Quanto estou perdendo de dinheiro sem um software jurídico?

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos principais benefícios do software jurídico é a economia financeira que ele gera. Embora muitos advogados tenham a impressão de que o uso de um sistema é um gasto a mais para o escritório, o retorno que ele oferece em troca da mensalidade é algo muito maior.

Não há, hoje, um estudo específico que seja capaz de indicar o montante que o advogado perde, em valores, quando não usa um sistema de gestão de escritórios de advocacia. Ao mesmo tempo, no entanto, não há dúvidas da economia que a banca acumula quando um investimento assim acontece. Afinal, há funcionalidades próprias de um software que refletem, indiretamente, nas questões financeiras do escritório.

Quer ver?

Sem tempo na programação semanal ou mensal, o advogado não consegue ir em busca de novos rendimentos. Também não consegue profissionalizar seu nome no mercado, nem apresentar postura e argumentos que vão além do óbvio e o diferencie dos outros um milhão de advogados em atuação no país. Isso, em consequência, não o torna referência na profissão, nem valoriza sua marca, nem encarece seus honorários. A falta de tempo, portanto, é inimiga do sucesso do advogado.

A equação tempo X dinheiro tem uma relação direta com a advocacia. Não há mais dinheiro sem tempo sobrando, assim como não há tempo livre sem algo que ajude a otimizar a rotina. E é nesse contexto que entra a ideia de software jurídico.



software jurídico

Como um software jurídico ajuda a economizar

Como dissemos, contratar um software jurídico pode parecer uma despesa, mas quando você coloca na ponta do lápis o que ganha em produtividade, organização e mobilidade, vale a pena. 

O uso de um software jurídico no mercado foi primordial para garantir o aperfeiçoamento na prestação dos serviços jurídicos. Os escritórios que utilizam ferramentas tecnológicas para otimizar tarefas apresentam vantagem competitiva sobre aqueles que ainda preferem atuar de maneira tradicional e analógica. E uma delas é xxxx.

Isso é essencial para que o escritório de advocacia consiga maior flexibilidade na negociação de honorários, de acordo com a realidade do mercado e, principalmente, de seus clientes. Afinal, o tempo exigido para o serviço jurídico prestado interfere diretamente nos valores dos honorários cobrados. Por isso, otimizá-lo por meio da automatização das tarefas é determinante para se destacar frente à concorrência.

Afinal, ele automatiza uma série de rotinas, existe uma diminuição dos gastos em questões, tais como busca por publicações e até acompanhamento no site dos tribunais é bastante reduzida. A elaboração de relatórios de processos também é mais simples, gerando uma grande economia de tempo e otimização da rotina.

Com o crescimento expressivo do número de profissionais atuantes no mercado jurídico, os gestores de escritórios de advocacia devem adotar estratégias diferenciadas e inovadoras para se manter competitivos.

1. Oferece mais tempo livre

Com um bom sistema para advogados, seu trabalho fica muito mais produtivo. Você deixa de gastar aquelas horas por dia atualizando planilhas ou executando outras tarefas repetitivas, que são automatizadas facilmente pelo software. Com um software jurídico, você recebe automaticamente os andamentos dos seus processos e é avisado quando seus prazos estão chegando ao fim.

Suas horas de trabalho rendem mais.

Ah! Vale lembrar que pouco adianta usar um software antigo, complicado de usar e pouco intuitivo. Se você está dedicando algum tempo para fazer essa escolha, teste gratuitamente as opções e leve a facilidade em consideração. Afinal, de nada adianta contratar algo que só vai complicar a sua vida, né?

2. Permite visualizar onde estão os pontos fracos do escritório e focar neles

Organizando todas as informações do seu escritório em um único sistema, é mais fácil observar os pontos fortes e fracos do seu negócio e perceber em quais áreas você está ganhando mais ou menos. Assim, você visualiza de maneira simples as possibilidades de cortar gastos, se necessário, ou investir nas naquilo que é mais lucrativo.

Um software jurídico completo geralmente conta com um módulo de controle financeiro. Você pode visualizar todas as suas despesas frequentes e quais contas precisam ser pagas.

3. Reduz custos com papel e material de escritório

Dependendo do tamanho do escritório o número de papéis de processos e arquivos é muito grande. Muitos escritórios não se desfazem desse grande volume de papéis por medo de perder informações.

Mas com um software, você pode digitalizar tudo. Hoje em dia, manter arquivos na nuvem é muito mais seguro e eficiente, pois você consegue consultá-los de qualquer lugar e também compartilhar com quem quiser, sem ter que enviar cópias por e-mail ou fax.

4. Permite que as decisões sejam tomadas de qualquer lugar e não precisam mais esperar o advogado chegar ao escritório

Atualmente, os melhores softwares jurídicos estão disponíveis na nuvem, como nós já falamos ali em cima. Mas o que isso significa? Sistemas na nuvem, ou online, são aqueles que não precisam ser instalados no seu computador. Ou seja, você pode acessá-los de qualquer lugar! Por conta desses avanços tecnológicos, existem até advogados que trabalham enquanto viajam o mundo.

Com o seu escritório todo no seu notebook, gastos com espaço físico não precisam mais existir.

Quer saber todas as novidades sobre as vantagens de usar um software jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *