Gestão de Escritório de Advocacia: melhorando o fluxo de trabalho

Em todo escritório de advocacia, independentemente do porte e da quantidade de funcionários, existem pelo menos dois perfis profissionais atuantes: o advogado gestor e o que executa as tarefas do dia a dia. Para melhorar a gestão de escritório de advocacia desenvolvido na empresa e ganhar a produtividade de todos, há ferramentas que auxiliam no controle do tempo e das atividades. Esse gerenciamento pode ser feito de forma iniciante, ou seja, manualmente, por meio de agendas e planilhas ou contar com softwares que facilitam a sistematização.

Confira abaixo dicas para dividir as tarefas e melhorar o fluxo de trabalho do seu escritório jurídico

Abri meu escritório de advocacia, e agora?

Definidos os parceiros, a localização e as áreas de atuação, é finalmente o momento de abrir o seu escritório. A gestão de qualquer negócio não é tarefa fácil, mas como já foi citado, existem ferramentas para auxiliar nisso. Quando você se torna o dono da empresa, deixa de ter apenas a atividade advocatícia para se preocupar. É preciso saber gerenciar a questão financeira, aprender a prospectar e a manter clientes, estar em contato com as pessoas que contrataram o seu serviço, administrar a equipe, entre muitas outras funções. É claro que é possível delegar boa parte das atividades, mas sendo você o responsável, será necessário realizar o acompanhamento de todas elas.Gestão de Escritório de Advocacia

Automatizando a sua gestão de escritório de advocacia

Planilhas, agendas e calendários ajudam, mas lembre-se que agora você tem uma equipe para gerenciar. Como apresentamos em nosso eBook sobre gestão de escritórios de advocacia, conhecimento e organização são dois dos principais fatores para consolidar, com sucesso, um escritório jurídico. A automatização dos procedimentos pode ser feita a partir de softwares genéricos ou dedicados. Conheça a diferença entre eles e os benefícios de cada um:

Softwares genéricos — como grande vantagem, podemos destacar o fato de eles serem normalmente gratuitos e de fácil acesso. São inúmeras as opções: para não perder prazos, por exemplo, podem ser aproveitadas as agendas do Gmail ou do Outlook; já para o controle e compartilhamento de documentos, existem o Dropbox e o Google Drive — que também permite a criação de textos e planilhas na nuvem; Asana e Trello são opções para organizar as atividades; a solução Conta Azul facilita a gestão de finanças. O problema é que para ser eficaz na gestão de um escritório jurídico, devem ser combinadas várias ferramentas diferentes, pois cada uma cumpre uma função.

Software Jurídico pode ser a solução ideal pra seu escritório de advocacia

existem ferramentas desenvolvidas especialmente para atender as necessidades dos escritórios jurídicos, como é o caso do SAJ ADV. O software jurídico ideal permite integrar a organização de processos, atendimentos, agendas e contatos. O SAJ ADV ainda possibilita o acompanhamento de pendências por meio do celular, tablet ou computador. Processos, contratos e outros documentos são inseridos no sistema e ficam armazenados e protegidos na nuvem, com garantia de backup e segurança de todos os arquivos. Esse tipo de ferramenta é útil para o gestor e ao advogado que executa as tarefas diárias. Ele permite desde a gestão do escritório jurídico como um todo, até o controle de intimações e andamento das ações judiciais.

Você possui dicas de gestão de escritório de advocacia para compartilhar? Deixe seu comentário.



Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *