Por que não separar escritório de advocacia e avanços tecnológicos?

Independentemente do porte ou do nicho de atuação do seu escritório de advocacia, a tecnologia tornou-se algo essencial para a sua manutenção e sobrevivência no mercado. Isso porque, a tecnologia hoje é uma das principais responsáveis pela automação dos chamados serviços de back office, que consumiam a maior parte do tempo e recursos dos escritórios de advocacia. Com os avanços da tecnologia, boa parte dessas tarefas passou a ser automatizada, permitindo que o advogado tenha mais tempo para apenas ser advogado.

Em outras palavras, com a automação promovida pela tecnologia, o advogado tem mais tempo para se dedicar em aprimorar seu conhecimento jurídico, além de auxiliar seus clientes no processo de tomada de decisões. Isso sem falar no tempo para administrar seu escritório de advocacia.

Hoje a tecnologia se tornou um recurso indissociável da rotina dos advogados. A boa notícia é que quanto mais a tecnologia avança, mais facilidades os advogados têm. Para saber os impactos da tecnologia no dia a dia do advogado, não deixe de conferir!

escritorio de advocacia

Back office resolvido

Advogados com alguns anos de carreira certamente vão se lembrar! Durante muito tempo fazer o andamento processual, controlar os prazos e publicações e elaborar relatórios era algo praticamente artesanal, feito através de fichas de andamento de papel e recortes dos diários oficiais. Com a chegada dos computadores, esse processo passou a ser transferido para o meio eletrônico, através de planilhas e editores de texto.

Com a chegada dos softwares jurídicos, inúmeras atividades do back office foram automatizadas. Além da busca de publicações, controle de prazos e a elaboração de relatórios, esses recursos permitiram ao advogado localizar com muito mais facilidade e rapidez informações e dados que são fundamentais para a execução dos serviços jurídicos.

[Já ouviu falar em advocacia 3.0? Veja como a evolução da tecnologia impactou na transformação dos serviços jurídicos]



Hoje atividades que consumiam a maior parte do tempo dos escritórios são realizadas em minutos graças à tecnologia. Isso garante que o profissional se dedique aquilo que realmente impacta nos resultados do seu trabalho, tais como o conhecimento jurídico e o próprio relacionamento com clientes.

Menos tempo e mais efetividade no relacionamento com clientes

Todo advogado sabe da importância do relacionamento com clientes para o sucesso de um escritório de advocacia. Tanto é verdade que hoje, uma tendência entre os escritórios de advocacia é focar sua atuação totalmente no cliente, trazendo para o dia a dia conceitos como customer success, avaliação do churn rate, entre outros utilizados dentro da administração de empresas.

Por se tratar de uma atividade muito pautada na confiança, o contato periódico e pessoal com clientes ainda é importante dentro da advocacia. O que não significa que certas informações e dados não devam chegar até o seu cliente, sem que você precise passar a mão no telefone, ou mesmo, lhe escrever um e-mail.

Automatizar a comunicação do andamento de processos, entre outros dados que são de interesse do cliente, não prejudica o relacionamento e pode ser uma forma dele se sentir devidamente assessorado.

Hoje um bom software jurídico já conta com esses recursos, facilitando a comunicação entre advogado e cliente, permitindo que o profissional invista seu tempo e energia em contatos mais efetivos para o relacionamento.

Mobilidade, qualidade de vida e economia de tempo em seu escritório de advocacia

Outra transformação significativa promovida pela tecnologia diz respeito à maior mobilidade do profissional. Hoje, graças aos softwares jurídicos é possível acessar dados e informações do escritório à distância, na velocidade de alguns cliques. Isso, além de facilitar o dia a dia do advogado que precisa se deslocar para audiências e diligências em fóruns, permite que durante reuniões externas, por exemplo, o profissional tenha na tela do seu smartphone todos os dados e informações que precisa.

A mobilidade, promovida com auxílio de softwares jurídicos, permite que o advogado tenha mais flexibilidade no seu dia a dia, conseguindo resolver algumas questões do escritório diretamente do home office. Com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, o advogado pode ter mais qualidade de vida, equilibrando atividades pessoais e profissionais, sem perder tempo no deslocamento entre casa e escritório.

Inteligência artificial no escritório de advocacia: realidade ou ficção?

Recentemente, após a introdução de alguns robôs programados para executar determinadas atividades nos escritórios de advocacia, muito se vem discutindo acerca do uso da inteligência artificial no dia a dia do advogado. Ao que tudo indica, esse é um caminho sem volta. Entretanto, muitos profissionais têm se questionado sobre o potencial desse tipo de tecnologia e em que medida ela também ameaça o próprio advogado.

[Você vê a automação jurídica como um problema? Saiba porque ela é uma boa solução para o seu escritório de advocacia]

Todavia, ao que tudo indica, evitar ou mesmo fugir dos impactos da tecnologia pode custar caro ao advogado e também ao seu escritório de advocacia. Isso porque, automação representa hoje um grande diferencial competitivo, já que traz mais eficiência para a execução dos serviços jurídicos.

Mesmo com o uso de robôs que analisam documentos em segundos, a inteligência e a estratégia do advogado não perdem a importância e muito menos o espaço. Pelo contrário, a partir de agora o profissional tem mais tempo para se dedicar justamente ao seu diferencial, ou seja, o conhecimento jurídico. E este, ao final, é o maior e mais significativo impacto causado pela tecnologia nos escritórios de advocacia.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *