Marketing jurídico: principais estratégias digitais para prospecção

Marketing jurídico: principais estratégias digitais para prospecção

Marketing Jurídico é uma técnica de fortalecimento da imagem dos advogados e dos escritórios de advocacia, dentro dos preceitos do Código de Ética da OAB. Pode ser feito através do marketing de conteúdo e utilizado na conquista e fidelização de clientes.

Guia COMPLETO de como atrair clientes na advocacia com o marketing jurídico

Já é comum, na atualidade, que as pessoas utilizem a internet para procurar tudo aquilo que desejam. Isto facilita o encontro daqueles que oferecem algum serviço com aqueles que estão procurando. O IBGE, por exemplo, publicou um estudo, em 2018, que apontava que 55,6% da população brasileira atual está na internet e a usa constantemente. E dados como este podem ser importante para os advogados, principalmente para o marketing jurídico.

Para os advogados, saber aproveitar esses números para captar novos clientes é extremamente importante. Dessa forma, é preciso entender e praticar um plano de marketing na advocacia bem definido. Além disso, saber e implementar as novas práticas e as tendências do marketing jurídico para 2019 fará o profissional se destacar dos demais. Afinal, quem tem incluído estratégias dessa área no negócio, tem conseguido impactar de forma correta maior parte do mercado.

O marketing jurídico digital, então, dispõe de várias ferramentas e estratégias. E muitas delas de baixo ou zero custo para a atração de mais clientes. Isto tudo, sem deixar de se adequar ao Código de Ética da OAB.

marketing jurídico

Descubra, assim, nesse artigo quais são as principais estratégias digitais para o marketing jurídico em 2019.

1. Outbound marketing jurídico

O outbound marketing jurídico se baseia em abordar o cliente em potencial de diversas formas. As mais conhecidas e usadas, antes mesmo da era digital, são as offline. Ou seja, ferramentas como TV, rádio, panfletos, etc. De acordo com o Código de Ética da OAB, contudo, é proibida qualquer divulgação direta dos serviços do advogado ou de seu escritório.

Apesar disso, existem alternativas para que se possa fazer o outbound marketing da maneira correta.



Primeiramente, é necessário criar uma identidade para seu escritório e toda a comunicação que você quiser. Todo e qualquer material criado por você, então, deve ter a sua marca, o branding do seu escritório de advocacia.

1.1. Cartão de visitas digital

Há, ainda, outro destaque no marketing jurídico para 2019. Trata-se, então, da criação de um cartão de visitas digital. Se você já advoga há algum tempo, é bem possível que já tenha feito um cartão de visitas. E provavelmente foi feito de papel para entregar para seus clientes. Logo, por que não criar uma versão virtual? Algumas vantagens do cartão digital seriam:

  • Economia – Ao criar uma única versão, você poderá enviar para centenas de clientes e evitará ter que fazer mais cópias para repor.
  • Ecologicamente correto – A sustentabilidade é um assunto muito importante e que agrega muito valor ao serviço que você entrega. Realizar ações sustentáveis no seu dia a dia faz com que seus clientes criem laços e se identifiquem com você e sua marca.
  • Facilidade – Existem sites gratuitos, como o Canva, que disponibilizam layouts para que você possa criar, mesmo que não tenha muita experiência.

Coloque em seu cartão de visitas digital todos os dados relevantes:

  • endereço físico e virtual (site/blog);
  • redes sociais;
  • telefones de contato;
  • e-mail; ou
  • até mesmo um QR code com todas as informações linkadas.

Faça com que seu cliente o encontre de maneira fácil e rápida. Você pode inclusive contratar um designer. E, desse modo, pedir a ele que coloque links para cada rede. O cliente, então, poderá clicar e abrir automaticamente o cartão.

Além disso, não se esqueça de criar soluções responsivas. Ou seja, que se adaptem em smartphones e outras telas.

2. Inbound marketing jurídico

Ao contrário do outbound marketing, no inbound marketing jurídico, a meta é conquistar o cliente de forma espontânea. Isto é, entregando a ele algum conteúdo ou algo que seja relevante para seu problema a ser solucionado. Em 2019, então, a prática do inbound marketing na advocacia continuou em alta.

No caso da advocacia, pode-se criar estratégias que façam com que o cliente entenda e considere o profissional como uma referência para o problema que está enfrentando.

Publico Alvo no marketing jurídico

2.1. Jornada de compra e funil de vendas na advocacia

Em primeiro lugar, é interessante definir quem é o seu cliente ideal e identificar qual o caminho percorrido por ele na contratação do seu serviço. Ou seja, a sua jornada de compra na advocacia com base na ideia de um funil de vendas. Afinal, um cliente para por etapas semelhantes antes de perceber a necessidade de um serviço para a resolução do seu problema. Assim, será mais fácil definir as estratégias de conteúdo do inbound marketing jurídico.

Em geral, a jornada de compra possui 4 etapas:

  1. aprendizado e descoberta;
  2. reconhecimento do problema;
  3. consideração da solução;
  4. decisão de compra.

Na primeira etapa da jornada, o cliente ainda não está ciente da sua necessidade. Mas pode ter interesse em aprender sobre ago que, de alguma forma, se conecte com os seus serviços. Por exemplo, pode buscar algo sobre Direito de modo geral na internet. Ao chegar ao seu conteúdo, ele já tem uma ideia sobre o assunto, mas descobrirá que os serviços de um advogado podem facilitar o seu processo. Isto é, reconhecerá que possui um problema que será solucionado pelos seus serviços ou semelhantes

Diante desse reconhecimento, ele buscará alternativas de solução. Pode comparar, dessa forma, os seus serviços com os de outras pessoas ou mesmo formas alternativas. Após esse período de consideração, enfim, é que ele chegará ao momento decisivo. É a hora de fechar o contrato.

2.2. Conteúdo especializado para um público alvo determinado

Em primeiro lugar, tenho um local seguro para suas publicações como https. Isto melhora, assim, as chances de posicionamento do site do seu escritório de advocacia no Google. Foque, então, em um conteúdo de qualidade. Através de um conteúdo coeso e de qualidade, o profissional consegue criar credibilidade e atrair possíveis clientes. Além disso, consegue gerar engajamento e compartilhamento espontâneos, aumentando a sua rede de conexões.

Para criar um conteúdo de qualidade, é importante que o profissional se atente nos seguintes tópicos:

  • SEO  Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas, em português), o SEO é um conjunto de técnicas para que o conteúdo publicado esteja otimizado e alcance melhores posições nos buscadores como a pesquisa orgânica do Google e o Google Ads. Contudo, é preciso entender as limitações do Google Adwords na advocacia. Desde o esqueleto do site em si, portanto, até os artigos publicados, todos deverão estar otimizados e personalizados para todas as plataformas (desktop, notebook, tv, smartphone).

Técnicas do marketing podem, então, ser aplicadas ao marketing jurídico. Para conseguir as melhores posições para os termos buscados na sua área e atuação, é necessário utilizar palavras-chave estratégicas em seus artigos e no próprio site/blog. Os títulos, urls e imagens precisam ser personalizados e descreverem o que você faz.

  • Público-alvo e persona: para toda estratégia, é importante ter definido quem irá receber a mensagem. Ou seja, quem é o público-alvo. Além disso, deve-se criar uma persona para o escritório de advocacia. Persona é uma espécie de personagem criado para definir quem é o público que o profissional deseja atingir. Para isso, são definidas todas as informações como idade, local, hábitos, gostos, anseios. Quanto mais completa for a persona, mais fácil será criar as estratégias e os conteúdos para alcançá-la.

2.3. Compreensão do público-alvo e da persona

Ao desenvolver o conteúdo dentro da estratégia de marketing jurídico, deve-se lembrar que este deve agregar valor aos potenciais clientes. Deve sanar uma dúvida ou curiosidade que eles possuem, resolver os seus problemas e oferecer soluções. Por isso, o advogado precisa se colocar no lugar do cliente:

  • o que ele procura?
  • como ele procura resolver esse problema?
  • qual conteúdo chamaria sua atenção e faria com que ele compartilhasse em sua rede?
  • o que faria com que ele contratasse e recomendasse os serviços?
  • com essas perguntas, fica mais fácil o processo de criação.

Demonstrar interesse pelo cliente antes, durante e após o atendimento é que faz o profissional se destacar dos demais.

Além do conteúdo em si, é muito importante focar no relacionamento. Diferente no que acontecia no mundo offline, o marketing digital é baseado em um diálogo contínuo, onde cliente e profissional conversam mutualmente. Por isso, é importante que o advogado mantenha uma relação próxima e empática com seus clientes. Mas também fazer com que eles sintam confiantes no trabalho que está sendo feito e com a pessoa que está realizando este trabalho.

Eles, com certeza, estarão com um grande problema a ser resolvido e bastante vulneráveis. A forma com que esse cliente obtém as respostas e a ajuda conta muito para que ele julgue o atendimento como satisfatório.

2.4. Como divulgar seu escritório de advocacia em sites e redes sociais para advogados

Além de criar um site para o seu escritório de advocacia e produzir conteúdos, é interessante produzir conteúdos também nas redes sociais para divulgar seu escritório de advocacia. Esses conteúdos, contudo, devem ser pensados para a rede a que se destinam. A linguagem de um Instagram para advogados, por exemplo, não será a mesma linguagem utilizada no LinkedIn.

Site para advogados

A forma mais típica do inbound marketing jurídico é, sem dúvidas, através dos sites para advogados. Contudo, é preciso estar atento às regras do Código de Ética da OAB. Afinal, condutas típicas do marketing são vedadas na advocacia. Algumas dicas são:

  • criar um site com conteúdo informativo;
  • produza conteúdos de qualidade; e
  • divulgue seu conteúdo também nas redes sociais.
Youtube na advocacia

O Youtube é uma das maiores redes sociais da atualidade e também pode ser utilizado nas estratégias de marketing jurídico. Muitos possíveis clientes buscam a plataforma como meio de compreensão da solução de seus problemas. E os advogados podem aproveitar essa oportunidade e usar, assim, o Youtube para prospectar clientes.

Linkedin para advogados

Lançado em 2003, o LinkedIn é um rede voltada ao compartilhamento de conteúdos entre profissionais. E cada vez mais é considerar uma ferramenta importante na prospecção de clientes e no marketing jurídico. Dado o seu formato, é um rede social mais profissional, em que as pessoas podem, inclusive fazer recomendações de um currículo. Uma vez que reúne tanto pessoas físicas quanto jurídicas e profissionais de diversas áreas, o LinkedIn para advogados pode servir ao propósito de conquistar clientes, mas também de fazer networking jurídico.

Instagram para advogados

O Instagram é uma plataforma para acessar conteúdos dinâmicos e não pesquisar problemas jurídicos. E dificilmente alguém seguirá um perfil de advogado pensando que enfrentará problemas no futuro. Por essa razão, pode ser menos nítida a sua utilidade dentro do marketing jurídico. No entanto, continua sendo uma ótima oportunidade de atração de clientes.

Isto se deve à capacidade do Instagram contribuir para o fortalecimento da marca. Quando um advogado cria um perfil, seja para si ou para o escritório de advocacia, isto impacta no reconhecimento do nome dentro do mercado. O profissional pode, então, apostar em conteúdos em vídeo, comentar assuntos relevantes, comentar notícias e novidades do mundo jurídico e traduzir esses conteúdos mesmo para quem não é da área jurídica.

Whatsapp na advocacia

Por fim, o whatsapp não é um rede social, mas também possui a sua função no marketing jurídico e na prospecção de clientes. Afinal, é uma importante ferramenta de comunicação com os clientes atuais ou eventuais. O whatsapp na advocacia pode ser utilizado, por exemplo, para divulgar os conteúdos informativos do seu site. Grupos de advogados, assim, podem servir não apenas para networking, mas também para a promoção do seu escritório de advocacia enquanto marca.

3. Content shock

Content Shock (Embate de conteúdo) é um termo que já vem sendo discutido há algum tempo, mas que virá com ainda mais força em 2019, principalmente no marketing jurídico. Resumidamente, trata-se do excesso de conteúdo sobre determinado assunto na internet. A produção, portanto, é maior do que a capacidade dos usuários de consumir o que é produzido.

Content Shock

Para combater esse problema, o Google vem cada dia mais desenvolvendo seus algoritmos para garantir que o usuário receba primeiramente sempre os conteúdos mais completos e relevantes. Empresas que produzem conteúdo desenfreadamente, sem focar no que de fato agrega, pensando apenas em desbancar os concorrentes começarão a ocupar os últimos lugares, fazendo com que os conteúdos realmente bons apareçam nas primeiras posições.

Logo a máxima de “priorizar a qualidade e não a quantidade” será muito mais forte de agora em diante. Claro que deve-se manter uma frequência de postagens. Mas essa deverá fazer o papel de manter a marca na cabeça do cliente, e não bombardeá-lo com informações inúteis.

4. Inteligência Artificial

A inteligência artificial está cada vez mais presente na rotina das empresas, seja para análise de dados ou para otimização de processos. Muitas empresas têm incorporado o conceito de lawtech para melhorar o seu dia-a-dia. E isto também pode contribuir para o marketing jurídico.

Algumas das soluções que ajudarão muito o profissional são:

  • métricas e Business Intelligence; e
  • bots.

4.1. Métricas e business intelligence

Toda e qualquer ação de marketing jurídico necessita ser analisada, e seus resultados precisam ser mensurados para chegar a conclusão se, de fato, fora uma ação positiva. Por isso, as soluções de Business Intelligence são essenciais para as tomadas de decisões futuras na empresa e onde é necessário melhorar – ou até mesmo, investir mais. Com essas análises, é possível prever qual o comportamento do potencial cliente, quais são os padrões de comportamento dele na internet e o que chama sua atenção.

É possível também relacionar um conteúdo personalizado para determinado perfil. Se a área de atuação é o direito familiar, e o advogado possuir clientes enfrentando o processo de divórcio, pode enviar alguns conteúdos sobre o assunto especialmente para eles. Para algum cliente enfrentando um processo de herança, o mesmo conteúdo não teria nenhuma relevância.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Adobe em 2015 apresentou que 80% dos usuários esperam que a sua experiência com a empresa que estão adquirindo um produto ou serviço seja personalizada para eles. Portanto, vale a pena investir tempo e esforços, no marketing jurídico e na relação com o cliente, para garantir que ele esteja satisfeito e sentindo-se especial.

4.1. Bots

Ter uma equipe 24h para atender o cliente demanda muito dinheiro. Por isso, outra alternativa cada vez mais em alta são os bots. Uma solução de inteligência artificial que faz com que o usuário sinta que está conversando com outro ser humano. Ele até entende que é um robô, mas, desde que este sane as suas dúvidas e resolva seu problema, ele estará satisfeito.

O profissional, assim, pode configurar seu chat para responder perguntas simples sobre seus serviços ou redirecionar para a pessoa responsável de maneira rápida. É uma ótima forma de agilizar o primeiro atendimento, e desafogar a rotina do advogado.

5. Captação de clientes com o marketing para advogados

O mercado de marketing digital para advogados segue em crescimento, e muitas estratégias novas vão surgindo para somar com aquelas que já existem. Em contrapartida, muitos ainda não fazem uso dessas de maneira correta. Logo, os profissionais que colocarem em prática estarão em vantagem e terão mais chances de obter sucesso. Utilize essas estratégias de marketing jurídico digital para alavancar seu negócio em 2019.

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