modelo de gestão atual do escritório. Isso garante um diferencial e torna a banca mais competitiva no mercado jurídico. Com um software, o gestor passa a se dedicar inteiramente ao sucesso do escritório.

Quer saber as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *