Como ter um escritório jurídico tradicional e inovador ao mesmo tempo?

Tempo de leitura: 5 minutos

A advocacia é uma profissão pautada em princípios tradicionais e conservadores. Não é à toa que, quando se fala em inovação no meio jurídico, muitos advogados ainda resistem. Mesmo nos dias de hoje, alguns profissionais ainda tem um excessivo apego pelo conhecimento técnico e procuram reproduzir no escritório jurídico o mesmo modelo operacional utilizado há anos. Porém, já foi o tempo em que brocardos em latim e artigos da lei na ponta da língua identificavam um bom advogado. O mercado de hoje é outro e exige novas posturas e novas formas de agir do advogado e dos escritórios de advocacia.

Inovar, ao contrário do que muitos pensam, não significa renunciar à qualidade, nem tampouco o lado positivo de alguns tradicionalismos que fazem parte da profissão. Afinal, o tradicionalismo ainda transmite confiança e segurança, dois elementos fundamentais para o sucesso do advogado.

Inovar significa trazer apenas um novo olhar e uma nova forma de agir baseada nas atuais necessidades e tendências do mercado.

Ter um escritório jurídico inovador e tradicional ao mesmo tempo é possível. Porém, modificar algumas práticas de acordo com as novas tendências do mercado é preciso! Saiba como!

escritório jurídico

Inovação para escritório jurídico

O modelo tradicional da advocacia não atende mais as necessidades do mercado. Hoje, clientes precisam de soluções, agilidade e eficiência. Logo, escritórios que não adequarem suas práticas às novas tendências, correm sérios riscos de perder bons clientes.

Porém, o que significa abandonar o modelo tradicional? Quais são as práticas que podem ser criadas visando uma advocacia mais moderna, porém, com a qualidade e a excelência que somente bons operadores do Direito podem oferecer? Temos algumas pistas…

Busque novas formas de se relacionar com seu cliente

Você não precisa fazer reuniões a todo momento para que o seu cliente se sinta bem assessorado. Automatizar parte do seu atendimento usando um software jurídico, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de oferecer suporte ao cliente, sem que o contato presencial seja necessário a todo momento. Atitudes como estas permitem que o advogado tenha mais tempo para se focar nas atividades que exigem empenho intelectual sem, contudo, descuidar de um aspecto importante que é o relacionamento com o cliente.

[Pensa em inovar na advocacia, mas não sabe por onde começar? Confira mais dicas!]

Veja novas oportunidades a partir das tendências do mercado

A sociedade é dinâmica e sempre surgem impasses e conflitos que necessitam do amparo jurídico. É nesse contexto que surgem as novas áreas do Direito e também novas oportunidades de atuação. O Direito Ambiental e o Direito Digital, por exemplo, são dois ramos que ilustram bem essa dinâmica e podem ser uma oportunidade para profissionais e escritórios. Hoje para se destacar da concorrência e conseguir mais oportunidades o advogado deve estar focado nas movimentações do mercado.

Você também deveria ler:  Como um software para advogados pode ajudar no networking?

[Pensa em apostar em oportunidades a partir das tendências do mercado? Confira os ramos que andam em alta e em baixa no Direito]

Abandone práticas litigiosas e invista na colaboração e na solução de conflitos

O Novo Código de Processo Civil se transformou em um divisor de águas para a atuação de muitos advogados. Mesmo que atuava no contencioso e tinha naturalmente uma atuação mais bélica vem precisando se atualizar. Mais do que nunca o advogado vem assumindo uma postura de colaboração na solução de conflitos. Hoje, para lidar com a complexa sociedade moderna, é preciso investir em práticas menos litigiosas, oferecendo assim mais solução e efetividade e evitando a demora dos processos judiciais.

Ofereça soluções ao seu cliente e tenha uma participação estratégica no seu dia a dia

Atualmente os clientes precisam que o advogado use seu conhecimento jurídico para oferecer soluções. Para isso, o profissional precisa ter uma postura mais proativa, entendendo a realidade do cliente e se aproximando dela. Antes os advogados queriam oferecer apenas a solução que a lei dava. Hoje, no entanto, é preciso conhecer a realidade do cliente, para então buscar na lei quais são as alternativas mais viáveis ao caso concreto. As habilidades analíticas e o aprendizado constante, portanto, são muito mais necessários ao profissional nos dias de hoje.

Adote novas formas de trabalho no seu escritório jurídico

Home office e coworkings. O advogado já possui novas estruturas que possibilitam o desenvolvimento da profissão, sem que haja a necessidade das estruturas tradicionais. O home office proporciona maior comodidade e até economia nos deslocamentos, auxiliando o escritório jurídico a proporcionar mais qualidade de vida a seus colaboradores.

Da mesma forma, os coworkings ou espaços compartilhados de trabalho, auxiliam profissionais autônomos a exercerem sua profissão, sem que isso exija investimentos altos no aluguel de um espaço. Muitos clientes preferem pagar menos por uma estrutura enxuta, do que apostarem em altos honorários que também servem para cobrir uma estrutura bastante luxuosa de um tradicional escritório jurídico.

Sim, são novos tempos que exigem posturas diferentes do advogado. Buscar um antigo modelo operacional pode ser uma falha grave que lhe custará diversos clientes. Inovar não significa abrir mão da qualidade e muito menos da excelência no conhecimento técnico. No entanto é preciso apostar em novas formas de atuar focadas nas necessidades existentes no mercado.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *