Guia e case | Controle financeiro de escritório de advocacia

Tempo de leitura: 7 minutos

(Last Updated On: 5 de novembro de 2018)

A competitividade no mercado jurídico incentiva cada vez mais uma boa organização e um eficiente controle financeiro do escritório de advocacia.

Com as finanças do escritório de advocacia estruturadas os gestores passam a ter mais segurança e assertividade nas tomadas de decisão.

Pensando nisso, criamos um passo a passo com 9 etapas para que você possa realizar um controle financeiro do escritório de advocacia grátis.

Separamos também um caso de sucesso de aplicação prática de um sistema financeiro para escritório. Você verá os benefícios de um controle completo das finanças do escritório de advocacia.

Controle financeiro escritório de advocacia em 9 dicas simples e eficientes

1. Controle suas finanças

Liste e acompanhe todos os clientes e fornecedores, além do fluxo de caixa.

2. Controle seus gastos e recebimentos

Controle todas entradas e saídas financeiras que seu escritório possui.

3. Monitore a saúde financeira de seu escritório

Faça o controle totalmente online através de seu computador, tablet ou smartphone, por meio, por exemplo, de uma planilha de controle financeiro para escritório de advocacia.

Acesse agora e faça o download gratuito da Planilha de Cadastro de clientes e Controle Financeiro para Advogados.

4. Controle a rentabilidade da gestão de escritório de advocacia.

O primeiro passo de uma gestão de escritório de advocacia eficiente é discriminar minuciosamente as receitas e as despesas nos lançamentos financeiros do escritório em um software de gestão para advogados.

Acesse gratuitamente o e-book “Dicas para controlar e calcular a rentabilidade”.

Dessa forma, o gestor poderá visualizar a contabilidade diária, semanal ou mensal do escritório.

5. Acompanhe os indicadores financeiros

Na construção desses indicadores devem ser levados em consideração alguns fatores. Por exemplo:

  • os custos fixos mensais da banca;
  • as custas processuais, entre outros indicativos.

6. Amplie a produtividade do escritório e receba mais processos

Com apoio de ferramentas confiáveis para controle financeiro do escritório de advocacia, é possível analisar quanto tempo do profissional é empregado em cada atividade e os valores fixos mensais para a manutenção do escritório.

Com essas informações em mãos é possível criar políticas para aumentar a produtividade dos advogados e, consequentemente, do escritório.

Rotinas, comunicação e tecnologia jurídica para melhorar processos, atender melhor e aumentar a lucratividade da banca.

7. Caia na rotina!

Achou a frase estranha?

Acredite, uma rotina organizada de trabalho pode melhorar muito seus resultados no escritório.

Uma boa distribuição de horas de trabalho influencia diretamente na gestão da banca.

8. Comunicação é fundamental

A comunicação interna entre os colaboradores e os setores do escritório também é indispensável para evitar sobrecargas e garantir maior produtividade do trabalho do advogado.

9. Tecnologias que facilitam

Com o avanço da internet, as empresas estão passando por uma transformação digital. O suporte da tecnologia facilita a gestão.

O profissional tem visibilidade de todas as suas tarefas, compromissos e prazos.

Todas as dicas acima dependem de esforço e dedicação para serem postas em prática. A seguir, vamos continuar falando de tecnologia para o controle financeiro do escritório de advocacia.

O caso de sucesso que relatamos a seguir, aconteceu com um cliente do nosso software jurídico, SAJ ADV.

Case: como um advogado melhorou a gestão financeira em seu escritório de advocacia

Desafio

Quando iniciou sua carreira solo na advocacia, uma das maiores dificuldades de João Ricardo de Moraes, fundador da Moraes & Forte Advogados, era o controle do fluxo de caixa do escritório.

Mesmo tendo trabalhado em bancas maiores, o advogado, até então, não tinha encontrado nenhum software jurídico que o ajudasse a fazer o controle financeiro em escritório de advocacia.

Moraes, precisava fazer o acompanhamento manualmente por meio de planilhas de controle financeiro de escritório de advocacia e agendas. Isso aumentava os riscos de erros e despendia mais tempo da sua rotina.

