[eBook Gratuito] Calcular e controlar a rentabilidade com software jurídico

Tempo de leitura: 6 minutos

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que os escritórios de advocacia promovam uma gestão profissional com a ajuda de um software jurídico. Ainda que muitos advogados tenham resistência em admitir, o escritório deve ser visto como uma empresa. E assim como em qualquer outro modelo de negócio, é imprescindível realizar um gerenciamento financeiro mais profissional.

Apurar de forma constante a rentabilidade é essencial para administrar a estrutura administrativa e jurídica da banca. Não apenas como um diferencial competitivo, mas também para proporcionar condições favoráveis para um crescimento contínuo e sustentável do escritório.

Para os profissionais que já perceberam a necessidade de gerenciar os principais resultados econômicos e administrativos por meio de um software jurídico, disponibilizamos o material “Dicas infalíveis, utilizadas por escritórios de advocacia, para calcular e controlar a rentabilidade”.  

O que você vai encontrar no material “Dicas infalíveis, utilizadas por escritórios de advocacia, para calcular e controlar a rentabilidade com software jurídico”?

O material, disponível gratuitamente, propõe colocar em pauta a relevância dos assuntos financeiros para a boa gestão do escritório de advocacia. Ao entender que é preciso estruturá-lo como um modelo de negócio, a rentabilidade passa a se tornar item de análise indispensável dos gestores.

Quando o advogado-gestor compreende e passa a analisar cada investimento, contando com o recurso da centralização de informações de um software jurídico, o índice de erros e incorreções cai. Isso proporciona resultados positivos para a banca. Torna-se possível, medir exatamente o retorno financeiro sobre o serviço jurídico prestado. Prática vital para manter a saúde financeira da organização e desenvolver o planejamento estratégico do negócio a longo prazo.



Por esse motivo, o material “Dicas infalíveis, utilizadas por escritórios de advocacia, para calcular e controlar a rentabilidade” reitera a importância em adotar práticas administrativas na gestão de escritório de advocacia para que as bancas tenham vantagem competitiva no ambiente jurídico.

software jurídico

Para permitir aos gestores uma análise realista do negócio, é preciso alinhar o exercício da advocacia com práticas empresariais para obter melhor desempenho e controlar as receitas e despesas. Só assim é viável apurar corretamente a rentabilidade do escritório de advocacia.

No material “Dicas infalíveis, utilizadas por escritórios de advocacia, para calcular e controlar a rentabilidade” você confere conceitos e estratégias utilizadas para um bom planejamento financeiro na gestão de escritório de advocacia e como aplicá-las à realidade do seu negócio utilizando um software jurídico.

Confira um pequeno trecho do nosso material e entenda a importância de um software jurídico nesse processo:

Introdução

Avaliar a rentabilidade é fundamental para qualquer modelo de negócio. Só assim é possível medir exatamente o retorno financeiro sobre o serviço prestado ou produto vendido. Essa tática é vital para manter a saúde financeira da organização e desenvolver o planejamento estratégico do negócio a longo prazo. A gestão de escritório de advocacia vive a mesma realidade. Ainda que muitos advogados tenham resistência em admitir, o escritório deve ser visto como uma empresa, como afirma Marco Antonio P. Gonçalves, especialista em marketing para advogados e escritórios de advocacia, em artigo para o Conjur.

Por esse motivo, adotar práticas administrativas na gestão de escritório de advocacia é determinante para que as bancas tenham vantagem competitiva no ambiente jurídico. Os escritórios devem ser efetivamente gerenciados como uma empresa para garantir seu crescimento sustentável.

Ao considerar uma gestão profissional da banca – não somente no que se refere à prestação dos serviços jurídicos, mas também como uma atividade comercial -, a implementação de indicadores administrativos e financeiros torna-se primordial para o controle da rentabilidade na gestão financeira do escritório.

Confira neste material conceitos e estratégias utilizadas para um bom planejamento financeiro na gestão de escritório de advocacia e veja como aplicá-las à realidade do seu negócio.

Boa leitura!

Rentabilidade em pauta na gestão de escritório de advocacia

Destinar tempo e atenção à organização e ao controle da movimentação financeira do escritório, por meio da implementação e do acompanhamento de indicadores administrativos e financeiros, possibilita uma gestão mais eficaz dos recursos. Para permitir aos gestores uma análise realista do negócio, é importante que as receitas e as despesas sejam controladas. Só assim é viável apurar corretamente a rentabilidade do escritório de advocacia.

Os principais elementos presentes em qualquer outro modelo de negócio – como por exemplo: proposta de valor, fontes de recursos e despesas, ações de relacionamento com cliente, segmento, entre outros -, também devem ser incorporados na gestão de escritório de advocacia, seja nas bancas que já possuem uma estrutura organizacional bem definida, ou até mesmo para o advogado autônomo. Adequar-se a essa realidade garante ao gestor priorizar soluções assertivas para o aumento da produtividade dos profissionais e para a melhoria da qualidade dos serviços jurídicos prestados.

Criado por Alex Osterwalder, o Modelo Canvas de Negócios (Business Model Canvas) é bastante utilizado como ferramenta para quem deseja iniciar um negócio e, também é recomendado aos empreendedores e empresas que buscam a inovação do atual modelo de negócio. A metodologia Canvas auxilia no planejamento das principais atividades e como elas se correlacionam.

O objetivo é disponibilizar no quadro as principais informações referentes a cada um dos elementos demonstrados por meio de adesivos coloridos (post-its). Isso irá proporcionar maior visibilidade dos principais aspectos que devem ser considerados para o sucesso na gestão de escritório de advocacia, bem como maior facilidade para adicioná-los ou modificá-los quando necessário. A ferramenta permite tanto o gestor, como também os colaboradores, obterem uma visão geral do escritório e suas atividades. A criação do quadro Canvas é imprescindível para obter clareza sobre o negócio, contribuindo diretamente para a tomada de decisões estratégicas mais assertivas.

Ao entender que é preciso estruturar a gestão de escritório de advocacia como um modelo de negócio, a rentabilidade passa a se tornar item de análise indispensável dos gestores. Dessa forma, armazenar o máximo de informações do escritório e utilizá-las para a construção de indicadores é fundamental para que os gestores façam uma estimativa do tempo necessário para a realização de cada uma das atividades. Isso inclui controlar os gastos fixos e variáveis, que acabam influenciando na definição dos valores a serem cobrados. É a partir dessas análises que você vai garantir a saúde financeira do escritório a longo prazo

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *