Escritório Jurídico: 5 queixas de clientes que você precisa ficar atento agora

Tempo de leitura: 5 minutos

(Last Updated On: 8 de março de 2018)

Erros e falhas na prestação de serviços podem afetar a imagem e a credibilidade de um escritório jurídico. Assim, tomar alguns cuidados e precauções nunca é demais e podem evitar diversas queixas de clientes. Para saber quais são as condutas realizadas por advogados que mais geram descontentamento, e o que fazer para evita-las, vale a pena conferir!escritorio juridico

Falta de comunicação em escritório jurídico

A falta de comunicação é uma das queixas mais comuns dos clientes. Isso porque, muitos advogados deixam a desejar quando é preciso informar o cliente acerca do andamento de seus casos. Entender o descontentamento dos clientes, no entanto, não é difícil. Afinal, muitos confiam ao advogado causas importantes e pagam altos honorários por isso.

Do lado do advogado, por sua vez, também não é difícil entender porque isso acontece. Para um advogado o caso de um cliente é apenas mais um caso. Enquanto para o cliente um caso pode ter enormes impactos sobre a sua vida.

Para resolver esse tipo de problema, o advogado deve ter sempre uma postura proativa, mantendo o cliente informado sobre cada mudança no status do seu caso. Além disso, com as ferramentas certas, como um software jurídico por exemplo, o advogado pode automatizar a comunicação de alguns fatos mais básicos sobre o processo. Isso possibilita que o cliente fique sempre bem informado, sem que isso signifique sobrecarregar o dia a dia do advogado.

Cobranças indevidas

Quando um cliente recebe sua fatura, ele espera que todos os serviços jurídicos venham especificados no documento. Este detalhamento é uma forma de oferecer clareza ao cliente, permitindo que ele saiba exatamente pelo quê está pagando. Infelizmente, muitos escritórios jurídicos apresentam faturas genéricas, gerando confusão acerca das atividades realizadas, horas gastas, entre outros detalhes relativos à prestação de serviços jurídicos. Outro problema que costuma gerar queixas dos clientes são as ambiguidades presentes na fatura, que acabam trazendo desconfiança e descontentamento por conta dos clientes.



Faturas que não são precisas, além de afetarem a relação com o cliente, impactam negativamente na reputação do escritório. Isso sem contar que faturas mal elaboradas aumentam o risco da inadimplência, trazendo consequências também para o faturamento do escritório jurídico.

Para evitar esse tipo de problema, além de revisar as faturas antes de enviar para os clientes, contar com um bom software jurídico pode auxiliar na elaboração de um bom documento de prestação de contas e cobrança.

Atrasos

Atrasos também são uma queixa bastante comum dos clientes de um escritório jurídico. Embora no Brasil exista uma certa dose de informalidade quando o assunto é pontualidade, é preciso prestar bastante atenção com relação aos atrasos, especialmente nas relações profissionais.

Atrasar significa que o profissional não respeita o tempo alheio. Na advocacia, atrasar pode ser ainda mais grave, já que muitos advogados cobram seus honorários por hora, o significa que o tempo do cliente é valioso e precisa ser tratado com o devido zelo pelo profissional. Para evitar problemas e queixas, além de se organizar melhor, o profissional deve tomar todas as precauções para evitar atrasos.

Caso eles sejam inevitáveis, é sempre importante avisar o cliente e obviamente se desculpar pela falha.

Perda de compromissos

Um dos maiores desafios dos advogados atualmente é conciliar uma agenda atribulada e multitarefa. Todo advogado possui uma variedade de compromissos para cumprir diariamente, o que faz com que muitos profissionais fiquem sobrecarregados e acabem perdendo seus compromissos.

Perder uma reunião com um cliente, no entanto, pode ser algo desastroso, afetando a imagem do escritório jurídico, bem como, a relação com o cliente. Perder esse tipo de compromisso é uma falta grave, que gera queixas e muito descontentamento, especialmente de quem paga caro pelos honorários e muitas vezes confia causas importantes ao advogado.

A atividade do advogado, naturalmente, envolve responsabilidade. Por isso, perder compromissos é algo que pode impactar negativamente um escritório jurídico e deve ser ao máximo evitada. Contar com uma agenda inteligente, que permita a fácil visualização dos compromissos, bem como, aleta das atividades é uma forma de evitar que esse tipo de falha aconteça. Com o uso de determinadas ferramentas, como um software jurídico, os riscos de perder um compromisso podem ser bastante minimizados.

[Saiba como um software jurídico pode ajudar o advogado na organização de compromissos e prazos]

Perda de prazos

A perda de um prazo é uma outra falta grave que pode trazer consequências danosas ao cliente e ao escritório jurídico. Basta imaginar que deixar de comparecer à uma audiência ou apresentar uma contestação podem prejudicar a defesa do cliente. Por isso, esse tipo de queixa quando é apresentada por clientes, também não é nem um pouco difícil de se compreender.

Prazos são algo de extrema importância e não podem ser esquecidos ou perdidos por erros do advogado. Mais do que adotar uma agenda, o advogado precisa ter ferramentas que ajudem na organização do seu dia a dia. Um software jurídico, por exemplo, pode ser a ferramenta certa, na medida em que auxilia o advogado a visualizar sua agenda facilmente, além de lembrar o profissional sobre os seus compromissos.

Não é sempre que um cliente tem razão. Porém, isso não significa que o advogado deve deixar de lado as suas queixas. Ouvir o cliente é fundamental e pode ajudar um escritório jurídico a aprimorar seus serviços. Por isso, vale a pena prestar a atenção e buscar a melhoria continua do atendimento a entrega.

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