Entrevista: como ter um escritório de advocacia sem papel?

O Castanheira Consultores Associados é um escritório de advocacia com mais de 18 anos de experiência em consultoria empresarial. Os advogados possuem uma carteira de clientes com mais de 300 processos e atendem demandas em áreas como Direito à Saúde, Societário, Tributário e Consumidor. Há cerca de dois anos, a equipe vem trabalhando na modernização do escritório e contrataram um software jurídico para auxiliar na gestão financeira, processos, atendimentos, entre outros.

Hoje, cerca de 85% dos processos do Castanheira Consultores Associados já são movimentados no formato digital com a ajuda do software SAJ ADV. Além de permitir a gestão integrada, a solução ainda possibilita o acesso dos processos, agendas e tarefas de qualquer lugar por meio de computadores, tablets ou smartphones conectados a internet. Nesta entrevista, o associado Guilherme Ayres Castanheira Camargo conta sobre a experiência do escritório Castanheira Consultores em investir em um escritório de advocacia sem papel.

Confira abaixo como eliminar o papel do seu escritório de advocacia

Quais foram as principais mudanças na rotina do escritório de advocacia para que reduzisse a utilização de papel?

As principais mudanças na rotina do escritório aconteceram em relação à informatização do arquivo.

Quantas horas de trabalho são economizadas com a ajuda do software jurídico?

Nós estimamos que algo em torno de 6 a 8 horas semanais são economizadas com ajuda do software jurídico.

Depois da contratação do SAJ ADV quanto o Castanheiras Consultores  economizou com materiais de escritório?

Nós reduzimos cerca de R$ 300,00 por mês.

Quais são as principais vantagens que um software jurídico pode trazer para um escritório de advocacia?

Organização e agilidade no cumprimento de prazos e compromissos.



A Castanheira Consultores investiu em treinamento de equipe para que o escritório se transformasse em um escritório de advocacia sem papel?

Não houve necessidade, pois o escritório é formado por pessoas jovens (entre 22-30 anos), que têm facilidade em trabalhar com tecnologia.

escritório de advocacia

Houve dificuldade na implementação?

No começo sim, pois houve necessidade de nos acostumarmos com o novo procedimento.

Quais são as dicas para os gestores que querem eliminar o papel do seu escritório de advocacia? Por onde devem começar?

Vemos que a maior dificuldade está atrelada ao apego que nós advogados temos pelo documento físico. Nós estamos eliminando praticamente tudo. Criamos apenas uma única pasta física por cliente, na qual guardamos documentos originais e outros documentos  importantes. Entendemos que o primeiro passo que o escritório tem que dar é encontrar um software que atenda as necessidade do escritório (organização, custo, benefícios). Depois disso, o próximo passo é  fazer um mutirão para acabar com os documentos físicos.

Agora que você já sabe que uma solução tecnológica pode contribuir para a redução da compra de papéis para o escritório de advocacia, clique aqui e faça um teste gratuito do SAJ ADV por um período de 15 dias.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *