Como captar clientes na advocacia usando o networking jurídico

Tempo de leitura: 11 minutos

(Last Updated On: 15 de outubro de 2018)

Com a intensa concorrência no mercado jurídico, torna-se cada vez mais urgente e necessário que as bancas invistam em práticas inovadoras de gestão para enfrentar a concorrência e promover o crescimento sustentável do negócio. A gestão de escritório de advocacia deve estar conectada às mudanças econômicas e estruturais do País e do mundo. Dessa forma, é importante apostar em ideias inovadoras e diferenciadas para investir na prospecção de clientes com ética, além de criar uma estratégia de fortalecimento da marca para captar clientes na advocacia.

O número de profissionais do Direito duplicou nos últimos dez anos, de acordo com o Anuário de Advocacia, passando de aproximadamente 500 mil advogados em 2006 para mais de 1 milhão no final de 2016. Por isso, para que as bancas consigam se diferenciar nesse mercado cada vez mais concorrido e captar clientes  a advocacia, é preciso combinar três fatores: atendimento de qualidade, planejamento de marketing jurídico eficiente e construção de uma rede de contatos. Em todos os casos, é fundamental exercitar as habilidades sociais e criar conexões.

Há limitações legais para captar clientes na advocacia, principalmente pelo fato de o Código de Ética e Disciplina da profissão restringir o uso da publicidade para divulgação dos serviços oferecidos pelo escritório, proibindo o Marketing Jurídico em meios como rádio e televisão. Nestas mídias, o advogado deve se limitar a conceder entrevistas sobre assuntos jurídicos, visando objetivos exclusivamente informativos. Essas mesmas determinações também regulam a publicidade no meio digital, plataforma que o advogado poderá explorar de outras maneiras, como na imagem ao lado.

Para auxiliar os profissionais a estabelecer uma excelente redes de contatos e captar clientes na advocacia, reunimos neste material uma série de estratégias, orientações e boas práticas para implementar um planejamento de ações de networking a longo prazo na sua rotina.

1. Prospecção de clientes para alcançar diferencial frente à concorrência

Mesmo com as restrições apontadas no Código de Ética e Disciplina da OAB para prospectar e captar clientes na advocacia, as bancas precisam encontrar alternativas para promover essas práticas sem ferir o regimento profissional. Afinal, já são 1 milhão de advogados no Brasil.



Os dados do Cadastro Nacional de Advogados, mantido pelo Conselho Federal da OAB, expõem a intensa competitividade nesse mercado e a necessidade de os  escritórios adotarem boas práticas para estabelecerem um relacionamento próximo com seus clientes e parceiros estratégicos. Entre as iniciativas que precisam ser adotadas pelas bancas para captar clientes na advocacia com ética estão: na advocacia, a indicação representa a maior forma de captação de clientes na advocacia. Por isso, focar em estratégias que garantam a experiência positiva e satisfação do cliente pode proporcionar a publicidade “boca a boca”, conferindo ainda mais credibilidade ao escritório.

Se você investe em seus atuais clientes, prestando um atendimento de excelência na advocacia, possivelmente eles se tornarão promotores do seu escritório. Dessa forma, o primeiro passo para atrair novos contratantes está em fidelizar os clientes atuais. Em muitos casos, quem procura por esse tipo de serviço ou orientação jurídica busca por recomendações de amigos e familiares.

Gerenciar adequadamente o relacionamento com clientes por meio de um software para advogados é uma boa prática que deve ser implementada nos escritórios de advocacia. Além de econômica, a iniciativa contribui ainda para que os profissionais se tornem mais eficazes. A adoção de um software jurídico na nuvem, como o SAJ ADV, estimula a organização interna do escritório e proporciona maior mobilidade por permitir o acompanhamento do serviço jurídico via dispositivos móveis conectados à internet.

O sistema oferece ainda outras funcionalidades que, se forem bem exploradas pelo escritório de advocacia, podem tornar o dia a dia dos profissionais mais produtivo. Em um mercado cada vez mais disputado, investir em abordagens inovadoras pode trazer um bom retorno para o escritório e uma satisfação a mais para os clientes, fatores essenciais para se destacar frente à concorrência.

2. Presença digital é fundamental para captar clientes na advocacia

Você consegue avaliar como está a presença online do seu escritório de advocacia? Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para analisar se o seu público-alvo consegue encontrar rapidamente por seus serviços quando procura por termos relacionados a ele na web. Ao realizar esse teste, você pode descobrir se o seu escritório aparece nas primeiras posições dos sites de buscas, assim como analisar o posicionamento da concorrência no ambiente digital.

Caso você não consiga encontrar com facilidade o site ou as redes sociais do seu escritório, o ideal é melhorar a estratégia de comunicação e o posicionamento na web. A melhor forma de fazer isso é começar por aqui. Lembre-se: uma boa presença digital é fundamental para promover networking e captar clientes na advocacia.

Já não é novidade que muitas bancas estão concentrando esforços em campanhas de marketing que priorizam as mídias sociais, como apontou a pesquisa da ALM Legal Intelligence, noticiada pelo Washington Post. Por isso, contar com um site para o seu escritório de advocacia é o primeiro passo para conseguir construir uma imagem positiva nesse ambiente. Saber utilizar as mídias sociais a favor da banca é primordial para melhorar a presença digital do seu escritório de advocacia.

Comece estruturando um plano de marketing para o escritório. Caso já tenha um, tire-o do papel e implemente as ações planejadas. Mantenha as informações sobre a banca bem organizadas no ambiente digital, como as áreas de atuação e os profissionais que a compõem. O importante é estabelecer uma forma de contato muito simples com quem esteja visitando o site ou a rede social. Isso facilita para que os atuais e os futuros clientes encontrem os seus serviços ao buscarem por eles na internet.

Na era do business jurídico, a objetividade na comunicação é fundamental para se destacar frente à concorrência no ambiente digital. Disponibilize uma maneira simples e direta para que seu potencial cliente encontre e acesse seus canais para conhecer e experimentar seus serviços.

Elencar os canais ideais para divulgação dos serviços jurídicos prestados pelo escritório de advocacia é essencial para articular as melhores estratégias de atuação dos profissionais.

Mas para implementar ações de Marketing Jurídico na rotina do escritório de advocacia, é necessário promover uma gestão profissionalizada da banca, visando captar clientes na advocacia ou mesmo melhorar o relacionamento com os contratantes atuais e parceiros estratégicos. Por isso, é importante treinar os profissionais para que consigam transformar um eventual contato telefônico em oportunidade de negócio. Nesse sentido, um software jurídico pode auxiliar em uma gestão de escritório de advocacia eficaz, facilitando o networking.

Ampliar a presença digital do seu escritório de advocacia exige investimento de recursos e de tempo para produção de conteúdos relevantes, além do manuseio correto das ferramentas disponíveis e do suporte de profissionais da área. Mesmo com tantas exigências, ainda é possível investir em Marketing Digital Jurídico com pouca verba.

O escritório de advocacia deve explorar também as redes sociais. Afinal, elas já estão integradas à rotina de muitas pessoas, empresas e profissionais. Isso acontece porque elas deixaram de ser apenas um espaço de entretenimento e passaram a ter um grande potencial de compartilhamento de conteúdo.Alugar

Assim, ao compartilhar e divulgar o trabalho exercido pela banca entre seus clientes, aumentam as chances de alcançar maior visibilidade, principalmente se o  cliente compartilha-lo com a rede de contatos própria.

No material educativo “Como usar técnicas de marketing digital para aquisição de clientes”, você encontra dicas para conquistar e fidelizar a carteira de usuários  o seu escritório de advocacia. Além disso, disponibilizamos as principais diretrizes para a elaboração de um planejamento de marketing com foco em ações digitais. Confira!

Conquistar parcerias estratégicas na advocacia pode impulsionar o crescimento sustentável da banca com credibilidade. Para isso, é importante que os profissionais consigam gerenciar o tempo dedicado à prestação do serviço jurídico para marcar presença em eventos e palestras relacionadas à sua área de atuação.

Essa prática pode ajudar os profissionais do escritório a conhecerem pessoas influentes e outros profissionais da área, além de contribuir também para a prospecção e a captação de clientes na advocacia. A participação contínua em eventos e a conquista de parceiros estratégicos podem auxiliar a banca na implementação de outras ações de Marketing Jurídico, sem que o escritório viole o Código de Ética da profissão.

captar clientes na advocacia

3. Networking para construir a marca e manter o crescimento sustentável do escritório

Publicar artigos em um blog, escrever obras ou até mesmo criar vídeos de curta duração e publicá-los no YouTube, são estratégias que posicionam naturalmente o escritório/advogado como uma referência no mercado. Dessa forma, os escritórios passaram a vender seus serviços de formas diferentes no meio digital.

Seja qual for o meio utilizado, as bancas podem produzir conteúdos que tratem sobre uma nova legislação ou regulamentação em sua área de atuação. Ou ainda comentar sobre casos emblemáticos em que não estão pessoalmente envolvidas. Esses exemplos são considerados ótimas oportunidades para o advogado mostrar seus conhecimentos e sua experiência para conquistar parceiros estratégicos e captar clientes na advocacia.

Outra estratégia que possibilita implementar as boas práticas para estabelecer uma excelente rede de contatos é adotar um software jurídico para promover a organização da banca. São inúmeras as funcionalidades disponíveis em um sistema para advogados que podem contribuir para a melhora no fluxo de trabalho, como é o caso do SAJ ADV.

Baixe o ebook “Organização pessoal na advocacia: técnicas e dicas para melhorar o fluxo de trabalho” e escolha o método de organização pessoal que mais combina com seu perfil e com sua rotina, além de avaliar a importância da organização pessoal na advocacia para gerenciamento dos relacionamentos.

O ideal é que o escritório de advocacia consiga realizar diferentes estratégias dentro e fora do ambiente digital, para manter networking com profissionais da área com objetivo de promover o crescimento sustentável da banca com credibilidade. Invista em parcerias de sucesso para se destacar.

4 . Conclusão

Neste material, você conferiu as boas práticas que podem ser aplicadas na área para ampliar sua rede de contatos e captar clientes na advocacia. Entre elas, podemos destacar a fidelização de clientes e a adoção de estratégias competitivas voltadas para a manutenção do relacionamento com potenciais clientes e parceiros estratégicos. A partir da implementação dessas ações, as bancas passam a reconhecer cada vez mais a importância de promover a gestão com foco no cliente, buscando formas inovadoras de divulgação dos serviços jurídicos tanto no ambiente digital quanto fora dele.

Por isso, é essencial que o escritório de advocacia ou profissional autônomo saiba explorar essas novas oportunidades para se diferenciar no mercado e captar clientes na advocacia. Ao investir em ferramentas eficazes de marketing jurídico, o escritório consegue fortalecer positivamente a imagem da banca perante os clientes e os concorrentes. Em um mercado cada vez mais disputado, investir em abordagens inovadoras pode representar um grande retorno para a banca e maior satisfação para os clientes.

Quer ficar por dentro das novidades sobre como captar clientes na advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do melhor software jurídico em seu e-mail.

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *