[eBook Gratuito] Advogado produtivo, escritório de advocacia lucrativo

Tempo de leitura: 6 minutos

Como em qualquer empresa, um escritório de advocacia necessita de organização e planejamento das atividades para evitar acúmulos de demanda e o descumprimento de obrigações legais. Por esse motivo, otimizar a gestão do escritório de advocacia é uma das iniciativas que permite ao gestor uma atuação mais estratégica e dirigida aos resultados planejados a curto, médio e longo prazos.

A iniciativa também impacta diretamente no aumento da produtividade dos profissionais e facilita ao gestor realizar um acompanhamento periódico da rotina de todos os setores do escritório. Dessa forma, torna-se viável estruturar a gestão, planejar, realizar e acompanhar com frequência as metas determinadas, para conquistar maior eficiência na gestão do escritório de advocacia.

Mesmo diante dessas possibilidades, muitos gestores ainda sentem dificuldade para fazer uma gestão do tempo efetiva. Fator determinante para conseguir atender prazos, entregar documentações em dia, controlar a movimentação processual, entres outras questões relevantes para o trabalho dos profissionais.

Pensando nesse desafio, disponibilizamos gratuitamente o eBookAdvogado produtivo, escritório de advocacia lucrativo”. O material revela dicas importantes que podem contribuir para gerenciar as rotinas de trabalho, melhorar a comunicação do escritório com a equipe e os clientes e, ainda, evidencia como a tecnologia pode ser a solução ideal para melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade da banca.escritório de advocacia

O que você vai encontrar no eBook “Advogado produtivo, escritório de advocacia lucrativo”?

  • Gestão de tarefas e atividades

Veja como uma rotina organizada de trabalho pode melhorar muito seus resultados no escritório de advocacia. Neste eBook, mostraremos como a boa distribuição de horas de trabalho influencia na gestão da banca.

  • Comunicação entre times

A comunicação entre os colaboradores (e setores) também é indispensável para evitar sobrecargas. Além disso, contribui para uma maior produtividade no trabalho do advogado. Veja algumas técnicas para melhorar sua comunicação.

  • A importância da tecnologia

Com o suporte das tecnologias adequadas, a gestão fica mais fácil. O profissional tem visibilidade de todas as suas atividades, compromissos e clientes.

Para baixar gratuitamente o eBookAdvogado produtivo, escritório de advocacia lucrativo”, clique aqui. Preencha o cadastro com seus dados e clique no botão “Receber eBook”.

Fique agora com um trecho do ebook para instigar sua curiosidade. Boa leitura!

Escolher empreender no meio jurídico pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, o profissional que decide fazer a gestão de escritório de advocacia não teve na sua formação conhecimento técnico em áreas estratégicas para o negócio, como administração, recursos humanos, marketing, atendimento ao cliente e outras. Para alcançar resultados positivos, é preciso que o profissional entenda um pouco de todas essas áreas. Assim, torna-se viável estruturar a gestão, planejar, realizar e acompanhar com frequência as metas determinadas, para que se tenha eficiência por meio da otimização do trabalho de cada setor do escritório.

Investir em alternativas que contribuam para o aumento da produtividade dos colaboradores possibilita ao gestor constatar com antecedência qual setor ou profissional está acumulando atividades, e de que forma é possível reprogramar as demandas para que elas sejam atendidas no prazo determinado. A sobrecarga é um fator que pode comprometer diretamente no fluxo de trabalho e interferir na qualidade dos serviços jurídicos prestados. No post “Como melhor delegar tarefas em escritórios de advocacia”, disponível no blog do SAJ ADV, abordamos a importância do papel do gestor no sucesso da banca ao conseguir alinhar crescimento, atendimento de qualidade e aumento da produtividade.

Veja a seguir alguns pontos que devem ser levados em consideração para evitar as sobrecargas de trabalho por meio de uma gestão de escritório de advocacia eficiente.

Atuação estratégica por meio da otimização das rotinas de trabalho do escritório.

Como em qualquer empresa, a gestão de escritório de advocacia necessita de organização e planejamento das rotinas para evitar acúmulos de demanda, que podem ocasionar o descumprimento de obrigações relevantes. Portanto, a organização é um fator que auxilia diretamente no aumento da produtividade em escritórios de advocacia.

Efetuar o planejamento estratégico do escritório e realizar um acompanhamento periódico das principais atividades só é possível se o gestor priorizar a otimização das rotinas de trabalho. Para isso, é necessário investir tempo na organização, fazendo uma observação cuidadosa das principais tarefas. Durante essa etapa, muitas vezes pode-se constatar que a sobrecarga de trabalho está relacionada à utilização de métodos ultrapassados, que consomem mais tempo do que deveriam dos colaboradores.

Dessa forma, o gestor deve determinar estratégias que oportunizem aos profissionais produzirem mais em menos tempo. Adotar um sistema automatizado para registro das principais atividades realizadas no escritório é uma delas. A utilização deste tipo de ferramenta garante que a equipe se concentre essencialmente na realização de suas tarefas. Isso diminui o tempo gasto com procedimentos operacionais, que passam a ser automatizados por tecnologias que proporcionam o acompanhamento e a execução de tarefas específicas.

Ou seja, investir na otimização das rotinas do escritório é uma das iniciativas que permite ao gestor uma atuação mais estratégica e dirigida aos resultados planejados a curto, médio e longo prazos.

Comunicação entre departamentos e colaboradores para uma gestão integrada

Para evitar retrabalho ou mesmo o esquecimento na realização das atribuições pertinentes à rotina de um advogado, é importante definir de forma clara as tarefas correspondentes a cada um dos profissionais do escritório. A comunicação entre os colaboradores/setores também é indispensável para evitar sobrecargas e garantir maior produtividade do trabalho do advogado.

A separação física de departamentos pode impactar a comunicação entre os profissionais, influenciando negativamente no compartilhamento de informações relevantes. Por isso, a gestão integrada é tão importante para que o gestor e os colaboradores mantenham o controle das demandas jurídicas. Ao centralizar as informações em um local onde todos têm acesso, tanto de forma presencial quanto remota, torna-se viável definir os responsáveis por cada tarefa e determinar o prazo para a realização das atividades. Essa iniciativa garante que o gestor tenha uma visão geral de todas as demandas e profissionais envolvidos, assim como permite acompanhar a atualização do status das atividades a serem realizadas, determinando mudanças necessárias no planejamento por motivo de sobrecarga.

A partir da utilização de uma agenda compartilhada, é possível que todos os colaboradores tenham acesso às principais informações sobre contratos e processos, e sejam notificados com relação a tarefas e prazos que precisam ser realizados. Um exemplo são as audiências e reuniões com clientes. Nesse caso, escolher ferramentas gratuitas, como o Google Agenda, é uma alternativa a ser considerada, tanto para o gerenciamento correto das atividades quanto para a mudança de planejamento estratégico, quando se verifica sobrecarga em um determinado setor.

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