Quais as melhores pós-graduações para Direito Penal?

Tempo de leitura: 3 minutos

A importância de um curso de pós-graduação em Direito está estreitamente ligada à possibilidade de alavancar a carreira profissional. Com este tipo de curso no currículo, o advogado transmite confiança, pode prospectar clientes com mais facilidade e obter valores adicionais aos honorários advocatícios que apenas um especialista pode ter. Além disso, um curso de pós-graduação é um bom diferencial tanto para profissionais que trabalham em escritório como para aqueles que aspiram uma carreira pública. Dentre os diversos nichos de atuação no universo jurídico, uma das áreas mais reconhecidas no mundo é o Direito Penal. Isso porque os campos do Direito Penal e do Direito Processual Penal destacam-se na sociedade contemporânea devido à frequente mudança de comportamento do crime e dos criminosos, especialmente, hoje contando com o apoio de novas tecnologias.

O curso de especialização, geralmente, é destinado à advogados, procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos, e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam o Direito Penal. Dentre a grade curricular do curso, ela costuma contemplar disciplinas como Fundamentos do Direito Penal, do Processo Penal e da Criminologia; Teoria do Crime; Direito Processual Penal; Criminologia e Segurança Pública; Perícia e Prova Pericial, Infrações, Crimes e Sanções Tributárias; Metodologia da Pesquisa; entre outras. Possibilitando que o profissional agregue à sua formação uma visão holística do problema criminal, além da integração dos conhecimentos dos diferentes profissionais que atuam na solução dos conflitos de origem criminal.

Direito Penal e as Mudanças na Sociedade

As mudanças na sociedade fazem com que os profissionais busquem atualizar sua área de atuação ou pesquisar as tendências e novos campos de trabalho, tornando o Direito Penal um campo rico em desenvolvimento e pesquisas. No Brasil, hoje, estão em funcionamento uma série de estabelecimentos de ensino que oferecem pós-graduações em direito, mas antes de se matricular em uma delas é essencial estar atento à qualidade da instituição que disponibiliza o curso. Para se ter uma ideia da seriedade do tema, de acordo com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos 1.300 cursos de graduação em direito oferecidos no país, apenas 10% são recomendados pela OAB.

Em um esforço para ajudar a identificar os melhores cursos de pós-graduação no país, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza a cada três anos uma avaliação de cursos em todo o país. Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual. As notas atribuídas aos cursos variam entre 1 a 7.

Direito Penal



De acordo com a última avaliação Trienal 2013, foram avaliados 75 cursos de pós-graduação em direito, contemplando níveis de mestrado e doutorado. Não há uma avaliação para cursos de áreas especializadas, contudo, destes mais de 70 cursos, apenas alguns tratam-se de pós-graduações com grades curriculares que incluem matérias na área de Direito Penal (ciências criminais). A lista dos cursos que obtiveram as maiores notas (6)  na avaliação está a seguir:

– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

– Universidade Federal do Paraná (UFPR)

– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

– Universidade de Brasília (UNB)

– Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)

– Universidade de São Paulo (USP)

Quer saber mais sobre outras áreas do direito em destaque? Nós do blog do SAJ ADV preparamos um post especial sobre os três promissores ramos do direitoVocê gostaria de cursar uma pós-graduação em Direito Penal e tem dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe suas observações nos comentários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Direito Penal? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

1 comentário

  1. Avatar

    Parabéns.
    Este blog é Muito útil para quem está iniciando na carreira de advogado.
    Abraços!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *