Segurança de Informação – Como proteger dados do seu escritório jurídico

Tempo de leitura: 6 minutos

Em maio de 2017 vimos uma onda de ataques de ransomware (um tipo vírus que solicita pagamento para liberação de informações) que fez estragos em diversas áreas do mundo. O malware atingiu hospitais, órgãos governamentais e outras empresas em países de todo o mundo. Mas o que devo fazer para meu escritório jurídico não sofrer com consequências parecidas?

Lembrando que muitas das ações dependem de ações técnicas, por isso sugerimos sempre que, caso você não tenha esse conhecimento, contrate algum profissional da área. Isso evite ainda mais dores de cabeça decorrente de má configuração.

Blindagem da equipe e política de tecnologias para seu escritório jurídico

Muitos dos malware e trojans que existem pela web necessitam de alguma ajuda do usuário, desde que seja clicar em um Link, baixar um Download.EXE, entre outros.

Antes de abordamos as questões de segurança é fundamental que todos os membros do escritório tenham políticas internas relacionadas à confiabilidade e confidencialidade de dados, fazendo com que todos depositem o devido valor em não fazerem  acessos em CMS do site ou acessarem o email da empresa em Lan House, evitarem o uso de Pen Drive que  não seja somente da empresa. Essas são práticas que nos dias de hoje devem ser evitadas.

Segurança HTTPS

HTTPS (Hypertest Transfer protocol Secure –  Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). Muito usado em bancos e sites que possuem alguma transação com o cliente final. Essa camada adicional SSL (Protocolo de Camada Sockets Segura, em inglês Secure Sockets Layer) ou TLS (Segurança da Camada de Transporte, em inglês Transport Layer Security), faz com que os dados transmitidos em seu site sejam criptografados e sejam autenticados pelo servidor, os quais chamamos de certificados digitais.

Por que meu escritório de advocacia precisaria de um certificado HTTPS?

Um dos principais motivos seria pelo fato de que desde Janeiro deste ano o Google está informando aos usuários sobre sites que possuem ou não tal protocolo. Essa prática melhora o SEO (Search Engine Optimization) do mesmo e a probabilidade do seu cliente sentir-se seguro em dissertar sobre a dor dele, facilitando a interpretação e consequentemente as chances de fechamento de contrato. O protocolo HTTPS dará segurança real para que os dados transmitidos dentro do seu site jurídico sejam seguros. A extensão HTTPS é bem vista pelo Google aumentando suas chances de ser achado na busca orgânica ou “SEO”.

E como sempre digo, mais visitas é igual a mais oportunidades! Hoje sabes os limites que temos com o rígido código da OAB, assim o marketing de conteúdo se tornou a grande esperança na prospecção de clientes. A equação HTTPS somado a qualidade na produção textual, pode te trazer muito mais clientes.

HTTPS não é garantia de segurança!

A implementação do protocolo HTTPS é de fato um grande avanço para aumento da segurança em seu escritório de advocacia, porém não é suficiente para garantir que invasões não ocorram. Há casos comuns de phishing, nome que remete a “pescaria”, já que tem como objetivo “pescar” os dados do usuário através de site construídos para enganar os usuários. Em uma primeira vista, o site pode parecer oficial, como o de um banco, por exemplo, porém aí está o grande segredo do golpe. Os hackers fazem um site muito parecido com o original, que leva o usuário a cadastrar seus dados pessoais, ou mesmo tentar fazer o login, ocorrendo assim o roubo da informação.

Em resumo vale a máxima da navegação “defensiva”, ficando de olho em sites suspeitos, na url (endereço do site) e em detalhes de layout. Com isso pode-se evitar problemas como os indesejados spams, cartão clonado, ou mesmo o roubo de contas bancárias.

Software Jurídico que tenha em suas premissas a segurança dos usuários

Todo escritório de advocacia que se preocupa com todos os aspectos da gestão de escritório de advocacia, se preocupando com a segurança da sua equipe e  e do seu site Parte dessa precaução passa pela contratação de um software jurídico de qualidade, que não possui GAPS ou tenha brechas para os Crackers (especialistas em quebra de sistemas).

Sempre opte por softwares na nuvem, que trarão a segurança deles para  o seu escritório. Muitos desses softwares têm como premissa o link entre o site do seu escritório e órgãos públicos, que por sua vez,  sabemos que não são levados a sério como deveria. Sendo assim, o SAJ ADV atende todas essas necessidades fundamentais para que você torne seu escritório seguro para seu cliente evitando assim, dores de cabeça.

escritório jurídico

Proteja a WIFI do seu escritório jurídico

Caso seu escritório possua alguma rede WIFI disponível, é fundamental que tenha uma proteção contra visitas indesejáveis. Defina uma senha forte com caracteres especiais, com letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo. Uma outra medida mais profunda é fazer uma segmentação filtrada, pelo que chamamos de MAC (Media Access Control). Isso fará com que você escolha os tipos de dispositivos que podem acessar sua rede. Por ser um aspecto muito técnico, sugiro a contratação de um profissional especializado em segurança de redes.

E como prevenir é melhor que remediar, outra dica é não deixar seus documentos pessoais e do escritório compartilhados em sua rede. Guarde em pastas seguras em seu computador ou em sites especializados na nuvem, já com as ações de segurança de rede implementada.

Conclusão

Listamos acima algumas dicas simples que podem fazer uma grande diferença a fim que seu escritório jurídico não tenha futuras dores de cabeça com ataques cibernéticos. Além dos motivos levantados, muitos sites governamentais, que os doutores geralmente frequentam é sempre alvo de ataques. Esses mesmos sites governamentais deveriam se preocupar mais com a segurança de informações, visto que isso é a maior preciosidade que uma empresa governamental ou privada pode ter. Um artigo da CISCO aborda o tema de forma clara.

Espero ter colaborado para que tenhamos uma internet mais segura, ainda mais se tratando de escritórios de advocacia, onde muitos documentos sigilosos são guardados. Informe sempre aos seus clientes dessa sua preocupação e utilize isso como diferencial competitivo.

Quer saber mais novidades sobre o escritório jurídico? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *