Escritório de advocacia: confira os fatores que levam um escritório a falir

Tempo de leitura: 5 minutos

Mais um escritório de advocacia é formado. É dada a largada para concorrer no competitivo mercado de trabalho. A vida profissional é assim, e  nós torcemos para que você e seu escritório se estabeleçam, conquistem clientes e cheguem ao sucesso.

Entretanto, no meio desta jornada haverão obstáculos a serem quebrados. Uns fáceis de serem identificados, outros já nem tanto. Não distinguir algumas situações e corrigi-las imediatamente pode fazer com que seu escritório de advocacia venha a falir em pouquíssimo tempo.

Por isso, elaboramos este artigo para que você tenha em mente certas atitudes, ou a falta delas, que são passos certeiros para ruína de um escritório de advocacia. Acompanhe a leitura e se você identificar alguma situação ocorrendo em seu escritório é melhor reverter este cenário por completo.

escritório de advocacia

Falta de atualização

É muito natural os anos se passarem e alguns procedimentos darem espaço a outras novas maneiras de agir. Principalmente com a constante atualização tecnológica, o que mais veremos é um novo sistema para simplificar a gestão de arquivos, ou um software que realiza cadastro e organiza os clientes de forma rápida e segura.



Uma infinidade de novas atualizações surgem para facilitar a rotina de um escritório de advocacia. Sendo assim, não convém se apegar a velhos métodos usando a velha frase “time que está ganhando não se mexe” pois você pode não perceber agora, mas seu “time” vai ficar para trás em um curto espaço de tempo.

Se há uma lei que impera no mercado de trabalho é a “lei da atualização constante”, não tenha medo de aceitar a tecnologia para acelerar, organizar, e otimizar a forma de trabalho. Ela veio justamente para isso, para nos servir. Em razão disso, usufrua do que ela oferece.

Resistência à Inovação

Tente não confundir. Se atualizar não é o mesmo que inovar. Se render as atualizações tecnológicas que chegam ao mercado de trabalho é a renovação constante e aprimoramento do que você e seu escritório de advocacia já fazem. Agora, a inovação é mergulhar primeiro no que ainda está sendo visto pela concorrência como algo ousado.

Porque resistir à inovação? Ser o primeiro a revolucionar em termos de gestão em escritório de advocacia soa muito bem se a concorrência só possui mais do mesmo. O espírito empreendedor precisa fazer parte da sua equipe, pois seus clientes clamam por isto.

Se você ainda possui alguns medos, podemos te dar um bom exemplo de como ter um escritório de advocacia arrojado e que embarca de cabeça no contemporâneo. Mesmo tendo um escritório físico, onde seus clientes podem ser atendidos da melhor forma possível, há escritórios que já possuem além de sites, diretórios virtuais para atender as demandas de seus clientes.

Esta forma inovadora permite aos clientes que quase não dispõem de tempo, entrar em contato, fechar negócios por meio de videoconferência e muito mais. Isso é só uma das facetas inovadoras que o mercado oferece e seu escritório pode ter.

Falta de controle e organização no escritório de advocacia

Pode ser genérico e muito abrangente, mas vamos especificar. Quando o escritório está iniciando seus trabalhos pode parecer fácil organizar agenda de clientes, prazos, reuniões, caixa, pagamentos e muitas outras áreas, porém, a medida que a empresa vai tomando forma e ganhando o mercado, isso tende a sair do controle com muita facilidade.

É comum acontecer, no entanto não deveria, e isso gera caos na gestão e consequentemente uma brecha gigante para concorrência. Cliente nenhum quer deixar seus casos nas mãos de uma equipe cujo o escritório não sabe onde colocou sua pasta, ou não acha seu cadastro, ou pior ainda, perdeu o prazo para audiência.

Organização e controle precisam fazer parte do dia a dia do seu escritório de advocacia a todo instante. Onde seus sócios ou associados estiverem, se contatados por algum cliente, é primordial que eles estejam atualizados e cientes do que se passa com cada um deles, e isso exige controle absoluto de cada caso.

Nem tudo está perdido!

Calma, este artigo não veio para aterrorizar a gestão dos escritórios de advocacia. Muito pelo contrário, veio para mostrar que é totalmente possível alavancar no mercado, eliminando essas três situações mencionadas e assim ganhar a confiança de futuros clientes, além de fidelizar os antigos.

Esteja a frente de outros e no controle de tudo. Não reprima o uso da tecnologia. Use-a seu favor. Abuse do que ela tem a ofertar. Atualize seu escritório e invista em um ótimo software jurídico para ter exatamente o controle e a organização de que falamos. As facilidades que o software da SAJ ADV oferecem são incríveis. Advogados organizados e informados sobre cada caso, de cada cliente em qualquer lugar que tenha internet.

Assim, de uma forma simples porém, totalmente efetiva, todos ganham. Seus clientes saberão que são únicos e seu escritório de advocacia estará entre os mais procurados devido à competência e seriedade com que trabalha.

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