Uma planilha específica para manter os clientes atualizados do andamento de seus processos era outra atividade que pedia mais tempo do advogado.

“Às vezes, eu precisava pedir auxílio de outros colegas para fazer a leitura das planilhas e para usar alguns softwares jurídicos obsoletos, que não eram autoexplicativos”, destaca Moraes.

Solução

Diante da insatisfação com os métodos de controle financeiro de escritório de advocacia que conhecia, Moraes passou a buscar um software jurídico, que integrasse o controle das finanças com a organização das atividades da banca.

Eu procurei um software online, sem a necessidade de instalação na minha máquina e que permitisse acesso por meio de qualquer dispositivo, de qualquer ponto do planeta com conexão com a internet”, conta Moraes.

A necessidade em acessar as informações do escritório rapidamente era uma das prioridades do advogado, já que por algum tempo ele fez a gestão da banca sozinho.

O SAJ ADV resolveu meu problema. Consegui fazer o controle financeiro, oferecer informações precisas e atualizadas para meus clientes por meio da Área do Cliente e meu banco de dados não foi perdido com a migração para o software”, argumenta Moraes.

gestão financeira em escritório de advocacia

Resultado

A partir da implementação do software jurídico em seu escritório, Moraes passou a automatizar várias atividades que até então lhe faziam perder muito tempo.

O advogado começou a fazer um controle mais seguro das finanças da banca.

A captura automática do andamento processual é outra funcionalidade do sistema que melhorou e agilizou a rotina da equipe do Moraes & Forte Advogados.

Em pouco tempo, foi possível notar resultados positivos.

“Com o SAJ ADV, eu ganho o que não costumo ter com facilidade: tempo. Com meu tempo mais otimizado, consigo organizar de forma simples e intuitiva todo o fluxo do escritório”, ressalta Moraes.

A rotina mais organizada permitiu ao advogado uma dedicação maior aos atendimentos, à elaboração de prazos e à gestão do escritório.

A implementação do SAJ ADV no escritório proporcionou uma outra rotina ao advogado. Ele passou a tomar decisões e a planejar as atividades da banca de maneira muito mais assertiva.

A melhora do controle financeiro de escritório de advocacia tornou o Moraes & Forte Advogados mais preparado para a competitividade do mercado jurídico.

Gostou dos resultados? Sugerimos que aprofunde seus conhecimentos e entenda se essa solução também é para você, lendo o artigo; Software Jurídico: 3 automatizações que ajudam a economizar tempo”

Conclusão

Como você viu, criar uma rotina de trabalho e de organização pessoal e do escritório, já causam um enorme impacto no controle financeiro do escritório de advocacia e claro, nos resultados que você pode alcançar, como:

  • aumento da produtividade;
  • maior capacidade de atendimento;
  • acompanhamento das finanças do escritório e mais.

Nós já falamos dela, mas, novamente sugerimos que comece com a Planilha Gratuita – Cadastro de clientes e Controle Financeiro para Advogados.

Utilize esta planilha para acompanhar o financeiro do seu escritório e acompanhar seu crescimento.

O webinar gratuito “Como fazer a gestão das finanças em seu escritório de advocacia com Márcio Feitosa”, também é uma excelente oportunidade para você entender um pouco mais sobre:

  • a saúde financeira do escritório;
  • como fazer os principais relatórios financeiros;
  • gestão de fluxo de caixa: contas a pagar e receber;
  • fechamento do curso.

O uso do software jurídico SAJ ADV foi fundamental para João Ricardo de Moraes, do Moraes & Forte Advogados, de Osasco (SP). Com a ajuda do sistema na nuvem, que permite acesso a partir de qualquer dispositivo com internet, ele melhorou a gestão financeira em escritório de advocacia.

Você pode utilizar o mesmo software em seu escritório, para:

  • controlar prazos;
  • gerenciar processos;
  • otimizar a gestão;
  • fazer controle financeiro e mais.

Conheça a SAJ ADV, faça um teste gratuito por 15 dias e descubra como melhorar os resultados do seu escritório de advocacia.

gestão financeira em escritório de advocacia

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *