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Por que criar um site jurídico para o seu escritório de advocacia

Um site jurídico é uma estratégia eficaz de marketing para escritórios de advocacia e auxilia na prospecção de clientes.

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  • Vade Mecum Online
  • 18 de março de 2021
  • Atualizado em: 24 de março de 2021
  • Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Como fazer um site jurídico para advogados de sucesso

A tecnologia avança com muita velocidade inacreditável. Com isso, surge a necessidade de aproveitar esse espaço para poder se destacar e gerar ainda mais relevância para sua empresa ou negócio. E no mercado jurídico não seria diferente. Diante da vasta concorrência desse mercado, então, fica claro que é preciso buscar alternativas viáveis para conseguir sair na frente dos demais escritórios e alcançar um espaço sólido no mercado. Através de um site jurídico, por exemplo, é possível criar um novo canal de comunicação com os consumidores. E além disso, você também pode utilizá-lo como um portal para compartilhamento de notícias e artigos, com o objetivo de gerar mais relevância para o seu escritório de advocacia.

Aqui, vamos falar um pouco mais sobre sites para advogados e como essa estratégia pode ser um diferencial para as demandas do seu escritório jurídico. Confira, assim, algumas dicas para criar o seu site e até estratégias que podem gerar ainda mais credibilidade para sua página.

1. Por que Criar um Site Jurídico para o meu Escritório?

Ainda é comum ver alguns advogados mais tradicionais irem contra a ideia de ingressar no mundo digital. Isso passa muito pelo fato de que a advocacia é uma profissão mais tradicional e cética.

Entretanto, tem-se quebrado esse estigma ano após ano. E a ideia de que não existe espaço para um advogado na internet já não é a melhor visão para quem quer ser visto e atrair mais clientes.

Seja através de um site jurídico, Whatsapp, Instagram e LinkedIn, a necessidade de estar presente nos meios de comunicação digitais é evidente e isso fica mais claro quando mensuramos os resultados de escritórios que aproveitam dessas ferramentas tão inovadoras.

Através de um website, é possível gerar relevância para o seu escritório com a publicação de artigos e notícias de valor, divulgação dos serviços e também da experiência ou capacitação dos profissionais que compõem a equipe e atrair possíveis clientes sem fugir às regras vigentes no Código de Ética da OAB.



E esse é um detalhe fundamental para quem quer ingressar no mercado digital, pois ao contrário do chamado “marketing tradicional”, o marketing jurídico tem que ser trabalhado com cautela e sempre de acordo com as normas do órgão.

como criar um site jurídico

2. Código de Ética da OAB no Mundo Digital

Sempre quando falamos em marketing jurídico, seja ele digital ou não, a primeira coisa que um advogado ou a agência responsável deve se atentar são às normas vigentes no Código de Ética da OAB.

Ele tem como o objetivo fazer com que os escritórios de advocacia trabalhem a sua divulgação de maneira mais simples e objetiva, sem publicidade, venda casada ou direta e com um foco central, divulgando os seus serviços sem mercantilização dos mesmos.

Caso alguma das normas não seja seguida e a OAB chegue até o seu website, é possível que ela defina algumas punições para com o advogado ou escritório de advocacia, podendo chegar a cassar a carteira de OAB do responsável.

Pensando em evitar esse tipo de punição, vamos citar algumas estratégias que devem ser evitadas a todo custo. Assim, você poderá colocar em prática apenas o que irá trazer benefícios.

Dentre o que o que você deve evitar, por exemplo, podemos citar:

  • Oferecer consultas ou serviços no site
  • Utilizar cores extravagantes e chamativas;
  • Compartilhar artigos que não sejam jurídicos;
  • Divulgar preço dos serviços;
  • Conteúdos com publicidade direta;

3. Dicas para criar site para advogado

Pode parecer fácil criar um site, isso principalmente se levarmos em conta as diversas plataformas grátis que você consegue montar um site em minutos, mas esse tipo de página não apresenta qualidade para as métricas do Google.

Sendo assim, vamos citar algumas dicas para criar site para advogado. E assim, você poderá iniciar um site de qualidade e que possa se oferecer ferramentas interessantes para atrair clientes:

  • Procure um especialista: Busque por uma agência que tenha experiência em criação de sites, de preferência em sites jurídicos, assim você pode se resguardar e ter um site de qualidade e de acordo com as normas da OAB.
  • Contrate domínio e hospedagem: O domínio seria o endereço do seu site, por onde as pessoas vão buscar e encontrar o seu site. Já a hospedagem é o sistema onde seu site vai ficar “abrigado”, assim pode ser publicado e divulgado.
  • Tenha um layout interessante: O layout será a configuração do site, como ele será visto e disponibilizado para os usuários. Por isso é bom ter um layout moderno e objetivo, mas ao mesmo tempo simples, para não ferir o código de ética.
  • Trabalhe conteúdos de qualidade: É de suma importância que você tenha conteúdos bem planejados. Seja para as áreas de atuação, sobre nós ou até mesmo para os currículos, tenha em mente que o Google repara todos os detalhes na hora de ranquear os sites nas buscas.
  • Tenha um site responsivo: Outro detalhe importante é produzir um site responsivo. Ou seja, ele tem que ter uma boa configuração tanto no computador, como no smartphone e em tablets.

4. Estratégias para deixar o site jurídico mais atrativo

Agora que você já viu sobre a importância de ter um website e também algumas dicas para dar início a construção de um, vamos listar, enfim, algumas estratégias que podem fazer com que seu site fique mais atraente para o seu público.

Todas essas estratégias visam deixar a página mais estruturada e objetiva, assim, será mais fácil gerar relevância para a página. Isso serve para os mecanismos de busca do Google e também para a atração de possíveis clientes.

  • Blog: Através de um blog com conteúdos de qualidade, você gera mais relevância para o site e ainda consegue atrair um o público de maneira orgânica, sem custos. Isso porque as pessoas sempre buscam por informações e nesse caso, podem encontrá-las em seu site.
  • CTA: Call To Action ou Chamada para ação é um botão que leva a pessoa até outra etapa do contato. Um exemplo são os botões de whatsapp, que levam a pessoa até a conversa dentro da rede social.
  • Landing Pages: Chamadas de páginas de conversão, as landing pages são páginas com conteúdos e elementos direcionados para a conversão do cliente.
  • Formulários de contato: Através dos formulários de contato, você pode oferecer conteúdos direcionados em troca de mais informações dos clientes. Com um e-book, você pode conseguir dados para te ajudar na hora de fechar um contrato.
  • Google Ads: com um site, você pode trabalhar o Google Ads. Uma ferramenta de atração paga do Google, onde você pode segmentar suas campanhas e atrair clientes direcionados para a sua área de atuação.

5. Destaque-se no mercado com um bom site jurídico!

A partir desse conteúdo, então, ficou claro que ingressar no meio digital é fundamental para se destacar no mercado, principalmente em um mercado tão competitivo como o mercado jurídico.

Sendo assim, aproveite as dicas que trouxemos para você e vá atrás de um profissional para dar início ao seu projeto. E assim, galgar um espaço no meio digital jurídico e alavancar os números do seu escritório de advocacia.

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