Convênio acadêmico: uso do software jurídico em universidades

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o objetivo de formar profissionais do Direito mais preparados para encararem a realidade atual do mercado jurídico, as universidades e faculdades devem passar a considerar o uso de um software jurídico em sua grade curricular. A adoção das novas tecnologias na prática jurídica já é uma realidade em muitos escritórios de advocacia.  

Durante a formação profissional do estudante de Direito, adquirir habilidades estritamente técnicas não é o bastante para se destacar no mercado de trabalho. Diante da intensa concorrência, é cada vez mais exigido dos advogados recém-formados, conhecimentos em áreas estratégicas para gerenciar a banca como um negócio. Nesse sentido, compreensão sobre temas como finanças, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente e marketing jurídico são essenciais.

Seja qual for a trajetória que o profissional seguir em sua carreira profissional, a adaptação às práticas modernas para a atuação jurídica é imprescindível. Apesar desta ser uma tendência no Direito, as faculdades ainda têm dificuldade de adequar os currículos à realidade atual do mercado, deixando no segundo plano uma formação mais modernizada.

Pelo fato de os escritórios de advocacia mais consolidados já utilizarem um software jurídico para automatização das suas principais atividades, as universidades precisam incentivar o aprendizado das novas tecnologias aliadas ao exercício jurídico. A iniciativa contribui para que os estudantes vivenciem a rotina de um escritório de advocacia moderno.

Com a popularização do processo digital, a atuação dos profissionais do Direito vem se modificando constantemente, assim como a dinâmica da prestação de serviço jurídico. Torna-se cada vez mais necessário que as instituições educacionais adotem em sua rotina o uso de um software jurídico. As vantagens da adoção do processo digital no escritório modelo são inúmeras. É possível eliminar pastas físicas e fazer a gestão de processos com um software jurídico como o SAJ ADV, por exemplo.



software jurídico

SAJ ADV – Software jurídico dispõe de convênio acadêmico com universidades de todo o Brasil

O Escritório Modelo de Assistência Jurídica – Emaj, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  utiliza o software jurídico SAJ ADV para qualificar os futuros profissionais do Curso de Direito durante sua formação acadêmica. A instituição possui convênio acadêmico com o SAJ ADV há cerca de dois anos, fator que garante aos estudantes a familiarização com essa nova tecnologia para sua atuação jurídica.

Atualmente, o convênio acadêmico proposto pelo SAJ ADV não tem custo para a universidade, somente alguns serviços adicionais, como por exemplo a captura processual e de intimação, cujo uso é cobrado. Com isso, as principais funcionalidades disponíveis no software jurídico podem ser utilizadas pelos alunos que, após formados, estão ainda mais preparados para o mercado de trabalho.

A universidade também se beneficia, pois consegue organizar e automatizar o fluxo de atuação dos estudantes. Dessa forma, passa a acompanhar de forma inteiramente digital as atividades feitas pelos alunos. A análise de desempenho, bem como a revisão de peças processuais, passam a ser feitas via computador, tablet ou smartphone.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, está negociando o convênio acadêmico com o SAJ ADV para utilizar o software jurídico na instituição. Ao adotar o SAJ ADV no escritório modelo da instituição, os alunos e professores recebem treinamento para utilizarem a nova tecnologia. Assim como a PUC-Rio, outras universidades de todo o Brasil podem buscar o convênio acadêmico para uso do software jurídico. Afinal, as universidades devem estar dispostas a modernizar a sua atuação para que os alunos possam acompanhar a transformação digital no Direito.

Quer saber mais novidades sobre o gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *