Como divulgar seu escritório de advocacia na internet em 4 dicas gratuitas

Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalhar com marketing jurídico digital para escritório de advocacia é sempre uma tarefa complicada, ainda mais com pouca verba. Confira algumas maneiras de vencer esse desafio.

Vamos apresentar algumas estratégias já testadas para que você consiga divulgar o site do seu escritório de advocacia de forma gratuita. Para todas as ações de Marketing Jurídico Digital é fundamental que se tenha um site, com domínio e páginas a serem criadas. Isso se dá pelo fato de que o Google prioriza muito a qualidade dos conteúdo e a quantidade e e qualidade de links conquistados pelo seu site/blog.

1. Endomarketing

Em uma visão mais macro é fundamental que você incentive a equipe do seu escritório de advocacia a vestir a camisa no ambiente online, digo, para compartilharem, curtirem e divulgarem o seu site ou fanpage, sendo fundamental para os escritórios que estão começando no mundo digital. Com isso é interessante promover técnicas de premiações aos seus funcionários, podendo ser em dinheiro, viagens ou brindes que agradem a todos. Engajamento é uma métrica muito importante em qualquer rede social.

Crie série de posts que exploram a empresa, seus ambientes físicos e seus colaboradores. Além de humanizar, estimula muito o engajamento e aumenta suas métricas nas redes sociais. Aniversariantes do mês, colaborador destaque e ações internas também funcionam muito bem.

Muitos colaboradores podem não se sentir a vontade com essas ações, por isso é importante sempre pedir o direito de imagem. Você é um advogado, não esqueça de dar o exemplo (e evite complicações futuras).

2. Seeding nas redes Sociais

Seeding vem do Inglês “semear”. Isso quer dizer que você terá que criar artigos e postagens direcionadas para o seu nicho ou segmento,  fazendo com que seja autoridade no assunto e principalmente seja lembrado através da sua qualidade.



Isso só ocorrerá se as suas redes sociais estiverem em sintonia com a sua essência. Para que isso aconteça é fundamental que seja traçado “Personas” (perfis de pessoas com comportamentos e padrões próprios). Digo personas, no plural mesmo, pois muitas empresas detêm de várias faixas de personas : uma pessoa que tem 20 anos pensa diferente de uma de 25 anos, que pensa diferente de uma de 32 anos. Isso só falando de um critério, idade no exemplo. Mas dentro da mesma faixa etária também existirão comportamentos, gostos e opiniões que também podem se tornar um persona específica.

Partindo do pressuposto que você  já sabe qual é seu nicho, sempre selecione Grupos, Blogs e Stakeholders para fazer o compartilhamento de suas publicações  “sem caráter publicitário”, que além de aumentar o engajamento da suas postagens, torna o CTR (taxa de cliques por número de exibições) do seu blog maior. Tudo isso é apenas um dos mais de 200 critérios que o Google utiliza para fazer o ranqueamento dos seus resultados quando fizemos uma pesquisa. Mas SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas para melhorar seu posicionamento orgânico, é um assunto muito complexo e ficará para outro post.

3. Guest Post com Blogs

Uma alternativa interessante e gratuita para se conseguir bons links é selecionar quem são os melhores sites “Stakeholders”, com os quais você pode fazer uma troca de link. Esses sites possuem ma grande relevância no seu nicho de atuação, o que torna muito “valioso” um link do seu site por lá.

Mas como selecionar esses sites? Basta você digitar no Google o termo que gostaria que o seu site estivesse com bom posicionamento orgânico, selecionando as três primeiras empresas (ou até mais se você estiver com tempo e muita vontade). Após isso, jogue a URL (endereço) dos seus concorrentes no Hrefs, ferramenta para descobrir que links apontam para determinado site. Ele mostrará quais sites estão apontando para o seu concorrente, sendo bom para você ter também. Lembre-se: qualidade e quantidade devem andar sempre juntas. Não adianta muito você como advogado ter uma série de links em petshops ou sites de padarias. O excesso de links ruins pode inclusive levar o Google a te punir, jogando para as últimas posições ou até mesmo te excluindo da lista de resultados.

Selecionado esses sites, elabore um artigo muito bom visando ambos serviços, entre em contato com as empresas selecionadas e ofereça seu artigo de forma gratuita a fim de mostrar melhores práticas de ambos segmentos. A maior dica aqui é tirar o caráter comercial do material e focar no benefício do serviço ou no quanto é importante para aquele nicho saber do que está em seu post. Além, é claro, de tornar muito mais fácil dos parceiros aceitarem seu guest post.

escritório de advocacia

4. Cadastro em buscadores

Apesar de ser extremamente fácil e básica, essa é uma das dicas mais valiosas por questões estratégicas de SEO. Através dela é possível perceber um retorno a curto prazo, podendo variar de um a dois meses após o término da ação.

Sabemos que o Google adora que sites do seu segmento apontem para você. Diante disso a Internet, desde os seus primórdios, possui sites “buscadores” fazendo com que sejam armazenados milhares e milhares de URLS e páginas divididas por segmento, colaborando para que as buscas sejam mais assertivas. Com essa ideia surgiu o Google, criado por Larry Page e Sergey Brin.

Nessa listagem é possível cadastrar seu site em diretórios gratuitos e alguns pagos, mas com uma pequena mensalidade anual fazendo com que o seu site do seu escritório de advocacia tenha uma maior autoridade perante aos sites concorrentes que não possuem esse cadastro. Essa é apenas uma lista preliminar, você pode ficar a vontade para descobrir novos sites, principalmente do nicho jurídico.

Cadastrando o site do seu escritório de advocacia nesses buscadores, em algumas semanas verá um resultado significativo na SERP. E prepara-se para produzir muito conteúdo relevante. Engaje sua equipe e faça com que isso vire cultura. Essa é hoje a maneira mais efetiva de prospectar clientes na advocacia: atraindo, convertendo e fidelizando. É mais fácil, lucrativo e com resultados mais rápidos.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *