Diagnóstico: estou pronto para abrir meu escritório jurídico?

Decidir empreender é apenas o primeiro passo de um grande desafio. Mesmo assim, muitos estudantes e bacharéis em Direito sonham em abrir o próprio escritório jurídico. Segundo o estudo Índice de Cidades Empreendedoras, divulgado pela Endeavor no final de 2014, no Brasil existem cerca de 5 milhões de empresas, mas apenas 35 mil são classificadas como de alto crescimento. 

O que é necessário para abrir meu próprio escritório jurídico?

A ideia de ser o próprio chefe e colocar todos os seus projetos em prática é fascinante, mas nem sempre os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade são o suficiente para abrir e manter um negócio. Além das questões burocráticas, é preciso ter o mínimo de conhecimento em gestão financeira e prospecção de clientes para garantir o funcionamento de qualquer empresa, inclusive de um escritório jurídico.

escritório jurídico

Você já definiu a área de atuação do seu escritório de advocacia? Tem ideia de como irá captar clientes? Com a intenção de ajudá-lo a identificar se está preparado para montar o próprio escritório jurídico, preparamos um questionário para avaliar seu conhecimento em aspectos importantes na abertura desse tipo de negócio. No material, você encontrará questões sobre a localização do escritório, a área de atuação pretendida, marketing jurídico, importância de um sócio, entre outras.

Faça o teste abaixo e veja quais habilidades você precisa aprimorar antes de abrir a empresa ou se já está pronto para empreender:

escritório jurídico



Se você foi mal, não desanime. Ninguém nasce sendo um empreendedor, basta ler mais sobre gerenciamento de negócios e voltar a fazer o teste! Se o resultado for positivo, parabéns! Não deixe de acompanhar o Blog do SAJ ADV para conferir dicas de gestão exclusivas para o seu novo escritório jurídico.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre escritório jurídico? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *