• Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas
Logo SAJ ADV
Logo SAJ ADV
  • Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas

Home > Como usar e-mail marketing na comunicação do escritório de advocacia

Como usar e-mail marketing na comunicação do escritório de advocacia

E-mail marketing é uma peça publicitária que a marca envia para uma base de contatos interessadas em suas informações com vistas a uma oferta de conteúdo, relacionamento ou campanha promocional.

  • Marketing Jurídico
  • Guia de Investimento
  • 30 de outubro de 2019
  • Atualizado em: 24 de dezembro de 2021
  • Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Marketing de acordo com normas da OAB

Embora outros países permitam, a lei brasileira prevê restrições de publicidade para a advocacia. Ainda assim, mesmo no Brasil, recursos bem criativos são permitidos. Como o e-mail marketing, que pode trazer excelentes resultados.

O e-mail marketing se insere em uma estratégia de marketing e publicidade. Se bem aplicada, ela pode elevar um business a outro patamar, independentemente do segmento a que a empresa se dedica e de quanto tempo ela tem de mercado.

Antes de demonstrarmos o porquê disso, no entanto, devido à sua restrição no mundo do Direito, vamos começar distinguindo o marketing da publicidade. Posteriormente, precisamos analisar o papel do e-mail marketing e do marketing de conteúdo nos dias atuais.

Ao final, poderemos perceber que as oportunidades para bancas e escritórios de advocacia, neste sentido, são maiores que podem parecer em um primeiro momento.

Portanto, se você quer ficar por dentro dessas inovações imprescindíveis para um mercado que cresce anualmente em termos de concorrência e de oportunidades, não deixe de seguir adiante na leitura deste artigo.

Como interpretar o Código de Ética da OAB?

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o mercado jurídico nacional tem movimentado, anualmente, mais de R$ 50 bilhões. Trata-se, visivelmente, de um grande segmento em termos de oportunidades.

Porém, outros dados tendem a assustar os novatos que se inserem nesse ramo: por exemplo, em alguns anos o número de bancas e escritórios de advocacia deverá mais do que dobrar no país. Além disso, segundo a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, o Brasil já tem mais de 1.000.000 de profissionais habilitados.

Diante de um cenário assim, parece loucura que esses profissionais não possam se promover, não é mesmo? Mas será mesmo assim?

Para entender melhor, vamos ao que diz o Código de Ética da OAB no seu art. 28, do Capítulo IV, intitulado Da Publicidade. Temos o seguinte:

O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, sendo vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

O ponto interessante está em “discrição e moderação”. Como ele deverá fazer sua publicidade?

Marketing de conteúdo de acordo com as regras da OAB

É disto que se trata: curiosamente, aquilo que o Código de Ética da OAB prevê nada mais é que uma tendência de mercado.

Claro, não por causa da norma, grandes empresas da atualidade estão investindo deliberadamente em um tipo de publicidade que é discreto, indireto e focado na relação de médio e longo prazo.

Trata-se do Marketing de Conteúdo, que apresenta conceitos fundamentais, tais como:

  • Inbound marketing;
  • Marketing digital;
  • Blogs, vlogs e redes sociais;
  • Funil de vendas online etc.

O evento jurídico Fenalaw, que reúne advogados em São Paulo, é muito famoso entre os profissionais da área e, anualmente, divulga novidades sobre o que se convencionou chamar Lawtech, que é nada menos que a interseção entre tecnologia e lei.

Hoje os advogados precisam estar em dia com as novidades tecnológicas, inclusive aquelas que dizem respeito à tecnologia da comunicação, à internet e, principalmente, ao marketing de conteúdo e ao e-mail marketing.

Marketing de conteúdo versus publicidade

Conforme vimos anteriormente, diante das restrições existentes sobre a publicidade, é essencial identificarmos e diferenciarmos os conceitos de marketing e publicidade.

O marketing pode ser relacionado, brevemente, à identidade de uma empresa (algo próximo do branding, que é, justamente isso).

Em contrapartida, a publicidade se aproxima mais da propaganda e tem a ver com o aspecto comercial do negócio, incluindo promoções e venda direta. Para tal, usa-se o Outbound Marketing, que é o velho estilo de fazer propaganda, com:

  • Anúncios em rádio;
  • Comerciais de televisão;
  • Panfletagem na região;
  • Outdoor, busdoor e afins.

A propaganda e o Outbound não cabem aos escritórios e aos advogados. Para estes, portanto, vale fortalecer-se em termos de branding e de marketing. Para tal, a estratégia tem vários formatos, como blogs, e-mail marketing, redes sociais etc.

Esse estilo mais tradicional de propaganda, como citados acima, não cabem aos advogados. O que um escritório de advocacia precisa fazer, portanto, é fortalecer-se em termos de branding e marketing, com foco no e-mail marketing e nos demais recursos permitidos, como as redes sociais.

Como estruturar um plano e-mail marketing em marketing de conteúdo

Quando um negócio qualquer pretende se promover por meio do marketing de conteúdo, primeiro é necessário compreender seu mercado, a persona da sua marca e a do seu público.

Com uma banca de advogados não é diferente. É verdade que todo mundo conhece os jargões e as regras próprias de seu segmento, sobretudo quando passou meia década estudando o assunto.

Porém, fazer marketing de conteúdo é muito mais do que isso. Nele, para escrever um “simples” e-mail marketing ou postagem breve, é preciso compreender algumas regras indispensáveis.

Então, vou falar sobre as que vão ajudar você a escrever um e-mail marketing infalível.

Como escrever um e-mail marketing infalível

Quantos e-mails uma pessoa recebe por dia? Muitos. Imagine, agora, uma empresa ou alguém que trabalha em escritórios e no setor terciário. São dezenas em apenas um dia, de tal modo que se ela ler o título de todos já é demais.

Como chamar a atenção desse contato para a sua mensagem?

1. Invista em um bom título

O primeiro passo de uma campanha de e-mail marketing é investir em um bom título. Afinal, de nada adianta ter o melhor conteúdo se ele nunca for aberto e lido, não é verdade? Se você quer falar sobre cláusula quota litis.

Embora esse tema seja importante, pois ele permite maior acesso à justiça, o termo não é tão conhecido.

Que tal, então, algo como “Sabia que você pode contratar um advogado por um preço baixíssimo?” Depois que a pessoa clicar, aí sim é a hora de impressionar com um conteúdo de qualidade.

2. Seja conciso

A próxima regra é ser conciso: não é porque o leitor acessou o material que ele terá o dia inteiro para isso.

Um conceito importante aqui é o de layout ou escaneabilidade. Isso vale para qualquer tema.

O fato é que ninguém lê um artigo, post ou e-mail sem antes dar aquela passada por cima do material, descendo até o fim a barra de rolagem. Você mesmo faz isso, não é verdade? Então, capriche nos seguintes pontos:

  • Títulos e subtítulos;
  • Tópicos e listas;
  • Frases curtas;
  • Parágrafos menores;
  • Imagens.

A ideia é evitar aqueles “blocos” de mensagem pouco atraentes e atingir um layout bacana que proporcione uma leitura agradável.

3. Tenha uma oferta de valor

Pense nos e-mails marketing que você abre. A maioria deles, certamente, tem algum conteúdo ou oferta que você valoriza. Portanto, faça o mesmo.

Sua mensagem deve conter uma informação ou conteúdo que o espectador só vai obter e descobrir se ler a sua mensagem. Esse conteúdo de valor pode ser um material rico, como e-book, podcast, webnar etc.

Outra dica é utilizar o formato de pergunta e resposta: levante questões que você sabe que são do interesse da persona, mas que talvez ela não formularia sozinha, e na sequência responda uma por uma.

Conforme a pessoa vai se aprofundando nos materiais que você gera e dispara, ela vai avançando pelo funil de vendas até chegar a solicitar seus serviços.

Do e-mail marketing à divulgação em massa

Como vimos acima, o advogado deve ser discreto e moderado. Porém, isso não quer dizer que ele deva ficar calado ou se limitar a disparar e-mail marketing.

De fato, hoje em dia muitos advogados tomam a frente nas mídias sociais, lançando mão de blogs e até vlogs para divulgar seus conteúdos.

Tais recursos fortalecem sua imagem e autoridade, sem que você precise “vender” explicitamente o que quer que seja. Como já dito, essa é a postura de várias marcas: gerar autoridade e atrair os clientes discretamente para o seu funil de vendas.

Artigos mais densos podem ser primeiramente publicados no blog, e posteriormente se tornar:

  • Postagens menores em redes sociais;
  • E-mail marketing (com outra formatação);
  • Blog informativo;
  • Script para um vídeo de plataforma popular, etc.

Em todos os casos, o advogado está livre para fazer uso das técnicas de marketing de conteúdo, bem como de várias plataformas digitais para divulgação desse conteúdo. E o melhor: sem descumprir uma vírgula que seja do Código de Ética da OAB.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer ficar por dentro das novidades sobre marketing jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail.

Guia de Investimento

Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. São diversos procedimentos que permeiam esse mundo, como por exemplo assessoria empresarial através da contabilidade, atendimento judicial, auxílio na confecção de laudos e até mesmo nos processos burocráticos da corporação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Storytelling na advocacia: como utilizar no marketing do meu escritório

Conheça o storytelling na advocacia e saiba como prender a atenção e atrair mais clientes com o marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo para Advogados: por que utilizar essa estratégia?

Saiba o que é, como fazer e, porque seu escritório de advocacia deve investir em marketing de conteúdo para advogados

Como oferecer serviços jurídicos pensados no cliente

Saiba como criar serviços jurídicos e ofertar soluções que ajudem a resolver a dor do cliente e fidelizá-los

Podcast Jurídico: por que utilizar este recurso?

Saiba o que é um podcast jurídico e quais as vantagens desse formato na estratégia de marketing de conteúdo do seu escritório de advocacia

Qual a importância de um blog para escritório de advocacia

Conheça os motivos para manter um blog para escritório de advocacia e como utilizar essa estratégia de marketing em seu negócio

Por que adotar o inbound marketing para advogados no escritório

Inbound marketing para advogados inclui as estratégias de prospecção por meio da produção de conteúdo conforme o Código de Ética da OAB
Logo SAJ ADV

MAPA DO SITE

  • Início
  • Produtos
  • Artigos e Notícias
  • Leis Comentadas
  • Materiais Gratuitos
  • Colunistas

NOSSAS SOLUÇÕES

  • SAJ ADV
  • PETICIONA MAIS
Powered by Softplan